KATHARSIS – “Ghosthbusters, as Caça-Fantasmas”

21 julho

             Olá, pessoas! Aproveitando esse mês de férias (menos para quem estuda em universidade federal, né?), vou falar de um filme muito legal que está em cartaz. As Caça-Fantasmas (Ghostbusters, no original) é o legado do famoso filme dos anos 80. A comédia, com pitadas de aventura, dessa vez é protagonizada por mulheres, e isso gerou muita polêmica. O meio nerd, muito machista, ficou incomodado e condenou o filme antes mesmo de assisti-lo, apenas com o trailer. Cheguei a ler que estavam “destruindo infâncias para agradar feministas”, mas, na minha opinião, esse filme pode agradar todo mundo. Representatividade importa, sim, mas não foi só isso que me agradou.


            Bom, vamos ao filme: uma ameaça sobrenatural paira sobre Nova Iorque. Isso faz Erin Gilbert, ex-pesquisadora paranormal e renomada cientista, retomar sua pesquisa ao lado de Abby Yates e da engenheira Jillian Holtzmann. No meio do percurso, elas encontram Patty Tolan, funcionária do metrô que se junta às meninas na caça aos fantasmas. Se seguem cenas de luta envolvendo melecas verdes, com alguns sustinhos engraçados e boas piadas. O que mais me agradou nesse filme foi que as quatro protagonistas são mulheres e elas não são sexualizadas em nenhum momento. Isso mesmo! Nada de seios de fora, posições ginecológicas nas lutas ou uniformes apertadinhos. As meninas têm algumas características exageradas que as tornam engraçadas, mas não reproduzem nenhum estereótipo feminino.
              Erin é uma cientista exemplar, concentrada em seus objetivos e suas pesquisas. Abby é a “cientista maluca” que, no fim, estava certa. Holtzmann é a construtora genial, ela faz todas as armas e apetrechos das meninas no filme. Já Patty é a mulher simples de coração gigante. Essa figura foi um pouco problematizada quando o trailer foi divulgado. Patty é a única negra do grupo, e é a única que não é cientista. Como sou branca, não posso dizer se a construção da personagem no filme completo (não só no trailer) a estereotipou em algum momento, mas, como mulher, me identifiquei muito com ela. Patty é a responsável pelas cenas que mais me fizeram rir no filme todo, com tiradas inteligentes e leves, ela também tem o conhecimento das ruas, que guia as outras meninas por Nova Iorque (cidade que ela conhece como a palma da mão), ela é corajosa nas cenas de ação e as melhores ideias são dela. Há alguns dias, a atriz Leslie Jones, que interpreta Patty, sofreu ataques racistas por conta do filme pelo Twitter, o que a fez abandonar a rede social. Para demonstrar seu apoio à atriz, os fãs criaram a #LoveForLeslieJ.

Quem você vai chamar?

         Por que assistir? Cada uma das personagens tem uma característica com a qual me identifiquei. Ver Ghostbusters me fez entender definitivamente o quanto a representatividade importa. Além disso, essa identificação deixou o filme muito leve, foi como rir de mim mesma. Como disse, as mulheres não são sexualizadas em nenhum momento, e elas fazem até piada com os comentários maldosos da internet sobre o fato de serem mulheres. É um filme possível de ser visto por pessoas de qualquer idade, eu levaria minha sobrinha de um ano e três meses, mas levaria minha avó de quase oitenta anos também. É o tipo de filme perfeito para ver com uma amiga num sábado à noite. Os efeitos especiais são muito bons e o 3D realmente vale a pena (algo raríssimo de acontecer) Vá acompanhada (para poder compartilhar as piadas depois) e divirta-se!
     Quando? Em cartaz desde 14 de junho.
     Onde? Nos cinemas.

     Mais informações: https://www.facebook.com/CacaFantasmas

You Might Also Like

18 comentários

  1. Como assim agora são "as" caça fantasmas?? Até eu fiquei chocada aqui!
    Preciso assistir esse filme URGENTE!
    Xerim :)
    www.trilouca.com
    Canal no YT: http://www.youtube.com/c/blogtrilouca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Demara.
      Pois é. Eu nem vi o primeiro filme, mas adorei esse :)
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Adorei a dica hahahaha esse tipo de filme é sempre bom ne? Vou ter que assistir, bjs

    www.robsonvascovith.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Robson.
      É uma boa pedida para o próximo fim de semana ;)
      Beijos

      Excluir
  3. Em 3D deve realmente ser bom demais
    Beijos
    https://blogueirajussaragomes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sara.
      É muito bom mesmo, não me arrependi de ter pago um pouco mais caro.
      Beijos :)

      Excluir
  4. Nossa, parece ser bem legal. Deu vontade de ver.
    Beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  5. Então né... filme com mulher sem serem exaltadas pelo corpo: um milagre??? Tá faltando mais disso nos cinemas. AInda não assistir, mas estou louca para ver!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com ❥ Fanpage ❥ Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né?
      Confesso que fui com o pé atrás e me surpreendi muito :)
      Beijos

      Excluir
  6. Nossa, estou louca para ver esse filme! Deve ser bem legal!

    Beijo grande,
    http://imaturidadeadolescente.tk ♥ (visite!)

    ResponderExcluir
  7. Eu achei demais e te confesso que nem vi com os olhos "feministas" sobre elas serem mulheres.
    Eu adorei o filme e fiquei espantada com o que a Leslie sofreu. Que bobagem isso! Avançamos em tanta coisa, mas as pessoas ainda são racistas? Nossa.
    Achei bem leve também, viu?
    Gostei da sua resenha, aliás.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie.
      Primeiramente, obrigada.
      Eu fiquei super triste com o que fizeram com a Leslie, e a personagem dela foi a minha favorita do filme. Ainda bem que nem todos são assim, não é mesmo?
      Beijos :)

      Excluir
  8. Eu quero bastaaaaaante ver esse filme, Cah. Mas morar em interior onde não tem cinema estraga toda a minha programação u.u HAHAHAH Só por ter a Melissa no elenco já imagino as risadas soltas e espontâneas que a gente dá! HAHAH

    beeeeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie.
      O elenco inteiro é incrível! Se eu fosse você, viajaria só para assistir hahaha
      Beijos

      Excluir

Popular Posts