Casando no campo - Dicas e inspirações

22 fevereiro

Hoje o casamento no campo é um dos favoritos entre diversos noivos que sonham celebrar a união ao ar livre. Encantados pelo cantar dos passarinhos, o pôr do Sol, o clima rústico e a energia, os noivos estão cada vez mais realizando casamentos fora das grandes cidades.

Mas quem ama e vai casar no campo deve lembrar que esse tipo de casamento, especialmente quando os noivos e convidados moram em outra cidade, requer alguns cuidados especiais no planejamento e organização.

Eu separei algumas dicas que me ajudaram e podem  te ajudar também na hora de planejar o grande dia.

Casamento no Campo - Local Villa Sansu - Fotógrafo Rodolfo Santos


Organização

Durante a organização os noivos precisarão fazer algumas visitas ao espaço onde o casamento será realizado, então o ideal é escolher um local em uma cidade a qual vocês tenham fácil acesso. Perto da sua cidade ou talvez próximo a casa de algum parente ou amigo, isso facilita sua organização.

É legal também pensar no acesso dos convidados no dia da cerimônia, disponibilize mapas, instruções ou até alugue vans que possam levar os convidados. Assim eles poderão beber a vontade sem preocupações, o transporte pode ser pago pelos noivos ou até mesmo pelos convidados. 

Site icasei - mapa do local
Nós disponibilizamos em nosso site instruções, mapas e dicas para quem não conhece a cidade, como hotéis e cabeleireiros na região.

Local

Quando se opta por casar no campo, a escolha do local é uma das coisas mais importantes, pois ele que vai trazer a cenografia do grande dia, através da sua natureza, estilo e decoração. 
Pesquise bem, visite os locais, se estiver em duvida faça uma lista de prós e contras. E não esqueça de prestar muita atenção e questionar se o local tem a estrutura necessária para o evento, como banheiros, segurança,  limpeza, gerador, estacionamento, se comporta o número de convidados planejados, se possui mobiliário e verifique também se os móveis combinam com o estilo da decoração escolhida.
Decoração de casamento no campo Villa Sansu


O processo de escolha do local em outra cidade

Para mim e meu noivo o local era o mais importante de tudo, pois queríamos um lugar que trouxesse a natureza como decoração mas que também fosse elegante. Então pesquisamos muito e listamos os locais que mais nos agradavam e cabiam no nosso bolso.
Depois dividimos os buffets por região, já que queríamos visitar e conhecer bem cada um, mas eles ficavam em outras cidades. Essa organização nos ajudou e possibilitou fazermos as visitas de forma mais prática. Montamos um itinerário e a cada final de semana íamos para uma cidade diferente.
Mapa de buffets de casamento no interior de São Paulo

Acabamos não visitando todos, pois já tínhamos um xodó que era o Villa Sansu em Aracoiaba da Serra,  quando o visitamos nossa paixão só se confirmou e sabíamos que era lá que nosso sonho seria realizado, ao pisar lá nosso coração disparou e não precisamos fazer mais nenhuma visita.
Para o post não ficar muito longo, postei no Instagram a foto dos lugares que visitamos e foram nossos preferidos, dá uma olhada lá e se inspire caso queira casar no interior de São Paulo: www.instagram.com/p/CLnkeiFB3PY/ (@bru_prado)

Os fornecedores

Os fornecedores devem sempre ser de confiança, empresas sólidas e que atendem as suas necessidades.

O ideal á optar por fornecedores  locais, pois eles já conhecem o espaço e a região, assim o atendimento será mais eficaz e não terá custos extras como frete. Caso esteja casando em outra cidade e não conheça os fornecedores da região peça indicações ao seu buffet, ele deve ter uma lista de parceiros e você pode até conseguir descontos.

Se preferir levar fornecedores de confiança da sua cidade, não se esqueça de antes do evento fazerem visitas técnicas para que no grande dia eles já estejam ambientados e preparados para trabalhar com o que o espaço oferece. 

Bar para casamento no campo


Decoração e ambientação

A decoração é uma das protagonistas de um casamento no campo, ela que vai  transmitir o estilo do evento e valorizar o espaço.

Os estilos mais comuns que combinam com o ar bucólico do interior são rústico, boho, ou vintage, com móveis antigos, muita madeira, flores, e folhagens. Eu, particularmente, gosto muito também de brincar com o contraste entre elementos modernos e a natureza, criando um estilo mais clássico e elegante.

Decoração de casamento no campo Tania Batista


O menu

O cardápio pode variar de acordo com e horário do casamento, a estação e também se adaptar de acordo com as preferencias dos noivos. 

A adaptação de acordo com a estação é bem legal em casamentos em espaços abertos, pois não são climatizados e o menu pode ajudar no conforto dos convidados. Em uma tarde de verão o menu pode ter uma pegada mais refrescante, com frutas, pratos frios e até sorvete. Já em uma noite gelada de inverno o cardápio pode ter sopas, massas e, quem sabe, chocolate quente! 


Menu de casamento no campo Buffet Rondello


Convite e identidade visual

convite é a o primeiro contato que os convidados terão com o casamento. Logo, é ele que transmite o estilo do evento. Então é muito legal que a identidade visual da papelaria converse com o estilo que os noivos imaginaram para sua cerimonia e festa. 

