Papo sério: Marcas envolvidas com escravidão

18:35

   531170_365889413452095_1725412497_n_large

Olá! Bom, hoje trago para vocês uma coluna nova que trago para o blog o papo sério. Ainda não sei se irei escrever toda semana,ou de 15 em 15 dias ainda mais por conta do desafio do 30 days writting challenge, mas enfim,hoje trago um assunto que eu vi semana passada se eu não estou enganada e me deixou mais indignada do que nunca,pois o escândalo envolvia minha loja favorita! 
   Loja Zara no Shopping Cidade Jardim, São Paulo
Vamos dar primeiro uma visão ampla do problema: a maioria das pessoas que trabalham em regime escravo são bolivianos e paraguaios,e isso não é uma opinião é um dado, se eu não estou enganada chegou a passar esse domingo no fantástico uma reportagem sobre isso. Mas bom, o que a Zara tem a ver com isso? É muito fácil quando uma marca super famosa acaba sendo descoberta com isso e esquecemos das outras,mas enfim a Zara em julho de 2011 se viu envolvida nessa questão,foi encontrada uma oficina em São Paulo que havia bolivianos trabalhando ganhando pouquíssimo por isso, confeccionando roupas para essa marca.

 
Em agosto de 2010, a marca Collins foi multado,após ser encontrada também um oficina em que haviam trabalhadores escravos! A marca obviamente foi punida,não tenho nada contra a loja mas realmente é nada gratificante ver uma marca com um prestígio enorme envolvida em um escândalo que poderia ser evitado.

   
E agora o caso que me deixou pasma,chocada e até um pouco decepcionada com a loja,foi o caso da Emme essa semana,simplesmente essa é minha loja favorita,podem me julgar quem não gostar, e eu SEMPRE compro alguma coisa na loja,simplesmente adoro. Quando eu vi na televisão o nome da marca vinculado a um caso desses eu fiquei até um pouco assustada,jamais iria acreditar nisso. Pois bem, foi encontrada nesse caso também uma oficina com trabalhadores em regime escravo. Bom,mas nesse caso foi explicado que a loja havia contratado uma empresa terceirizada que era responsável pela produção, e que logo após a descoberta o contrato havia sido cancelado e sendo assim que a marca dessa vez não tinha nada a ver com a escravidão,no caso também era a vítima,chegaram até a publicar uma nota em seu site.

Bom,eu não estou aqui para julgar nenhuma marca, pois não é de meu conhecimento,mas estou supondo também que as demais marcas sofreram com o mesmo tipo de erro, no caso contratar uma empresa terceirizada para ficar responsável pela produção. Não vou deixar de comprar na loja,muito menos de gostar,principalmente que com as explicações eu fui convencida da inocência da marca. A minha única opinião a respeito é que uma coisa que eu aprendi fazendo meu técnico em moda, que para muitos não vai ser novidade é que moda é coisa séria! A indústria que move tudo isso é enorme, por mais que pareça besteira é a pura verdade, nós consumidores só aprovamos aquilo que nos convém e muitas vezes acabamos vendo coisas desagradáveis daquilo que tanto gostamos. Bom, nesse caso não tem outra alternativa a não ser investigar, gente a internet está completamente à nosso favor, podemos apurar o caso e tirar nossas próprias conclusões. Em minha opinião, eu só espero que não veja mais as minhas marcas favoritas envolvidas nesse tipo de escândalo, ou que possa ao menos assim como a emme se explicar.

Bom, e vocês? Alguma das marcas preferidas de vocês já se envolveram em escândalo? Qual a opinião de vocês? Me contem tudo!

