Periferia Inventando Moda: De Paraisópolis para o mundo
10 maio
Lembram que eu falei aqui no post sobre o primeiro dia da lições da Casa que iria me aprofundar sobre os projetos? Pois é, chegou a hora. Se existe uma coisa que eu adoro é quando se é possível juntar moda x bem estar social.
O Periferia Inventando Moda é um projeto que visa trazer para a favela (comunidade) de Paraisópolis em São Paulo diversos cursos como: Costureiras, cabeleireiros, maquiadores, modelos, fotógrafos enfim todas as áreas que tenham a ver com esse universo fashion.
A ideia do projeto consiste em ajudar aqueles que ficam o dia todo na rua ou estão desempregados, a terem acesso a um universo que é considerado apenas das elites. Esse projeto é bom para trazer visibilidade a uma realidade muito presente nas grandes cidades, as das comunidades ou favelas (depende de onde você mora) e o como elas são sim influenciadas pela moda seja de revista ou novela.
Um trecho da revista Carta Capital: "A iniciativa, criada por Alex Santos há cerca de dois anos, em parceria com Nilson Mariano, é uma série de workshops para 25 aspirantes a modelos, em aulas que acontecem no CEU Paraisópolis. Eles aprendem a desfilar, a coordenar postura e expressão e recebem orientações sobre como fazer entrevistas ou como conseguir um desfile sem a ajuda de agências. Contam, também, com suporte psicológico."
Acho que o que eu mais gosto não é nem o fato de eles também produzirem desfiles e darem a cara a tapa e sim do universo que eles criaram, modelos que surgiram em Paraisópolis hoje desfilam até para Alexandre Herchcovitch, os avanços são e muito significativos.
Quando alguém pensa fora da caixa e traz uma realidade dessas para o cotidiano das pessoas, é como mudar todos os dias o pensamento de alguém. É permitir mudanças e principalmente, ajudar no bem estar social de quem está ao seu lado. Outra coisa que o Alex falou na mesa redonda é que as pessoas conhecem Paraisópolis pela violência ou pela novela da Globo, mas não percebem que ali está cheio de cultura e diferentes etnias, é uma mistura que deu certo. Em entrevista a Carta Capital ele disse “O foco do projeto é ajudar as pessoas que têm coisas pesadas na vida, problemas emocionais, por meio da transformação da autoestima e mostrar que a periferia também tem cultura”.
O que eu quero mostrar com isso, é que a moda não é feita só de alta costura, ela é feita de pessoas. São Paulo têm uma diversidade cultural enorme que pode ser vista de forma significativa em Paraisópolis, nem só de ricos a moda é feita. Eu sou branca, classe média e nunca sofri preconceito, mas isso não me impede de ter um olhar atento aos outros andamentos da moda e perceber que esses projetos são de importância muito grande.
E então, o que acharam?
31 comentários
Oi Cah!
ResponderExcluirAmei amei amei esse projeto. Com certeza, a moda é feita de pessoas, acima de tudo. É muito legal quando iniciativas desse tipo desenvolvem talentos né? Também participo de um projeto social (mas o meu é administrativo, por conta da facul, se chama PROSURDO, caso queira dar um google, hahah) e olha, é gratificante demais quando aparecem os resultados.
Beijos!
claramenteinsana.com
Sim,, é muito legal! Ai vou dar um Google, adoro projetos sociais :3
ExcluirEsse projeto é muito bom!!! A moda ja faz parte de São Paulo. Em todos os cantos encontramos gente estilosa e disposta a mostrar esse estilo para o mundo!
ResponderExcluirBlog AmigaDelicada.com ❥
Sim, concordo com você!
ExcluirEsses projetos são muito legais! Integram pessoas que não tem condições e muitas vezes, nem tantas expectativas e mostram que é possível sim poder fazer o que se quer.
ResponderExcluirAdorei o post! Conheço alguns moradores de lá e foi muito legal conhecer melhor o projeto.
Beijo
Blog Lua Soares
Sim, integram muito! Infelizmente não conheço ninguém que mora lá :(
ExcluirQue demais! Realmente conhecemos a comunidade pela novela e pela violência, mas é repleta de cultura.
ResponderExcluirAdorei sua frase sobre moda; "moda é feita de pessoas". É bem assim mesmo! E moda não é para determinada classe social não.. é bem essa questão que o projeto levantou.
Amei amei. Vou procurar mais depois.
