5 dicas para garantir que uma peça de roupa vale o custo x benefício

16 março

Se existe uma coisa aqui no blog que eu sempre tento fazer é trazer um pouco de SlowFashion para vocês (veja o post completo aqui) e tentar convencer vocês que você pode sim fazer suas próprias roupas e encontrar aquela peça tão desejável. Mas andei pensando e cheguei à conclusão que não é todo mundo que consegue ter tempo para costurar, pensar em como fazer ou fazer DIY com suas antigas peças em casa - e nem todo mundo quer aprender também.

Por isso resolvi reunir dicas de como descobrir se aquela peça vale o custo x benefício para vocês. Muitas vezes precisamos de uma determinada peça de roupa para um evento e o preço encontra-se lá em cima o que causa um certo problema pra quem precisa para apenas uma vez.
Etiqueta de um vestido meu

1) Veja a etiqueta

Muitas vezes encontramos aquela regata incrível maravilhosa, lisa como desejamos. Olhamos e vemos um preço de R$49,90. Veja na etiqueta qual o material que foi feita (Ex: Algodão, poliéster e etc) e também de onde ele veio. Sei que os produtos em sua maioria vem da China e são um caro respeitável mesmo sendo de um país conhecido por seus produtos "ching-ling". Esse preço não é somente do tecido, mas também do transporte até o local e paga as costureiras e máquinas responsáveis. Quando a peça é do Brasil, o preço pode ser um pouco maior já que os impostos sobre a indústria têxtil daqui são maiores.
Acabamento na bainha

2) Veja se o acabamento está perfeito

Voltando ao exemplo da regata veja como está a bainha, se foi bem feita ou se há algum fio solto. Quando eu queria um body eu o amei e na hora de experimentar vi que um dos botões que ficam abaixo para prender estava solto, então sempre veja como está o acabamento por inteiro.
Botões que foram costurados novamente porque caíram após a compra

3) Preste atenção se os aviamentos estão como deveriam

Pegando o gancho da anterior vale prestar atenção se o zíper, botão, elástico ou qualquer que seja o avimento está corretamente em seu lugar. Se o zíper não fechou e você acha que foi porque era a primeira vez usando, não se engane: muitas vezes eles estão com problemas. Tente sempre buscar uma outra peça igual a que você queira e deixe relatado o problema para a loja.
Vestido com modelagem ideal, mas tecido muito quente para o verão


4) Tente ver se aquele é o tecido ideal para a peça

Muitas vezes gostamos tanto de uma peça que acabamos nem percebendo que aquele tipo de tecido não é o ideal para roupa. Aqui você não precisa saber o nome do tecido, apenas se pra um vestido de calor ele não está muito quente ou se aquela blusa agarrada confeccionada em um material que material que não estica é o ideal.

5) Compare os preços levando em conta todas as dicas acima

Muitas vezes vamos pesquisar e encontramos uma roupa pela metade do preço da anterior, porém com um material que não é o ideal e também com defeitos que aquele que está oferecendo o serviço por uma preço maior não tem. Muito cuidado para não comprar uma roupa sem prestar atenção aos detalhes.


E vocês, o que levam em conta para comprar uma roupa?

You Might Also Like

11 comentários

  1. Ai, slowfashion <3 Ainda to aprendendo as coisas mas já amo.
    Achei super útil mesmo. Tenho costume de ficar olhando a roupa pra ver se não tem defeito porque ninguém merece ter que voltar pra trocar uahuahua Além do que, quando o dinheiro ta apertado, o bom é ter peças coringas e que a gente ame bastante <3
    4am.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um conceito muito legal!
      Sim, olhar pra ver se tem defeito é essencial! Sim, inclusive tem post de como descobrir qual é sua peça coringa aqui no blog :3

      Excluir
  2. OI CAH

    eu queria muito costurar, mas como já te falei... nao tenho essas habilidades ainda :(
    como eu não curto as roupas plus size que encontro, infelizmente acabo usando o que cabe e não é tããããão horroroso. Mas é muito chato quando você curte uma peça e tá tudo fora do lugar, ainda sendo de um preço absurdo u.u
    adorei as dicas e tenho certeza que agora vou lembrar de tu quando for caçar peças pra mim *-*

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o tempo você ganhará essas habilidades, relaxa!
      Ai imagino, aqui já é difícil achar uma roupa mais diferentona!

      Excluir
  3. adorei essas dicas, é questao de observar tecido, caimento e detalhes msmo pra ver se aquela peça vale a pena, se vai durar etc

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, Cah!
    Temos que observar mesmo o que levamos pra casa, pq leva tempo ganhar a grana! rs

    xx,

    Mani Piñeiro
    Instagram

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha pensando nesse tipo de coisa, adorei!! Agora toda vez que eu for comprar uma roupa novo, vou prestar mais atenção nisso.

    http://www.teoremademahlli.com.br

    ResponderExcluir
  6. Quando vejo Made in China ou Vietnan, não pago caro, não heim!
    Adorei suas dicas <3
    Espero que consciêntize um pouco as meninas que compram compulsivamente!
    A Bela, não a Fera | Youtube Channel | Vem conversar comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me recuso HAHAHAHA Principalmente sabendo que pra eles os gastos são quase 0.
      Também espero ♥

      Excluir

Popular Posts