Papo sério [Literário]: Porque eu não sou fã de John Green

15:45

Esse post contém alguns spoilers sobre os livros de John Green, caso não tenha lido nenhum, não siga adiante!

Imagem: Etsy


Seria realmente Culpa das estrelas o John Green fazer tanto sucesso? Foi seu talento reconhecido mundialmente  que o transformou em um ídolo teen procurado por todos. A verdade é que eu não senti isso, me disseram: “É uma leitura fácil e cativante”. Mas a verdade é que pra mim não foi cativante, apenas foi fácil.

Sem delongas os personagens são criados de acordo com aquilo que já é esperado: um rapaz ou moça que se apaixona tudo corre bem e o inesperado acontece. AI CARLA, NÃO É ASSIM. É assim sim, dois livros que li (se você ainda não leu nada dele, pare por aqui ok?) sendo A culpa é das estrelas e Quem é você, Alasca? não me surpreenderam em nada. Em ACEDE a menina está morrendo e se apaixona por um cara, esse cara faz tudo que ela quer, ela responde seus pais e o inesperado ocorre, ela continua viva e ele morre. No outro o cara quer se encontrar (eu gostei dessa história, mas não me surpreendeu) na vida, se muda pra um internato, é excluído e faz amigos, se apaixona e o inesperado ocorre: a menina morre. O Cidades de Papel eu não li, assisti nos cinemas gostei muito, mas eu já sabia o final. Como? Sempre aquilo que não é previsto ocorre.

Se eu for parar pra pensar não são histórias ruins, afinal: no fim tudo vai acabar bem, mesmo que de uma maneira inesperada. Seu jeito de escrever é fluído, mas fácil demais de se imaginar, deixa a desejar em detalhes que seriam importantes e seus personagens parecem não ligar muito para os pais. 

Os amantes de John Green que me perdoem, mas é assim que eu vejo. Acho todas s histórias sensacionais, caso não fossem SEMPRE a mesma coisa, entende? É muito fácil achar o nicho ideal e trabalhar em cima dele, mas quando me disseram que ACEDE seria incrível, juro que pensei que ela ia dar o pé na bunda dele, ficar com pais e mesmo em estado terminal ajudar as outras crianças ou invés de ser egoísta e não que fosse fechar a porta na cara deles e dizer “sei que querem ficar comigo, mas vocês estão vivos e ele está morrendo” (foi algo assim) e simplesmente ir embora deixando um sentimento angustiante neles e nunca pedindo desculpas.(entendo o lado dela, mas eu nunca responderia meus pais daquele jeito!)

O que eu quero dizer é que eu não sou fã, pois desde o primeiro em que abri um livro dele, eu fiquei com uma placa de “Me surpreenda” e não foi o que aconteceu. John Green, escreva uma história com personagens que vivam por si e que tenha um final tão bom quanto em Cidades de Papel (pelo menos o final foi muito bom!) e que os personagens não sejam revoltados e sim amáveis. Amo histórias infanto-juvenis e seria muito bom ler algo que me agradasse.


Peço desculpas novamente aos fãs, essa é apenas minha opinião: suas histórias são fracas. Desejo ler algo intenso e verdadeiro.

You Might Also Like

33 comentários

  1. Ai, eu te entendo!
    Eu li A culpa é das estrelas, Quem é voce Alaska, Cidade de Papel e Theorema Katherine (comprei numa promo, todos juntos). Mas não me surpreendi com nada, só achei uma leitura fácil, fluida, mas sem grandes coisas... Sabe? Vejo as pessoas enlouquecidas pelas histórias e morrendo de chorar, eu só acho normal, hahahahahaha. Enfim, gostos, né? De todos esses, o da Alaska e da Katherine foram os que gostei um pouco mais.

    ResponderExcluir
  2. Olha eu li a culpa é das estrelas e gostei kk mas não sou muito fã dele também prefiro meu Nicholas Sparks esse sim sabe escrever livros e ser romântico, pode aparecer o autor que for, mas Nicholas pra mim é um dos melhores. Bjs

    http://www.caprichadissimas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto dos livros dele, mas concordo com você. Acho que os livros fazem sucesso com os jovens, justamente pelos personagens "egoístas". Por identificação ou vontade de ser como eles, sabe? Além disso, pelos dramas e aventuras casuais. Muitas pessoas gostam de ler sobre o que não tem.
    Ainda bem que o mundo tá cheio de escritores de todos os tipos! <3
    Até mais!

    conexaolunar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Carlinha, tive que concordar com você... Achei A Culpa é das Estrelas bom, mas nada mais do que isso. Os outros eu nem gostei de ler, e o Teorema Katherine eu abandonei na metade. Acho que depois de ACEDE o John se tornou muito overrated.