Se pra você, assim como para nós, o local onde forem casar for muito especial, vocês podem incluir na arte do convite algum item característico do local, como uma flor, um desenho que represente o lugar, algum arabesco, uma árvore de destaque, ou até algo que represente a cidade, como uma fruta típica.

 Não se esqueça que se o casamento for em outra cidade o convite deve ser entregue com antecedência, para seus convidados se programarem. O ideal é entre 6 e 3 meses antes.

Identidade visual com aquarela para casamento no campo


O vestido da noiva

Muitas noivas se preocupam muito com o vestido em um casamento no campo, praia ou cerimonia de dia. Se você quer combinar o vestido com o clima do campo, invista em modelos mais leves e fluidos, em estilos vintage ou românticos.

Mas a real é que não há regras, é o seu grande dia, seu sonho e deve ser como vocês desejam e se sentem confortáveis. Se você vai casar no campo, mas sonha com um vestido cheio de rendas e brilhos, se joga! Não importa a hora ou local, se sinta linda e seja a noiva que você quiser! O vestido perfeito é o que reflete a personalidade da noiva!


Vestido de noiva para casamento no campo


O sapato

Parece um detalhe bobo, mas a escolha do sapato é um detalhe MUITO importante para um casamento no campo, tanto para a noiva como para os convidados e convidadas.

A maioria dos espaços no interior possuem áreas gramadas, para a cerimonia, festa, ou local de passagem. Se o local do seu casamento possuir áreas gramadas, opte por sapatos de salto grosso e lembre-se de avisar suas convidadas para também darem preferencia para esse tipo de calçados. Ninguém merece ficar enfiando o salto agulha na grama e não conseguir se locomover com conforto, né?

Outra opção é distribuir protetores de saltos às convidadas, assim quem estiver desprevenida vai poder proteger seu salto fino e manter o conforto sem precisar ficar descalça. 

Sapato para casamento no campo


As fotos

Um dos maiores motivos pela escolha de um casamento no campo são as paisagens, e claro lindas paisagens rendem fotos MARAVILHOSAS.

Não se esqueça de valorizar essa parte para não se arrepender depois. Escolha um bom profissional, separe referências de fotos que você gostaria de tirar e mostre ao fotografo, se arrume com antecedência para conseguir tirar fotos com calma também antes da cerimonia e faça lindos cliques. Claro, não é necessário perder a festa só tirando fotos, mas se reservar um tempinho, com certeza depois não irá e arrepender e terá as recordações mais lindas.

Foto de casamento no por do Sol - Villa Sansu - Fotografo Cassio Ziello


E se chover?

Em um casamento ao ar livre um plano B é essencial. É impossível prevermos o tempo com 100% de certeza e a chuva não pode comprometer a alegria da festa. O ideal é escolher um lugar que já tenha uma segunda opção com área coberta para que a cerimônia possa acontecer por lá, caso haja um imprevisto.

Converse previamente com o profissional responsável pela organização do dia, para que possa instruir da melhor maneira sem gerar estresse caso a chuva venha. 

Capela de Cristal Villa Sansu


APROVEITE o que o campo trás!

Essa é a dica que dou em quase todos os posts, não importa o estilo, o local, no campo, cidade... O mais importante de tudo, dentre a festa e os preparativos, é APROVEITAR!

Não só o grande dia, mas todos os preparativos. São momentos únicos e de alegria que vocês noivos estão construindo juntos, então curtam cada visita, cada degustação, cada escolha...

O casamento no campo vai te levar por muitas paisagens e momentos gostosos. Então usufrua desses momentos juntos, ouça o cantar dos passarinhos, contemple a paisagem e sonhem muito juntos. Assim vocês levarão muitas lembranças de toda a construção desse momento especial.

Noivos no ninho VIlla Sansu


You Might Also Like

4 comentários

  1. Dicas preciosas! Parabéns pelo post.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão entre 05 de fevereiro e 08 de março, mas não deixaremos de comentar nos blogs amigos. Também tem posts novos no blog.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Acredita que nunca tinha pensado em um casamento no campo? Pensava mais em um na praia mesmo. E eu gostei MUITO da ideia do protetor de salto que pode sair até um pouco mais barato que chinelo né? Se bem que eu sempre AMO receber chinelos em casamentos, hahaha! Nossa, amei as ideias! Agora até eu quero me casar no campo, haha! Mas não tiro a praia do top 1. :P
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também cogitei casar na praia, mas achamos o campo mais nossa cara.
      Aposto que seu casamento na praia será lindo! Muitas dicas do campo também servem para casamentos na praia, né? Por também ser ao ar livre. Fica de olho aqui no blog que darei mais dicas que poderão ser interessantes para você. ;)

      Excluir
  3. Eu adorei o post, principalmente porque estou noiva e o formato do casamento que já decidi (mesmo não tendo a data hahaha) será no campo. Uma das coisas que gosto muito é quando o local do casamento, também tem uma parte de hospedagem, estilo hotel fazenda. Assim, da para os noivos e padrinhos se arrumarem e até pernoitar.

    Beijos
    Gabe

    ResponderExcluir

Popular Posts