Beijos,
Bi.
- www.naogostodeunicornios.com
Sim, tem muita coisa boa envolvida que ninguém fala!
ExcluirAi que bom que gostou :3
Nossa que legal! Adorei o projeto <3 beijos
ResponderExcluirwww.blogbelezamake.com
Que bom que gostou :3
Excluirincrivel um projeto desses sair da comunidade pra passarelas, e as peças sao msm lindas!
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Não só as peças, o projeto todo é legal!
ExcluirAdoro este projeto tnato que quando me convidaram a desfilar minha Ecojóias aceitei na hora , que ro me inte4grar acada vez mais ao projeto , ja que meu foco é ensinar minhas técnicas para quem precisa aprender , trabalhar com resíduo educa , conscientiza e faz com certeza um mundo melhor , gratidão por ter participado com minhas jóias deste desfile !!! bejim
ResponderExcluirAi que legakl! Nossa, muito feliz de você ter vindo falar aqui comigo, mesmo <3
ExcluirSuper concordo com você.
ResponderExcluirA moda é feita de pessoas e não de alta costura.
Adorei saber sobre o projeto e conferir um pouco.
Beijos!
Blog Pam Lepletier
Sim, se não fosse as pessoas, a moda nem existiria :3
ExcluirQue projeto maravilhoso!! é bom saber que ainda existem pessoas que vêem além do mundo da elite, pensa em pessoas comuns e que são fantásticas com seus culturas. Amei saber desse projeto incrível.
ResponderExcluirhttp://www.teoremademahlli.com.br/
Esse projeto me conquistou exatamente por pensar fora da caixa <3
ExcluirPrimeiro: adorei o post, Carla. Não conhecia o projeto, mas que coisa boa poder saber um pouco sobre essa iniciativa. Acho bom assim, quando as coisas são usadas pra integrar, pra ajudar, fazer crescer.. Já participei de projetos com esporte quando tava na faculdade e era uma delícia ver um pouquinho que seja de resultados. Gostei de ver um projeto de moda integrativo assim, acho que a moda tem que servir pra emponderar as pessoas e não o contrário. Lindo post!
ResponderExcluirUm beijo!
Heeey, Maria! | Fanpage
Também acho, acredito que quando algo ajuda a empoderar a pessoa e o mundo melhora e muito!
ExcluirMuito obrigada por nos apresentar esse projeto incrível. É tão bom saber que a moda, e não apenas os esportes, está ajudando as pessoas a terem uma vida melhor! Beijinhos, Beatriz.
ResponderExcluirwww.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br
De nada :3 Sim, todo mundo acha que só esporte ajuda e esquece de coisas banais
ExcluirOlá, Cah!
ResponderExcluirDá uma sensação boa ver projetos lindos como esse, afinal, a moda tem que ser de todos para todos. Parabéns pelo post.
Blog Entretanto
Sim, quando ela for para todos tudo vai melhorar e muito :3
ExcluirSem dúvida nenhuma esse projeto é muito interessante e vale a pena ser divulgado.
ResponderExcluirTe indiquei para um prêmio e espero que goste :)
http://paginasempreto.blogspot.com.br/2016/05/post-bonuspremio-dardos.html
Beijos
Vale muito a pena e muito obrigada pela indicação :3
ExcluirCaah, que projeto legal, adorei demais! Acho incrivel esses projetos que ajudam no bem estar social das pessoas, é uma troca de aprendizado enorme!
ResponderExcluirwww.blogamorarosa.com
Ajudam e muito :3
ExcluirUau, que projeto mais incrível, mais humano, mais especial <3
ResponderExcluirAcho que mais pessoas deveriam saber da existência desse projeto, assim como eu que não conhecia, deve ter milhares de pessoas que também não conhecem. Mas, a iniciativa é muito boa e admirável. Agradeço por compartilhar esse projeto com a gente! Muito bacana mesmo =)
Amore, tem post novo lá no blog, te convido a vir conferir! =)
Beijos
Amanda Z.
www.diariodelooks.com
Sim, muito humano! Eu só fui conhecer na palestra mesmo, de nada :3
ExcluirQue legal esse projeto! Não o conhecia ainda, mas adorei ficar sabendo. E assim como eu não conhecia, creio que tem muita gente que não conhece ainda e na minha opinião, mais gente deveria ficar sabendo, pois é realmente mt bom!!
ResponderExcluir