Papo sério: Moda também é política

14:19




Olá! Nossa depois de muito tempo sem postar, estou de volta. Confesso não foi por correria nem nada, foi apenas por cansaço e querer aproveitar meus dias de folga de outra maneira. Mas, para compensar trago hoje mais um #paposério, dessa vez falando do meu assunto favorito: moda

"Eu quero fazer jornalismo para trabalhar com moda" Essa é uma frase normal para muitas garotas e até eu já cheguei a falar. Eu ainda não mudei de opinião e considero que seja o assunto que mais me defina. Pois bem, como disse isso é normal quando se tem uma paixão, só não se pode esquecer que a moda não é só glamour ou aprender a costurar. Por trás de cada moda, de cada tecido na década de 50 e escolha de comprimento das roupas, está por trás influências econômicas e políticas.

Carla, como assim? É simples, as mulheres não deixaram de mandar fazer roupa após a Primeira Guerra Mundial por simplesmente achar que os tecidos deveriam ser reaproveitados. Isso ocorreu em meio a um racionamento de tecidos e aviamentos, que como consequência da Guerra estavam caros e havia lugares que não permitiam a entrada (como dica vale a pena ler 100 anos de moda e O tempo entre costuras).



Na questão política a moda está inserida em muitas polêmicas: na questão da magreza dos modelos, na trabalho escravo e principalmente na censura da mulher ao vestir. Considerada um assunto fútil, falar que gosta de moda ou que lê revistas e livros a respeito é um tabu para muitas ou é considerado fácil. É por isso que vemos tantas revistas de moda em que não nos espelhamos: sempre uma mulher magra, produtos caros demais ou algo que foi muito decodificado e mesmo assim continuamos sem entender.

É muito fácil dar uma goolgada básica na internet e pesquisar "a origem do tule", mas não se preocupar com o contexto no qual está inserido. Ou falar "não me interessa saber nada sobre guerras, afinal eu gosto é de moda". Equívocos existem, mas faz parte do ser humano mudar de opinião e melhorar. Moda não é fútil, estudar moda não é fútil, quem faz esses pensamentos perdurarem até hoje são aqueles que acreditam que mulheres em um sobrepeso devem apenas usar preto e que celulite e estria é abominável.

Falar de moda envolve comportamento, economia, história e política. Gostar de moda acima de tudo é gostar de ler, aprender sobre as influências políticas positivas e negativas e não julgar antes de conhecer. E acima de tudo: um estudo socioeconômico é válido, porque nem toda mulher lê vogue (lembrando:revistas assim não representam a mulher em si) e o assunto moda só é encontrada em jornais baratos e revistas. Estudar o contexto da moda e seus derivados vale a pena, e não digo olhar na Wikipedia, há vários livros e sites especializados nisso, gostar de ler é fundamental para quem gosta desse assunto.

Tudo isso foi apenas para dizer que moda não é de todo ruim e que também as revistas não dizem tudo. Há polêmicas e comportamentos que devem ser analisados e estudados de maneira coerente. E principalmente: economia e política são assuntos sim ligados à moda. 

E o que vocês acham desse assunto?

You Might Also Like

26 comentários

  1. Concordo com o que tu colocou no texto.
    Infelizmente muitas pessoas ainda tem um grande preconceito com o assunto moda e com pessoas que estudam/trabalham/gostam disso. Eu, como estudante, já recebi muitas perguntas como "na faculdade vocês aprendem a desenhar? a costurar? etc" e não fazem nem ideia do quão amplo é o conceito de moda.

    Se tu se interessa pelo assunto e ainda não leu O império do efêmero do Lipovetsky eu super indico, porque tu vai gostar das reflexões que ele faz sobre moda.

    Beijos,
    http://rockmyshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. adorei o post! a moda reflete uma época de diversas maneiras, social e economicamente tbm ;)

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. bem interessante o seu post amiga fala de todas as épocas da moda
    beijos
    www.estilopropriobysir.com

    ResponderExcluir
  4. Acho bem legais posts mais informativos e você arrasou falando de moda numa visão que nem percebemos muito.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É um assunto complexo mesmo, mas acho que quem fala mal de moda é porque não conhece as origens e etc. Não leio muito sobre moda, não acompanho, não uso as coisas só porque está na moda e etc. Mas concordo com você que ela é importante. :)

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você. Muito válido levantar essa questão.
    Abraço.

    Julia | frescurinha.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei, confesso que não sabia de algumas informações!!
    Já tem post novinho esperando por você!!
    Curta a nossa página no Facebook, é só clicar: https://www.facebook.com/blogrolamuito
    Muitos beijinhos..

    ♥ www.rolamuito.com

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o que você disse.
    Existem muitas questões sobre esse assunto que as pessoas nem tem ideia.

    Participe do Concurso Cultural que está rolando no Blog e concorra a um Esfoliante Facial Onface da Biozenthi:
    http://paginasempreto.blogspot.com.br/2014/08/concurso-cultural-em-parceria-com.html

    Páginas em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Achei bem interessante, dá vontade de ler esse livro!
    Eu não tenho, mas já tive curiosidade, adoro saber sobre moda e a história dela.
    Beijos!