Por hoje é só,
Beijos,
Carla Wolf

You Might Also Like

51 comentários

  1. Eles deveriam fiscalizar essas empresas terceirizadas e não simplesmente dizer que a culpa não era delas ou que não sabiam. Simplesmente jogam a culpa em outras pessoas, como se fossem inocentes. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa não sabia disso, sei lá parece coisa de cinema casos de escravidão em pleno século XXI, por isso quase não há fiscalização por acharem que isso não existem
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar sobre esse assunto, é um fato muito chato que nos dias de hoje, infelizmente ainda acontecem...


    www.escravasdamoda.com

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com a Adriana, e creio que precisamos saber e entender o que há por trás das lojas, afinal somos os consumidores.

    minhaladainha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, não sabia...pior que é uma coisa que deve acontecer em várias e várias empresas, mas não ficamos sabendo e nem conseguem controlar isso...
    Muito bom esse post!

    http://pretapretinhablog.blogspot.com.br/

    Beeijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que tesnso, que feio... por isso que não gosto de lojas, não acho o trabalho fácil.

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Fiquei chocada, não sabia que essas marcas faziam isso! É realmente horrivel essa história

    Beijos
    http://heyealaysa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Poxa legal levantar esse debate no blog, ja tinha ouvido falar alguns boatos da zara, das demais eu não conhecia, acredito que se cada uma evitasse comprar em lojas que tem essa fama já estariamos fazendo a nossa parte !
    Adorei seu blog linda !! ta muito bonito mesmo seu cantinho !!

    Se puder visitar o meu eu ficaria muito grata =)
    www.blablablacarol.com

    Fanpage tb ^^
    http://www.facebook.com/pages/Bla-Bla-Bla-Carol/452672261476723

    Beijos Carol =D

    ResponderExcluir
  9. Fiquei sabendo por esses dias sobre isso, e fiquei chocada com isso. Achei ridiculo né.
    Beijinhos.

    Itgirlsiempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Aqui na minha cidade não tem Emme, nunca comprei nada da marca, mas fiquei horrorizada. Essa desculpinha de que terceirizam, não cola. Eles tem que saber de onde vem o produto e ter detalhes, né? Não dá pra arriscar o nome da empresa assim, sem verificar antes.
    A Zara eu já sabia, infelizmente, amo a marca. Mas nunca comprei nada lá, só tenho um casaquinho que minha mãe comprou há anos, hehe.

    Adorei o post, é importantíssimo abrirmos essa discussão.

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  11. ótimo post flor!
    Tb não sei se é verdade, mas como isso tudo veio a tona, acho que vai e está se resolvendo! Assim espero!

    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Ah e sempre que atualizar seu blog me avise!

    Beeeijooos e ótima quarta!

    www.blogdareh.com.br

    www.youtube.com/user/blogdareh/featured

    ResponderExcluir
  12. Putz, tambem fiquei muito surpresa e chateada com a Eme, da Zara ja tinha ouvido falar :(
    Dizem que a Nike é assim tambem.
    boa semana
    ;*

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente nunca tinha ouvido falar desse caso da Zara mas fiquei bastante desiludida e indignada,por ainda existir escravidão em pleno sec.XXI é triste.Mas isso de contratem empresas para fazer a produção,vem ser fiscalizadas pois eu até posso dizer que não sei nada quando no final sei da situação,é apenas a minha opinião.
    Concordo contigo,o pouco tempo que estou a usar os produtos da clean and clear estão a fazer milagres ahah
    http://thelittlefashionistafx.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  14. Nossa, isso é um absurdo. Além do mais relacionado á moda, é inacreditável!
    Bjocas! Fique com Deus!
    http://bobagemdagente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. carambaaaa to passada com isso... um absurdoooo
    bju

    http://aieuvivantagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente as pessoas fazem tudo para ganhar dinheiro
    Por isso que eu spi contra essa bajulação toda em relação a coisas de marca
    POis no fundo acaba se encontrando isso
    E também é culpa das pessoas que exaltam esses produtos

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. OMG! Eu não sabia disso e provavelmente muita gente não sabe também. Ótimo post, parabéns! Um beijão e até mais.

    www.queridaga.com

    ResponderExcluir
  18. Isso é uma realidade! A nike, por exemplo, produz tudo na china e sabemos que na china as pessoas vivem trabalhando, há casos diários de suícidios por lá , pq as pessoas chegam a dormir no trabalho, e nós usamos essas marcas e várias outras como se apoiassemos isso!

