Papo sério: O porquê não sou a favor do "vagão rosa"

12:33

Olá! Hoje vou falar sobre um assunto que para mim é realmente importante, trata-se da existência dos "vagões rosa" ou "vagão para mulheres", que nada mais é do que todo metrô ter um vagão exclusivo para mulheres em horário de pico.


Aprovada em 3 de julho pelos deputados estaduais de São Paulo, a medida que obriga as empresas de metrô a cederem que um vagão seja exclusivo para o uso feminino, ainda não é lei e espera a aprovação do então governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Essa questão tem como intuito "proteger" as mulheres dos homens chamados de "encoxadores" que tanto as atormentam durante o trajeto de metrô e tornar assim mais "fácil" para as mulheres usarem o transporte público.

A medida já foi aprovada e implantada em diversos lugares como: Japão, Egito, Índia, Irã e muitos outros países, e já é usada há 7 anos no estado do Rio de Janeiro. Como é perceptível observar, as aprovações ocorreram em países de cultura machista, e isto não é por acaso, vamos pensar: o que é mais fácil, reeducar uma sociedade que vê a mulher como objeto ou apenas continuar colocando as mulheres em "redomas de vidro" e as amedrontando como se os homens não fossem capaz de segurar seus instintos ou melhor, como se elas tivessem o total poder de evitar isso?

Essa é uma questão que divide diversas opiniões, há usuárias que consideram que seja uma medida preventiva boa e que isso evitará que elas sejam abusadas durante o trajeto. Quem mora em SP deve saber que não é apenas os vagões que são cheios, há fila para entrar em estação, para subir em escadas do metrô e trem e os encoxamentos ocorrem nesses lugares também, e quem estará lá para nos proteger? Ou nos acompanhar no meio da noite, em nossa volta para casa? Sempre teremos que sentir medo? Acredito que não.

E vamos pensar em uma cidade imensa como São Paulo em que o número de mulheres ,que segundo algumas pesquisas atuais, ultrapassa o número de homens que utilizam do transporte, fica meio óbvio que não cabem todas em um vagão e que provavelmente será necessário esperar vários metrôs até que se consiga entrar em algum. Isso sem contar o fato de estarem culpando descaradamente as mulheres pelo fato de serem assediadas, pois ao você isolar a vítima e deixar o restante livre, isso prova muitas coisas.

Sei que muitos acham realmente correto o que estão fazendo, e não as julgo, mas como usuária do metrô sei que tal medida não irá impedir que os homens façam o que façam e que será apenas algo superficial, em que se arruma uma questão lá na frente sem se preocupar com suas raízes e assim proporcionará ainda mais mal estar em quem utiliza do transporte público. Mulheres não são a causa do estupro, nem do assédio, são vítimas, esse vagão apenas ilude ainda mais visto que em pesquisas nos outros países que fazem uso desse vagão o número de assédios não diminuiu de forma significativa e portanto seu efeito não atingiu o que era esperado.

Isso não é mais um discurso de um feminista que não sabe o que fala, mas se pararmos para pensar vamos ver o quanto essa atitude é machista, isto sem contar os outros fatores que também são importantes, como onde os transsexuais iriam ficar, ou como as mulheres homossexuais se sentem em relação à isso que também é algo realmente importante. Enfim, esta opinião é minha, e muitos podem discordar, mas realmente acredito que os efeitos negativos sob essa medida são maiores que os positivos. Se vocês gostaram da assunto e querem ler mais ou entender basta clicar aqui e aqui.

E vocês o que acham da medida? Concordam? Não? Me contem tudo!

Beijos,
Carla Wolf  


You Might Also Like

27 comentários

  1. Eu concordo com você. Aqui na minha cidade não tem metro, mas a gente sofre nos ônibus também. Deveriam reeducar essa nossa população machista e preconceituosa, mas, como você mesma disse, é mais fácil isolar a "minoria".

    Beijos.
    destemidagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com você, essa é só mais uma forma de mascarar a situação, mas deviamos realmente ter essa reeducação!


    Novo post, vem conferir?! http://blogvintageworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. acho um horror... mas nao é o unico lugar que vi iso.. no Mexico alem de vagoes existem onibus assim especiais
    triste!


    http://www.tastemycloset.com/

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma questão bem polemica , mas o "vagão rosa" não vai resulver os problemas não , infelizmente =/
    Aquarela Pink
    Instagram : @Aquarelapink

    ResponderExcluir
  5. Legal você ter esclarecido nesse post, super concordo.
    Beijos
    http://isabellalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Também sou contra, Carla. Na verdade, totalmente contra. Isso só vai "disfarçar" o problema, pois os encoxadores continuarão livres e as mulheres ainda submetidas a esse tipo de violência. Concordo plenamente com seu post!
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Acho que criar um vagão exclusivo para nós vai diminuir os abusos no vagão de trem, mas e quanto os casos que ocorrem fora? É uma questão complicada que deve ser debatida com mais frequência, visto que nós não podemos mais correr esses riscos. Concordo muito com teu post!
    Beijos
    needfulglam.blogspot.com
    www.facebook.com/needfulglam

    ResponderExcluir
  8. Eu não sei o que pensar, porque aqui em Floripa nem tem metrô e não daria pra pensar em algo parecido com ônibus. Mas, achei o seu ponto de vista BEM interessante. Não adianta só colocar a mulher como frágil e ficar tomando medidas assim, a sociedade precisa de educação e de uma visão menos machista do mundo.
    Sabe a série Orange is the New Black? Eu acho que eles colocam o machismo de uma maneira muito nítida na nossa sociedade, em situações que parecem incrivelmente normais...