    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carla !
    A moda tem relação com política e economia sim, servem de influência para as tendências que aparecem.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  11. Eu sou louca pra ler 100 anos de moda. Tudo tem algo por trás né? Mesmo com toda essa variedade que temos hoje e as tendencias que existem, sempre vieram de algum lugar!

    Beijoos, Ana Carolina
    Simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  12. Que bloog lindo ♥ Gostei

    pequena-priincesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post!
    E concordo com tudo que falou!
    É engraçado ver como a moda evoluiu né?

    Bjs
    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do seu post, até hoje, infelizmente existem muitos preconceitos perante a moda, acho que é algo fútil e que não está interligado em nada, mas não é assim, é só ler, se aprofundar no assunto e vê que a Moda não é só essas coisas que a maioria das pessoas pensam.

    Beijoss
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  15. Confesso que o seu titulo me atraiu até esse post, "E acima de tudo: um estudo socioeconômico é válido, porque nem toda mulher lê vogue..." Parabéns adorei.
    http://bananaemel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Concordo com Driih!
    "E acima de tudo: um estudo socioeconômico é válido, porque nem toda mulher lê vogue..."
    Acho que a política esta na moda e talvez não o contrário.... será?

    Beijos.

    www.sabrinadalmolin.com

    ResponderExcluir
  17. Muita gente torce nariz pra moda e fala que não se interessa, mas na sociedade em que vivemos é IMPOSSÍVEL! Ela está enlaçada com tudo que vemos, vivemos e somos, meus caros. A moda está sim envolvida com muitas polêmicas e precisa ser discutida, não ignorada. Moda tá MUITO envolvida com jornalismo investigativo (só pra citar um exemplo que você mesma disse: a questão do trabalho escravo), economia, história, política e tudo que nos cerca. EU AMO DEMAIS esse assunto e também queria muito trabalhar como jornalista de moda, tomara que sejamos companheiras de profissão \o/


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  18. O seu post é bacana para mostrar como a moda não se resume só a looks, desenhos, fotos e desfiles. Existe sim política e principalmente economia girando alto por trás dessa palavra.
    Eu tô querendo ler essa livro 100 anos de moda :D
    Beijos, Té
    www.bloglola.com.br

    ResponderExcluir
  19. engraçado que quando as pessoas descobrem que você curte moda, eles associam logo a coisas fúteis sabe... Acho legal levantar essa questão. A moda já serviu para muitos movimentos sociais e forma de expressão. Não é apenas roupas caras e desfilies. Moda tambem é uma expressão popular...

    baladecaramelo.com.br

    ResponderExcluir
  20. Acho suuuper válido abordar esse assunto. As pessoas esquecem que todo e qualquer tipo de expressão é importante e diz muito sobre o contexto em que está inserido!

    Um beijo
    www.ficaprocafe.com

    ResponderExcluir
  21. Não sou muito fã de moda, gosto de usar o que eu acho bonito, não ligo mtt pra isso, haha

    http://www.jessicarodrigues.com.br/

    beijos

    ResponderExcluir
  22. Adorei,principalmente porque muita gente pensa que só porque veste um vestido bonito significa que vocês é desprovida de inteligencia.Muitas pessoas acham graça da moda e não se tocam na seriedade do assunto
    www.heyrunway.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Falou e disse! Pra mim moda está inserida no meu dia-a-dia, no meu jeito de ser, não só em um modo de agir, e é uma aprte do que eu sou, não uma tendência ou outra que eu sigo.
    Então eu afirmo com todas as letras, moda não futilidade, e por mais que eu ame moda (quero entrar pra faculdade de Moda ano que vem), não quer dizer que eu seja uma pessoa sem conteúdo, sem outros interesses...

    Beijos
    http://perigosasgarotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Ótimo texto! Mas acho que "moda" é um assunto muito amplo. É difícil alguém que goste de tudo relacionado a moda. Tem gente que gosta mais de tendência, gente que gosta só da parte de beleza... Então, acho "normal" que essas pessoas demonstrem desinteresse pela parte histórica da coisa. E, nem por isso, ela obrigatoriamente engula o "padrão" imposto pelas Vogues da vida.
    Já tinha ouvido falar sobre o livro 100 anos de moda e ainda não comprei por falta de $tempo$. Mas ainda não conhecia esse outro livro "O tempo entre costuras".
    Uma Questão de Estilo

    ResponderExcluir
  25. Eu sou uma pessoa extremamente curiosa. Nunca fui muito fã de desfiles e coisas do tipo, mas realmente gosto de moda, mais pela história envolvida do que pelo "glamur" oferecido pelas passarelas e grandes marcas. Comecei a me interessar em uma época que fiquei fissurada pela segunda grande guerra. Acho que vale muito a pena saber mais sobre um assunto que influencia e sempre influenciará as pessoas de uma sociedade.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir

-Nada de ofensas.
-Criticas e sugestões são sempre bem vindas.
-Deixe o endereço de seu blog para que eu possa retribuir.

Acompanhe no Instagram!