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  19. Fiquei chateada quando soube da Zara. Já comprei peças ótimas lá nas promoções.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  20. Adoro a Zara, Collins e Emme, e quando a escravidão, eu não acredito nesse termo. Eles usam "escravidão" porque trabalham muito e ganham pouco. Mas ninguém tá obrigado eles a trabalharem lá para ganhar o que eles ganham. Posso estar errada, é um pensamento muito frio, mas eu acho que acha que tá trabalhando demais e recebendo pouco, procura outro emprego. E se as roupas confeccionadas por eles são de ótima qualidade (como realmente são, as peças das lojas) é só eles exisgerem um salário maior que eles vão pagar, não vão querer perder funcionários extremamente qualificados. Quem tem conhecimento, tem poder.

    Beijos, Clara do www.nemsanta.com

    ResponderExcluir
  21. O assunto é muito sério mesmo, espero que com a divulgação, todas as lojas acusadas resolvam essa situação e deem condições adequadas para os trabalhadores.
    Beijos flor :*
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  22. Meu deus que coisa bizarra! logo a Zara, uma loga tão grnde né!

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Gente que coisa chata né! Nunca imaginei isso da Zara :/

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Não vejo Fantástico e nem estava sabendo da denúncia...é coisa séria e infelizmente existe por todo o mundo. Espero que o problema seja resolvido, coisa que dificilmente será...só nos resta escutar os pronunciamentos das empresas, né?
    Beijocas!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  25. É muito triste ver uma situação como essa em uma sociedade que se diz tão moderna:(

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Poxa, que triste! São lojas tão legais, mas tinha que haver uma fiscalização melhor!
    xoxo
    Universo Vanguarda

    ResponderExcluir
  27. Eu não sou muito de marca preferida e coisa e tal... além disso nunca ouvi nada a respeito...
    Mas se soubesse eu boicotaria e faria com que as pessoas ao meu redor fizessem o mesmo...
    Eu não uso uma série de marcas como por exemplo nestlé, bic, natura e assim lá vai porque eles usam ANIMAIS sim, animais vivos (macaquinho, cachorrinho, gatinho, coelhinho), sem anestesia nem dó nem piedade para fazer testes! então sim eu os boicoto!!!

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  28. Que tenso isso né? :/ O pior é que a desinformada aqui não tava sabendo de nada kk Adorei o post, é bom alertar sobre essas coisas!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  29. Muito tenso isso, aqui onde eu moro não tem a Zara, todo mundo fala muito bem dela, mas nem sabia que ela já foi envolvida com esse CRIME eu acho ridículo lojas que fazem isso, tem dinheiro, mas querem economizar a qualquer preço e diferente de você se eu visse uma loja que eu gostasse fazendo esse tipo de coisa. eu não compraria mas nada nela, porque assim eu também vou está ajudando nesse crime, pois saberei o que eles fazem.
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. oi Carla
    eu vi na globo news as reportagens sobre isso e é muito chato que as empresas estejam passando por essa situação :(
    estilorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Ah eu vi a matéria e tb essa terça vi no Profissão Repórter sobre a Luigi Bertolli e a Emme. Infelizmente se viu o número de indústria espalhadas só em Sp?! Umas 5 mil que trabalham assim :(
    Beijos,

    lolaporlola.blogspot.com

    @stephanieparizi

    Ps: não deixem de participar do sorteio Victoria´s Secret que está no ar. Serão duas sortudas!!

    ResponderExcluir
  32. Como ainda pode haver gente desse nível em pleno ano 2013? Grandes marcas deveriam tratar seus trabalhadores como grandes aliados e não escravos. Chocada e indignada.

