O CHAPÉU PANAMÁ NÃO FOI CRIADO NO PANAMÁ

19 dezembro


O título já diz muito: o chapéu Panamá não nasceu no país de mesmo nome. Você sabia disso? Pois bem, hoje vamos falar um pouco sobre este charmoso modelo de chapéu e sobre como ele foi criado, ganhou o nome pelo qual ficou conhecido e se popularizou no mundo todo. Acompanhe a gente nessa jornada pela história da chapelaria.

chapéu panamá praia


Um chapéu latino-americano...

Ainda que não tenha nascido no Panamá, o crédito da invenção ainda deve ser atribuído aos latino-americanos, mais especificamente, para os colombianos. Nossos vizinhos, famosos pelo café, pela literatura e pelas praias deslumbrantes, foram os verdadeiros criadores do chapéu Panamá.

Naturalmente, o chapéu de palha não recebia esse nome por lá. Chamado de El Fino, existem registros de seu uso ainda no século XIX. Mas sua história pode ser ainda mais antiga, visto que ele foi inspirado em versões de chapéus que remontam ao período pré-colombiano, quando os povos originários utilizavam a mesma palha para fazer chapéus tradicionais.

Ele passou a ser chamado de chapéu Panamá em 1906, quando o presidente norte-americano Theodore Roosevelt visitou o país para inspecionar as obras do Canal de Panamá. A partir desse evento, o chapéu se popularizou pelo mundo todo (não é de hoje que os americanos criam tendências mundiais) e conquistou corações e cabeças em todos os lugares. No Brasil, ele se popularizou entre os sambistas e os dançarinos de gafieira, sendo associado à boemia e à malandragem.

...que nunca sai de moda

Apesar de ser antigo, o Panamá segue firme e forte na moda, sempre acompanhando novas tendências. Se você quer aderir ao visual, saiba que existem pequenas diferenças entre versões do acessório para cabeça.

As variações mais famosas são o chapéu de aba larga, que proporciona um look mais vintage e granfino. Além disso é a melhor opção para os dias mais ensolarados, especialmente à beira da praia, pois protege melhor dos raios solares.

O chapéu de aba curta também oferece estilo e elegância, mas de uma forma mais discreta. Por isso, pode ser usado no dia a dia para ocasiões festivas ou mais corriqueiras.



You Might Also Like

1 comentários

Popular Posts