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  5. Olha, não posso dizer que não gosto, porque apenas li ACEDE. Ele não é um escritor ruim, realmente é um livro legal, bem escrito, chega a ser emocionante.. Acontece que eu acho que toda essa febre não passa de modinha. Gente que nem gosta de ler, resolveu virar fã de John Green.
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu entendo seu sentimento porque me sinto do mesmo jeito com os livros do John Green, o respeito como escritor, claro, mas já aceitei que os livros dele não fazem o meu estilo de "leitura leve". Gosto de histórias bem trabalhadas e complexas, o que infelizmente os livros dele não oferecem, mas enfim... Gosto é gosto, né?

    Beijão
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu (oi, quanto tempo) era a pessoa que mais estava querendo ler os livros deles, mas ontem me vi excluindo todos que gostaria de ler lá do Skoob. Mas minhas experiencias com livros ''filhos únicos'' não é uma das melhores.
    Poderia dizer que foi por causa de todos que não falavam de outras coisas, porem não acontece com todos livros, veja o caso de Jogos Vorazes que todos falam e eu continuo gostando. E de Divergente, que não li e nem assistir o filme, todos falam e eu ainda tenho vontade de ler.
    É tudo um pouco relativo... Alguns podem gostar, outros não ou pode per a vontade de ler e outros não.
    :333

    *Luna Nacht*

    ResponderExcluir
  8. Nunca li os livros dele e depois do seu post aí que eu não vou ler mesmo. Aff
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  9. Olá Minha Linda!
    Não li os livros dele então não posso falar muito a respeito, mas falando do filme até que foi bom!
    Beijokas da Carol e Camila:*
    Vamos Papear 

    ResponderExcluir
  10. Cada um tem seu ponto de vista. Eu acho que esse fato do "Inesperado (já esperado rs)" acontecer é a marca das obras deles. Acho ótimos os livros e realmente acho cativante rs
    Mas gostei do seu post. Você soube explicar seus motivos muito bem!

    Beijos
    www.cerejablack.com

    ResponderExcluir
  11. Eu sinceramente não tenho taaanta vontade de ler John Green também não... As vezes vejo uma boa resenha e até fico um pouquinho, masss.. Em geral, sou da mesma opinião q vc!

    Beijo!
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
  12. Sendo bem sincera, assino embaixo tudo o que você disse. haha' Eu simplemente não consigo ler livro dele, estou parada no Cidades de papel vai fazer um ano, sim, realmente um ano que eu estou na metade. haha
    Beijão
    Jardim de primavera

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,

    Sinceramente compartilho da mesma opinião que a sua e achei muito relevante o seu argumento, pois eu também sou outra que não consigo mais ler os livros do John e fora que é maçante pra dedéu.

    Um beijo, Gi.

    ResponderExcluir
  14. Como não li...nem sei nada sobre.
    Vim só deixar um
    Bjim...
    Bom fim de semana.
    blog Usei Hoje

    ResponderExcluir
  15. O único livro que eu não gostei do John Green foi Cidades de Papel, gostei da leitura dos outros, mas realmente não tem nada de inesperado. Acho que o que fez ele ter sucesso, com os adolescentes principalmente, é que a leitura é fácil e eles acabam se identificando com os personagens.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  16. Eu compartilho da sua opinião também, Carla.

    Bjs

    www.digoporai.com


    ResponderExcluir
  17. Eu também não sou fã, penso assim como você.
    Bisous,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  18. Eu achei a culpa é das estrelas uma história legal, mas nada demais pra fazerem uma coisa absurda, nem se quer chorei vendo o filme kkk não sou fã dele também!
    beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  19. Eu te entendo, eu sou fã de A culpa é das estrelas e li Teorema katherine dele e gostei bastante também, agora os outros eu não li então não sei. Já me falaram tanto de cidades de papel, mas sempre li resenhas negativas que acabei não lendo, mas quero ver o filme. rs
    Eu gosto do John e sei lá acho leve, se bem que pelo que você falou é triste mesmo esse lance com os pais dela.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  20. Oi Carla, parei de ler no "se você ainda não leu nada dele, pare por aqui ok?" Como não sou fã de leitura, vou ficar viajando no post rs.
    Um beijo lindona

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  21. Legal a sua crítica. É bom ver vários pontos de vista. Mas dizem que Cidades de papel não tem nada a ver com ACEDE. Gostei de você ter desmentido isso.