    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/
    Beijos da Cáh

    ResponderExcluir
  33. Acho que deveria ter uma fiscalização encima das terceirizadas pra que não ocorresse mais essas coisas, eu ainda não tinha ouvido falar no assunto, é algo muito sério mesmo, mas tomara que agora não apareça outros casos né?
    Beijos e um ótimo final de semana ;)

    osdetalhesdeumavida.blogspot.com
    http://www.facebook.com/osdetalhesdeumavida

    ResponderExcluir
  34. Não sabia disso, é revoltante.
    Adorei a nova tag.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Olá lindah adorei seu blog,
    estou seguindo,convido vc a está conhecendo o meu ,se gostar é só seguir..

    queziamakeup.blogspot.com.br

    Bejokasss :)

    ResponderExcluir
  36. Gostei muito desse tipo de post. Me surpreendeu a Zara envolvida neste caso :(

    Att Fernanda,
    fernandamacenablog.blogspot.com

    Interessa em paletas de sombras?
    Você então não pode perder a promoção da Savanne Store.
    As paletas estão com preços lá embaixo e o frete é grátis e você ainda poderá usar o cupom CHARMEDEMENINA para ganhar 5% de descontos no ato da sua compra. Incrível né?
    Aqui está o link da página da lojinha caso queria conhecer:
    savannestore.loja2.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Nossa ainda não sabia de nenhum desses casos e fiquei boba. Nunca imaginava que eles poderiam fazer isso :/
    Beijos
    http://blog-puro-glamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Já dei isso em Geografia, tipo, esse povo não tem o que fazer. O problema é que ocorre no mundo inteiro velho, dá raiva. E imagina aí uma marca dessas famosas sujar o nome? :x


    pinkpimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Acho isso um assunto e tanto. Já conhecia o caso da Zara, mas o que me chocou foi que essa marca tem alguns produtos mais caros, então eles logicamente ganham mais. Ganhando mais, eles tem mais dinheiro para contratar funcionários para a confecção então nada disso é necessário. E isso eu quero dizer por todas as marcas. Me lembra a aula de História, sobre as condições da Revolução Industrial. Pelo visto, algumas empresas estão voltando no tempo, porque né...

    http://meninamoderna-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Isso é um absurdo, acho que as empresas não deveriam só ser multadas, mas suspensas, ou algo do tipo!!
    Ganham milhões e ainda não querem oferecer os direitos do trabalhador!

    http://4demarco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Não costumo acompanhar noticias assim, nem conhecia a Emme nem a outra, só a Zara que eu conhecia de nome. Mas o trabalho escravo para confecção de roupas não é novidade, infelizmente D:
    O que deixa pior é o envolvimento dessas grandes marcas e empresas.

    Att, Line
    putmerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Até hoje não acredito que a Zara foi capaz de fazer isso. Ela e todas as outras marcas que estão nesse post, têm muito dinheiro e conhecimento público, poderiam muito bem contratar pessoas legalmente. Infelizmente, não querem;

    Beijo,
    http://paraisodemenina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  43. Já ouvi falar da situação da Zara. Nossa, eles deviam fiscalizar mais essas lojas, tem muita gente trabalhando em condições desumanas!
    ótimo post, serviu de alerta!


    TRASH ROCK

    ResponderExcluir
  44. Também adoro a Emme, uma pena haver esse tipo de coisa no meio da Moda. É muito triste uma empresa querer ganhar dinheiro as custas de um povo cheio de sonhos que vivem como animais para sobreviver.


    Tecido_Doce

    ResponderExcluir
  45. Nossa, que coisa hem :/
    As marcas deviam ter mais consciência e reflexão sobre isso

    Beijos
    @diariodelooks

    ResponderExcluir
  46. Oii
    Muita revoltada com os valores que os
    seres humanos tem dado uns para os outros.
    bjs
    http://cosmeticosbelezasaude.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. É revoltante isso e um caso tão antigo.. tudo continua igual, realmente triste!

    Beijinhos, Lari do http://bylarissamocellin.blogspot.com.br/ <3

    ResponderExcluir
  48. Eu não tenho marcas preferidas, mas isso é inaceitável, que bom que estão desmascarando!

    Mil beijinhos,
    Angélica Azambuja

    Tumba Cerrada

    ResponderExcluir
  49. Como estudante de moda esse é um fato que realmente me choca muito.

    ResponderExcluir

-Nada de ofensas.
-Criticas e sugestões são sempre bem vindas.
-Deixe o endereço de seu blog para que eu possa retribuir.

Acompanhe no Instagram!