Papo sério: Precisamos falar de moda, cultura e cinema

21:21

Sempre deixei claro que moda e política são coisas que andam juntas e somente uma estando com a outra se pode ser possível entender melhor a humanidade, como vocês podem ver aqui. Mas acredito que além de política devemos falar de cultura, lembrando claro que cultura também pode ser política, mas não vou mais confundir ninguém e vou direto ao ponto.
Foto: Pinterest

Esses dias eu tenho visto posts maravilhosos nos blogs sobre o Oscar ou sobre as semanas de moda europeias, mas a verdade é que eu só tenho visto sobre os vestidos. Mas Carla, como assim? Longe de mim criticar essas postagens, já que eu as considero de extrema importância para ficarmos por dentro do mundo das celebridades. Porém, entretanto, todavia precisamos nos ater a mais que apenas tecidos, texturas e afins.
Quando falamos de um Oscar eu acho tranquilo falarmos dos vestidos, mas porque não discutirmos ao respeito também de porque aquele mulher estava ali? E agora, provavelmente as pessoas irão dizer “Poxa, lá vem a feminista!”, mas é verdade. Ano passado houve uma campanha gigantesca dizendo para perguntar as mulheres sobre sua carreira e não somente sobre seu vestido e parece que ninguém entendeu muito bem o recado, salvo algumas exceções. Claro que um post pode ser separado de outro, você pode falar sobre apenas os vestidos que está tudo certo, mas eu quero adentrar um pouco mais o assunto.
Vocês já pararam para pensar o quanto a moda é influenciada pelo cinema? Falo de verdade, basta uma lida rápida na Elle ou Vogue para ver a quantidade de referências cinematográficas existentes. A verdade é que ninguém deve apenas assistir ao Oscar pelos vestidos e parar de ver quando acabar o tapete vermelho, para você saber o que irá ter em uma próxima estação é preciso reparar nos detalhes que circulam os filmes: como estão os penteados, as modelagens, a forma de agir... A verdade é que cinema é cultura, moda é cultura, então obviamente as duas coisas estarão ligadas entre si.
Mas porque eu disse no começo sobre as semanas de moda europeias? Porque salvo uns dois posts que vi muito bem explicado, mostrando as referências o restante é apenas “meus preferidos da semana> insira aqui as imagens> e aí, gostaram?" Não acho ruim fazerem isso, mas porque não nos aprofundamos um pouco mais na discussão e conseguimos ampliar nosso horizonte de moda e também nos cercar mais do assunto.
Saber sobre as influências de um estilista não é besteira, também não é besteira reparar nos figurinos do Oscar e no discurso da figurinista de MadMax ao receber críticas sobre sua roupa ao receber seus incríveis prêmios. Pra mim esse último exemplo é o que mais evidencia que as pessoas simplesmente julgam e julgam sem olhar um contexto, sem olhar para si próprios. É lindo ver as pessoas reclamando que ninguém as leva a sério por conta de gostarem de moda, quando seu senso crítico é apenas olhando a roupa e não a cultura que os cerca. Parafraseando uma amiga que pegou essa frase de algum lugar “Você percebe se a época é conservadora ou liberal apenas olhando para a roupa de alguém, ninguém mesmo se quiser se veste de uma forma fora da época em que vive” e é verdade, afinal: hoje somos um mix de estilos, uma mistura de décadas e mesmo que se negue está na nossa cultura viver assim.
Então vamos apenas falar um pouco mais de moda com cultura? Vamos sim, obrigada!



*Esse post não é indireta pra ninguém* *Não pensei em ninguém escrevendo esse post* *minha opinião e tão somente minha*

You Might Also Like

26 comentários

  1. Moda é mais do que peças e um monte de pano junto. Pessoas tem histórias, tem carreiras, tem virtudes intrínsecas que ninguém repara. Concordo quando você diz que deveriam se importar mais com a mulher dentro do vestido do que quem o ostenta em si. Vamos nos importar mais com as pessoas e menos com o que elas usam!

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Acho que podemos juntar a pessoa e a roupa sem nenhum prejuízo para ambos os lados.

      Excluir
  2. Disse tudo! Foi justamente por isso que eu parei de fazer esse tipo e post, porque para mim eram vazios e sem conteúdo, hoje em dia quando vou fazer um post penso "vou estar ensinando ou informando algo de novo para as pessoas?" se a resposta for sim, sei que estou no caminho certo. Agora julgar por julgar look alheio acho que não vou estar ajudando ninguem, né?
    Amei mesmo a crítica, super construtiva.

    Beijos
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me faço a mesma pergunta, sempre também! Acho que quando não se tem conteúdo nem adianta postar.

