Polaroid: por que essas câmeras fazem tanto sucesso?

29 agosto


As fotos polaroid voltaram com tudo e estão cada vez mais presentes no Tumblr e no Pinterest. Essas câmeras viraram objeto de desejo entre fotógrafos e hipsters, mas qual seria o real motivo desse sucesso?

Se de um lado não dá para negar que a tecnologia ajuda muito — afinal, hoje em dia é bem mais fácil manter contato com aquele amigo que mora longe, assistir filmes, ouvir música e registrar os melhores momentos —, de outro, tirar fotos se tornou algo tão banal que temos até aplicativos nos quais colecionamos álbuns enormes, como o Instagram.
porque usar polaroid
Imagem: Pinterest


E talvez seja daí que venha tanto sucesso! Ao mesmo tempo em que essa facilidade deixa tudo muito mais acessível e rápido, o analógico chama a atenção pelo seu charme — e nisso incluímos o sucesso de séries que remetem aos anos 80, como Stranger Things — e também o uso de câmeras Polaroid.

O boom das fotografias instantâneas
A câmera Polaroid foi um verdadeiro sucesso na época do seu lançamento, justamente por produzir a foto imediatamente.

Nas analógicas mais comuns, era preciso fotografar o rolo inteiro de filme, levar ao laboratório, aguardar a revelação e ter apenas 12, 24 ou 36 imagens por vez. Além disso, muitas imagens saíam tremidas, desfocadas ou com iluminação ruim e o pior, esse resultado só podia ser visto após a revelação, o que era decepcionante.

As Polaroids surgiram como uma verdadeira inovação, já que essa câmera permitia a impressão da foto na hora. Assim, era possível conferir se o clique ficou bom ou se precisava de mais uma tentativa, evitando que momentos especiais se perdessem.

Você pode estar pensando: por que todo esse hype se com o celular eu também tenho uma foto instantânea e digital? A resposta está na característica única que a Polaroid traz.
máquina polaroid porque usar
Imagem: Pinterest


Qual o charme da Polaroid?
É comum que as gerações olhem sempre para trás, buscando elementos que eram sucesso há 20 ou 30 anos — a moda e a estética são coisas cíclicas que sempre procuram referências no passado.

Podemos ver isso na volta de peças como croppeds e calças de cintura alta, e não é à toa que esse modelo chama mom’s jeans. Sim, o corte dessa calça é provavelmente como as nossas mães usavam quando tinham a nossa idade!

Com as Polaroids acontece o mesmo. Elas trazem essa carinha vintage para as imagens, com filmes que possuem uma definição de cor e granulação muito particulares, além da inconfundível borda branca.

Os modelos da Polaroid Originals, por exemplo, vão além e oferecem filmes com características bem especiais, até mesmo em preto e branco. Independentemente da escolha, o resultado são fotos com cara profissional e aquele delicioso ar retrô.

O apelo desse tipo de fotografia é tão grande que chega a compor a decoração de espaços e dá um ar muito descolado ao local. Tenho certeza que você já pensou em fazer um mural dessas fotos com luzes e deixar o seu quarto bem fofo, não é mesmo?

Se você é uma entusiasta da fotografia ou gosta desse ar retrô, vale a pena investir em uma Polaroid. Até mesmo porque a experiência de usar essa câmera é bem diferente da digital e pode lhe dar uma nova percepção sobre as coisas.

E então, que tal fazer uma tentativa? Tenho certeza que você vai adorar!

You Might Also Like

1 comentários

Popular Posts