Componentes naturais que auxiliam na beleza da pele e dos cabelos

08 novembro

Biomédica esteta explica os benefícios dos cosméticos naturais do momento


Usar cosméticos naturais tem sido uma das minhas escolhas atuais, principalmente por eles terem menos substâncias químicas que podem nos prejudicar. Um bom exemplo aqui são os produtos de cabelo que prometem cuidar mas tratam a aparência e não a estrutura do fio, portanto não cuidam e prejudicam se usadas em excesso.

Cuidar da saúde e da beleza se tornou algo essencial na vida de muitas pessoas. Quem é que não se preocupa com a aparência e investe em produtos para ressaltar ainda mais a saúde e aparência da pele e do cabelo? Em tempos de constante acesso à informação, cada vez mais prezamos pelo conhecimento de alguns componentes naturais e cosméticos que podem auxiliar em diversos tratamentos.

Para esclarecer os componentes dos cosméticos naturais e seus benefícios, a biomédica esteta Monica Batista, do Rio de Janeiro, explica os benefícios dos produtos que estão em alta no momento.

Ácido hialurônico: Você já deve ter ouvido ou lido esse nome quando o assunto é beleza e bem-estar. O ácido hialurônico é uma molécula de açúcar presente no organismo que atrai a água e pode atuar como um lubrificante. Dentro do nosso corpo ele está 56% presente em nossa pele, preenchendo o espaço entre as células, as mantendo lisa, elásticas e bem hidratada. Com passar do tempo, sua produção vai diminuindo, por isso há diversos tratamentos em que são aplicados esse ácido e produtos com esse componente principal para dar mais viço à pele. Encontramos esse ativo em diversos cosméticos para a pele.

Ureia: A ureia também está presente em nosso organismo. É um ativo usado em cosméticos devido ao seu poder de hidratação, já que tem capacidade de se unir à água e reter umidade na pele, estimulando a produção de colágeno, diminuindo a flacidez e a escamação da pele. É indicada para ser aplicada em áreas ásperas, como pés e cotovelos, mas pode ser usada em todo o corpo, geralmente é encontrada como fórmula de hidratantes.

Óleo de coco: Queridinho da vez, o óleo de coco extraído da fruta serve como hidratante natural dos cabelos e da pele, aumentando a maciez e o brilho. É rico em vitamina E e tem propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres e alto poder de hidratação. Também auxilia na diminuição da caspa.

Camomila: Tem ação calmante e suavizante. Há diversos cosméticos como shampoos, cremes e óleos com base de camomila. Outra forma de aproveitar os poderes da flor é em forma de chá. Compressas geladas na pele do rosto e corpo, além do uso no cabelo pode trazer vários benefícios. Um deles é a diminuição das olheiras por relaxar a área dos olhos.

Argila Branca: É um componente de origem mineral, composta por óxido de alumínio, óxido de silício e água, com poderes medicinais. A argila é usada em tratamentos de pele e cabelo, por esfoliar a pele e o couro cabeludo, absorver toxinas e impurezas, estimular o crescimento dos fios, pois ativa a circulação, eliminar a oleosidade da pele e do cabelo e ter efeito calmante. Fazer uma máscara de argila antes de se maquiar, pode ajudar a fixar mais os produtos, além de deixar a pele mais macia e bonita.

Mel: Grande aliado da beleza por ser rico em vitaminas minerais e enzimas naturais, o mel ajuda a limpar e conservar a elasticidade da pele, eliminando as toxinas, ajudando a minimizar  manchas de acne. Nos cabelos, hidrata e desintoxica a raiz dos fios, deixando-os mais sedosos e hidratados.

Para quem é do Rio de Janeiro e se interessa por essa medicina que indica produtos naturais segue o contato da biomédica:

Serviço:
Dra Monica Batista Biomédica Esteta
Av. Américas 3.500 - bl 4 - Sala 437 Barra da Tijuca Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 21 2431-2766 / (021) 2527-1744
Redes sociais: @dra.monicabatista


Pauta sugerida por:
Amanda Ivanov

@amanda_ivanov
jornalista | 

You Might Also Like

20 comentários

  1. Carla que dicas preciosas! Realmente quantos menos quimicos nocivos melhor para nos, amei demais essa postagem pois eu ate conhecia a maioria dos componentes mas nao sabia que faziam tao bem! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Muitas dicas ótimas, Carla! Ótima pauta! Já uso óleo de coco e mel nas minhas rotinas de cuidados, também uso argila verde - que também é ótima pra controlar oleosidade - e em breve vou começar um tratamento com ácido hialurônico. Já tô louca pra ver os efeitos dos componentes que ainda não usei xD

    Um beijo!
    Hey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu preciso comprar argila verde, tudo que tem argila faz super bem pra mim! Ai que legal, depois me conta ♥

      Excluir
  3. ah super legal mesmo saber mais ainda desses componentes que estao presentes em MUITOS dos cosméticos que a gente usa

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Carla, adorei a pauta! Tenho usado ureia e adoro!
    Não sabia que o óleo de coco diminuía a caspa!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Usar coisas naturais é o que tem de melhor, pena que as vezes é muito caro :(

    Beijos

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
  6. Querida Carla, achei essa publicação super útil confesso! Por acaso, já tenho o hábito de tentar procurar por todos esses ingredientes nas fórmulas dos produtos que utilizo, especialmente ácido hialurónico!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla, eu também estou sempre atrás de produtos com composição mais natural (e menos prejudicial para o meio ambiente). Muito bom saber mais sobre esses ingredientes!

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de saber mais sobre as substâncias que usamos e que estão presentes em nosso corpo, cuidar de si mesma é muito importante.


    Zíper Chique

    ResponderExcluir
  9. Os produtos naturais são os melhores para cuidar tanto da pele quanto dos fios!!
    Beijoss
    http://www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante. Adorei conhecer mais fãs propriedades da camomila.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir

Popular Posts