      Excluir
  3. Falou tudo, Carla. Hoje em dia, as pessoas vêem apenas o modelo, mas não tentam entender que por trás dele existe toda uma pesquisa de tendências, uma história port trás de cada peça. As pessoas que as criam trabalham muito por isso.
    Acho muito fácil colocar looks do dia, difícil é querer conhecer a fundo a moda.
    Amei o blog e já estou seguindo :D
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua última frase disse tudo! Ninguém realmente quer conhecer a moda à fundo.

      Excluir
  4. Adorei o post! De fato existem muitas postagens superficiais por aí, apenas pra "deixar atualizado". Eu não sou assim de forma alguma. Se for pra fazer um post, que seja bem feito. Acho que devemos opinar e criticar com mais profundidade, como você falou nesse belíssimo texto. Parabéns!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post, o que incomoda não é que as pessoas falem apenas sobre os vestidos, mas acaba ficando cansativo ver "mais do mesmo", algumas pessoas, como é o seu caso, procuram outro tipo de informação e acho que tem espaço pra todo mundo e público pra todo mundo.
    Beijos

    Dia de Spa

    Youtube


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também acho que tenha espaço para todos.

      Excluir
  6. Post mais que digno!
    Infelizmente, sempre acontece ao contrário, são sempre os mesmos posts, com os mesmos vestidos e as vezes, até as mesmas opiniões. Não sou contra posts assim, pelo contrário, gosto muito de ver, mas também acho legal a ideia de outros posts referentes a isso, sobre essas premiações, sobre o cinema e as influências no geral. Você está certa, cinema é cultura e precisamos mesmo, aprender a olhar para isso de uma outra forma! Parabéns pelo post Carla!

    Flor, acabei de liberar um post novo lá no blog! Te convido a vir conferir =D

    Beijos
    Amanda Z.
    www.diariodelooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto de posts assim, mas acho válido não ficar só copiando o que a coleguinha já postou e buscar um novo jeito de falar daquele assunto.

      Excluir
  7. Me lembrou uma cena do filme "O diabo veste Prada", quando Andrea desmerece a moda e Miranda dá uma super lição na influencia da moda no mundo, na economia...
    Ótimo texto, Carla!

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me senti mal agora, não quis soar assim! Mas que bom que gostou do texto HAHA

      Excluir
  8. Adorei o post, tem muito coisa mesmo por trás de cada peça né, não é apenas moda tem muito estudo por trás
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  9. Nossa, amei o post! Sempre penso em moda como um reflexo da sociedade, então te entendo completamente por criticar a forma como as pessoas a isolam do resto do mundo como se fosse algo supérfluo. Além disso, acho injusto as pessoas só se importarem com a aparência das mulheres ao invés de pensar em seus talentos. Não somos uma casca, somos um universo inteiro dentro de nós mesmas. Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou cansada de as pessoas acharem a moda supérflua, enche o saco isso HAHAHA Acho que as pessoas tem que saber domarem a moda x cultura x política, para que tudo fique melhor.

      Excluir
  10. eu não sou a mais entendida de moda/história da moda, mas sobre a figurinista de Mad Max, fiquei apaixonada na atitude dela. e mesmo sobre o mini discurso que ela deu sobre as críticas a sua roupa! que mulher!!! Ja fomos legais

    ResponderExcluir
  11. Carla, concordo com você do inicio ao fim. Eu mesma fiz um post com os vestidos, quando o que queria mesmo era falar da apresentação da Gaga e o tema polemico que ainda circunda as redes sociais, mídias e mais. Mas como tinha o intuito em fazer em um post separado, depois acabei não tendo tempo durante a semana. Acho super válido unir a moda e o que há por trás. Fico muito orgulhosa de você a cada post que leio contendo sua opinião! Isso mostra que ainda existe muitas pessoas que querem conteúdo de verdade.

    Grande beijo, Fran.
    www.delirioscotidianos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então faça esse post, não acho errado fazer um post de look, mas se você quer falar sobre as outras coisas, nada pode te impedir! Ai obrigada <3

      Excluir
  12. Meu Deus, que desabafo hein! Adorei o seu post e acho que está certíssima :)

    bjs

    www.tpmbasica.com.br
    youtube.com/tpmbasica

    ResponderExcluir
  13. Carla dá pra concordar com você um milhão de vezes.
    Porque caraca achei super bacana você tocar nesse assunto realmente tenho lido muitos posts do Oscar só sobre os vestidos, mas é legal falar também do papel nos filmes, do que cerca tudo isso. Porque não é só roupa.
    Eu assisto o Oscar e outras premiações, mas assisto até o final porque gosto de ver os detalhes, as músicas temas dos filmes,figurinos, época, tudo.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que realmente gosta de ler só sobre vestidos e não acho errado, mas se você tem um público mais aberto é legal fazer outros posts também :3

      Excluir

-Nada de ofensas.
-Criticas e sugestões são sempre bem vindas.
-Deixe o endereço de seu blog para que eu possa retribuir.

Acompanhe no Instagram!