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não disse que eles tem a ver, disse apenas em relação a imprevisibilidade/previsibilidade do final.

      Excluir
  22. Muito beeeem!!!
    É ótimo ler críticas ♥
    Eu também não sou fã dele e do que ele escreve. Acho que o idealizaram e agora tudo que o cara escreve é "bom". Mas a verdade, e digo isso porque já li, ele não escreve melhor do que exemplos brasileiros como Thalita Rebouças. Como você disse, uma leitura fácil. E nada mais.
    xoxo
    www.naqueleoutono.com

    ResponderExcluir
  23. Uau! Amei seu post! Nunca li um livro dele e nem assisti nenhum filme, nunca me interessei na verdade, acho que é porque já passei dessa fase... mas gostei da sua crítica e eu acho que eu já tinha visto alguém com o seu mesmo ponto de vista.
    Beijos!

    www.vanviroumodinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Nunca li nenhum livro dele.. acho que virou tanta modinha que desanimei hahaha agora mais ainda haha
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  25. FINALMENTE ACHEI ALGUÉM QUE CONCORDA COMIGO!
    Comecei a ler ACEDE e Teorema Katherine e: não consegui terminar. Parei mesmo, porque não sou obrigada. kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    John é muito bom com as palavras, mas não com o enredo. O final é sempre o imprevisível-barra-previsível. Enfim, muita gente gosta e eu simplesmente não consegui. Sou dessas que gosta de histórias que me surpreendam e me faça ficar instigada a cada página. Acho que irei assistir Cidades de Papel depois pelos atores, mas vamos ver no que vai dar né, hahahahahahaha.

    Com amor,
    Steph • http://naoeberlim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu comecei a ler um livro dele, certa vez, chamado "Will & Will" e desisti lá pelas 30 páginas ou algo assim, porque não curti muito a escrita e o modo como a narrativa seguiu. Eu tenho preguiça do John Green, essa é que é a verdade, só que não tenho livros dele na bagagem, então não posso super criticar. Mas achei super legal o seu post e a iniciativa de falar sobre isso abertamente aqui! Ah, tu viu que eu respondi a tag que tu me passou?! <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  27. Não sou fã do autor pois a literatura dele não faz meu gênero e nem é destinada para pessoas da minha idade. Mas não li tantas obras para ter uma opinião mais profunda como a sua.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  28. Entendo seu ponto de vista completamente. Teve alguns livros dele que odiei e outros adorei... essa questão de gostos é muito relativa né? uehuehueh

    Até mais.
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Por mais posts assim... Eu nunca li nada dele... Apenas pq as histórias nao me apetecem. Odeio historias com pessoas doentes... Leio qndo eh uma coisa mto diferente... Câncer me deixa triste! Mas acho q ele tem o valor dele... Isso não podemos negar... Acho que o Sparks eh assim.. Ele tem historias que prevemos o fim... Mas são bonitinhas e pronto! Rsrs

    Adorei seu post e sua coragem!! Rsrs

    Bjinhos
    Juju

    ResponderExcluir
  30. eu não li nenhum dos livros do autor, apenas assisti ao filme a culpa é das estrelas e confesso que a história me cativou, gostei mesmo muito! mas cada um tem a sua opinião né? :) beijos

    ResponderExcluir
  31. Oi, Carla!
    Gosto da escrita do João Verde, mas não sou apaixonada.
    Li ACEDE e considerei um livro bom.O filme também. Depois li Quem é você, Alasca? E se tornou meu favorito dele, tanto que estou ansiosa para que chegue logo aos cinemas. depois li O Teorema Katherine, depois de enrola muuuuito, e no final acabei gostando.

    Quando você falou sobre os personagens serem amáveis, acho que encontrei a questão. É muito pessoal, sabe. Você esperava personagens mais amáveis, algo que o estilo do JG nunca vai poder te oferecer (ao menos os principais, não), pois ele explora mais a rebeldia norte-americana, a inconformidade que muitas vezes é trabalhado em atos errados, com palavrões, com brigas, etc.

    Enfim..

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  32. Adorei o post. É, eu também não curti muito esses livros do John Green.
    Beijoss
    flamingoscorderosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

-Nada de ofensas.
-Criticas e sugestões são sempre bem vindas.
-Deixe o endereço de seu blog para que eu possa retribuir.

Acompanhe no Instagram!