Precisamos falar sobre fashion sabotadores

24 agosto

Se você deixa de usar uma roupa por pensar que é pra quem é magra ou pra quem tem mais “corpo” que você há uma grande chance de você ter um sabotador fashion. Ele pode vir de uma cultura geral ou você pode ter um auto sabotador.

Sabotadores em linguagem de couching são pensamentos e atitudes que te imobilizam não te deixa fazer algo ou ir para frente. Eles podem ser mais gerais como “ninguém conseguiu não vou nem tentar” ou ser algo mais para “nunca vou conseguir fazer”.  Segundo o especialista em couching Shizard Chamine eles impedem a realização plena do potencial de cada um.

A moda é social, logo como é ligada a sociedade como um todo e sendo assim possui sabotadores, principalmente os auto sabotadores.

Pra você identificá-los é muito fácil, é só você sair para fazer compras. Metades dos manequins ainda são de tamanhos nada proporcionais ao corpo das brasileiras, o que dificulta a ideia de que você pode usar tudo. Quando você não possui um referencial estético tudo fica mais complicado, principalmente porque segundo alguns estudos você demora 5 segundos (alguns dizem até menos) para julgar alguém, mesmo que inconscientemente, pelas suas roupas.

Há também os vários sites da internet que te dizem como você deveria se vestir, isto é, colocam regras do que se deve ou não usar. Alguns exemplos são: Se é baixinha nem pense em usar calça flare, se é alta nada de salto, se é gorda nada de cropped ou shorts curto e por aí vai. Quando você lê muito sobre como você deveria se vestir acaba passando adiante algumas informações.

Como exemplo vou falar de algo pessoal, quando posto um look aqui pelo blog recebo comentários de “queria ser magra como você para poder usar” ou “tá muito curta, não acho legal” como se pra tudo tivesse uma regra, um empecilho. As fotos enganam, eu e meu manequim 40 (depende da loja chego até a usar 44 e sem problemas) não ligamos muito para regras e fico feliz em parecer magra nas fotos, mas não gosto da sensação de que estou falando com uma minoria perfeita, já que meus looks servem para inspirar e não lembrar as pessoas de padrões impostos pela sociedade no geral.

O problema em questão não é existir sites com dicas, isso na verdade é muito útil, o errado é principalmente os blogs no geral  te imporem como você deve usar. Uma dica ou outra é legal, mas às vezes por ser baixinha quero usar estampa listrada na diagonal e não há nada errado com isso.

Sempre ouvi que regras foram feitas para serem quebradas e acredito que seja verdade. Não é certo sair falando “tem que ter corpo para usar” ou que a pessoa isso ou aquilo. Se você não acredita é só procurar por exemplo de pessoas que fogem das regras e são consideradas fashionistas por isso.


Não deixe as regras da moda falarem por você e também lute contra os sabotadores fashions. Enfrente as pessoas que comentam regras de como se vestir nas postagens e vídeos. E principalmente não deixe ninguém falar por  você.

You Might Also Like

26 comentários

  1. Oláá! tudo bem?
    Não conhecia esse termo, gostei de entender melhor! E um belo post também, porque não podemos deixar isso acontecer né!!!
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amo moda social é tão linda
    Beijos

    http://www.estiilocarol.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie Carla =)

    Sempre tive por principio usar roupas que acima de tudo me deixem confortável. Se elas estão na moda ou são indicadas para minha altura e peso não importa. Desde que eu esteja me sentindo bem com elas.

    O povo tem que parar de ficar "cagando" regras nos outros e as pessoas tem que parar de seguir tudo o que os supostos fashionistas dizem. Afinal o importante é ser feliz ;)

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo claramente com você! Fico de saco cheio de ver regras por aí!

      Excluir
  4. Gostei da dica sabe? As vezes não uso certas peças para não ficar ridicula e sou como vc, dependendo da confecção meu numero de calça varia do 40 ao 44

    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não falei que dicas são ruins, mas imposições e sair por aí fazendo afirmações baseadas em regras ultrapassadas sim.

      Excluir
  5. Adorei a dica! A moda dita muitas regras e na maioria das vezes a gente as segue, deixando de lado nossos gostos. Acabamos que nos vestimos para os outros, do que para nós mesmos.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nem é uma questão de moda e sim de pessoas que querem ditar regras.

      Excluir
  6. Uau, que post... Eu gostei bastante de entender mais à respeito. Já me senti desconfortável por querer usar coisas que eu achava que não ficavam legais em mim por ser magrinha demais, ou pequena demais. Sou insegura e essas coisas sempre mexeram comigo... Tenho tentado deixar os padrões de lado, aos poucos.

    Yasmim Gil | yasmimgil.blogspot.com.br ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que essas coisas acontecem aos poucos sabem? Mas com o tempo tudo fica bem!

      Excluir
  7. Sensacional o seu post !
    Sou a favor de kd um usar o que bem entender, afinal ninguém tem haver com a vida do outro . Opiniões diferentes todos tem ,então...
    Eu uso o que quero, o que meu bolso me permite .

    Beijão

    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu sou uma sabotadora kkkkkkkkkkkkk! Não uso saias e vestidos longos, porque acho que como sou gordinha e baixinha, não combina kkkkkkkkk.
    Preciso mudar isso. Amei o post!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  9. Post maravilhoso! As vezes nos prendemos a "regras" e acabamos de deixar de ser nós mesmos... Danem-se as regras!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com

    ResponderExcluir
  10. nao sabia que isso tinha um nome, mas acho que tem muito, principalmente pessoas que se auto sabotam com essas "regras" que alguem enfiou em suas cabeças

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Nossa eu nem sabia disso e muitas vezes deixei de usar roupas por isso

    Beijos
    www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca deixe de usar roupas pela opinião alheia, se sente bem use-a !

      Excluir
  12. Verdade Carla, acho uma besteira isso de "regras" da moda. Cada um sabe o que é melhor para si, independente do que um blog ou uma outra pessoa ditou. Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia este termo e gostei muito do seu post. Acredito que cada pessoa tem que seguir seu estilo e não os padrões. Já deixei de usar roupas por isso, hoje só não uso se eu realmente não me sentir confortável. Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
  14. Que poste maravilhoso.
    Ótima dica.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Popular Posts