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  9. Se houvesse educação não seria necessário vagões especiais, eles tem é que criar mas leis para punir esses encoxadores.

    Tenha Uma Ótima Semana!
    Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
  10. Eu acredito que se os homens fossem "educados" e não tentassem se aproveitar das mulheres nessa hora, na hora do aperto, não teria necessidade desses vagões. Mas infelizmente todos os dias há relatos de mulheres que passaram por alguma situação constrangedora desse tipo e se sentem mais seguras vigiando em vagões exclusivos.
    Beijos, Té
    www.bloglola.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu concordo, o ideal não seria isso, sim ir na raíz do problema e conscientizar os homens, educar a sociedade como um todo. Mas este é o Brasil , nunca ir na raiz do problema e ficar remediando de maneiras mais baratas e visíveis rapidamente... pra ganharem mais votos.

    http://www.virtualparadisee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. ;)

    Também não sou a favor. Respeito tem que existir em qualquer vagão.

    Ótima terça, Carla!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  13. Teriam que separar um metro só para mulheres né.
    Infelizmente, o que temos são medidas paliativas
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Realmente é um caso muito polemico, e não é algo que vai mudar muita coisa, pois infelizmente ta faltando né.
    Beijos
    http://nomundodajale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu concordo com você, só arrumaram um jeito de mascarar mais uma situação horrível como essa.

    http://diariodeumajujubaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não acho que isso vai mudar muitas coisas, a quantidade de vagões não serão suficientes e as mulheres vão procurar o meio mais rápido, simples! Acho que tem tantas coisas pra se verem e analizadas. Óbvio que não apoio o aproveitamento dos homens nesse caso!

    http://wwwgertiegirlcom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Concordo totalmente com vc! E penso que, se o cara for um psicopata, maníaco, tarado, daqueles tipos que ficam obcecados pelo que não podem ter (que é o que acontece com os estupradores) ele vai ficar ainda mais instigado, pelo fato de ter sido colocado uma dificuldade ali. O que tem que ser feito é uma reeducação social mesmo, apesar de eu achar que esse mundo já não tem mais jeito, mas enfim é isso.
    Adorei o post!

    www.mundobytatileal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Não vejo mal no vagão! Porém concordo que ele não irá resolver o problema. Pois é!

    ResponderExcluir
  19. Também não vejo mal, mas concordo que nao resolverá nada, pois isso acontece em tantos locais e não só no metrô né

    claudiniz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oiii Lindona, moro em SP e enfreto os metrôs lotados da vida todo santo dia e nos piores horários possíveis!
    Também não acho que isso vá resolver alguma coisa, as coisas deveriam começar pela educação e bom senso... Massss.... Vamos ver no que vai dar né?!
    Um beijão ♥

    www.garotaurbana.com.br

    ResponderExcluir
  21. Já andei lendo sobre o assunto e como não vivencio a situação, não posso falar com conhecimento de causa, mas acho ridículo que tenhamos que tomar atitudes como estas por um motivo que seria resolvido com o mínimo de educação.
    É uma pena precisarmos de medidas tão drásticas. Veremos no que dá.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  22. Então, por um lado também não sou a favor, mas se infelizmente é necessário... que a medida seja mantida. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Eu sou a favor, mas só se isso funcionar porque já vi uns que era exclusivo para mulher e homem entrava para aproveitar e ir sentado.. Enfim um sistema que funcione faz sentido. E quanto colocar as mulheres numa redoma é necessário porque o tempo passa e a cabeça das pessoas não evolui e isso é uma medida de segurança.
    beijos!

    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  24. Acho que a reeducação deve existir sim mas a prevenção antes disso pode livrar muitas mulheres dessa situação. Eu sou super a favor do vagão, até porque não deixa de ser uma forma de proteção.

    Beijoos, Ana Carolina
    Simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  25. Great photo and blog!

    My last post on
    www.ilblogdelmarchese.com

    ResponderExcluir
  26. A ideia não é ruim, só que não funciona muito bem, pelo menos não aqui no Rio... no trem os homens entram neste vagão até nos horários exclusivos das mulheres e no metrô, apesar de ser mais rigoroso, vez ou outra há deslizes também, mas uma reeducação masculina se faz necessário urgente. beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Acho que a problemática do vagão exclusivo, vai além disso de culpar a vítima e não reeducar o agressor. É de segregacionista (like apartheid, e não digam que não, porque é), já ouvi casos de que apenas mulheres CIS/héteros podem entrar nos vagões. A ponto de uma menina lésbica ter sido OBRIGADA a sair dali.
    É no mínimo, ridículo essa ideia de vagão.

    ResponderExcluir

-Nada de ofensas.
-Criticas e sugestões são sempre bem vindas.
-Deixe o endereço de seu blog para que eu possa retribuir.

Acompanhe no Instagram!