“Uma história pra contar”: Caio de Alcântara Machado recebe homenagem durante a FebraTêxtil 2018

21 outubro

Exposição destaca a trajetória do pioneiro na realização de feiras industriais de negócios no país, focando na história de mais de 50 anos da Fenit/Fenatec
Vai dar Jacaré”! O publicitário que tornou esta frase famosa entre os empresários da indústria têxtil brasileira foi o mesmo que idealizou, promoveu e organizou a primeira feira industrial de negócios no país, a Fenit - Feira Nacional da Indústria Têxtil, posteriormente complementada pela Fenatec - Feira Internacional de Tecelagem: Caio de Alcântara Machado. E o Dr. Caio, como era respeitosamente chamado, terá sua trajetória empreendedora homenageada durante a FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil 2018, que acontece entre os dias 23 e 25 de outubro, no Anhembi Parque, das 13h00 às 20h00, na capital paulista.
uma história pra contar feira têxtil
Painel da Exposição "Uma história pra contar"

A homenagem será realizada com a Exposição “Uma história pra contar”, assinada pela agência GFT – Glam Fashion Team, que reúne 1 Painel e 12 Totens,  apresentados no formato pop-up. Seis Totens serão ilustrados por fotos das modelos da Fenit, recortadas e colocadas à frente do painel de fundo, permitindo ao público interagir com a Exposição, produzindo fotos no corpo das modelos vestidas como a moda da época.
exposição caio de alcântara machado
Caio de Alcântara Machado// foto: divulgação

A Mostra conta a história de mais de mais de 50 anos de sucesso da Fenit/Fenatec. Promovida pelo FCEM|Febratex Group – responsável também pela promoção e organização da FebraTêxtil com parceria do Grupo MJC|Textília na área comercial e na orientação mercadológica -, a Exposição conta com o apoio das empresas LYCRA®, Rhodia Solvay, CHT Brasil Química, Golden Technology, NILIT, Santista Jeanswear e SPG Prints.

Estamos assistindo a diversos resgates – na moda, na música, no cinema -, num movimento de busca de referências importantes para equilibrar o momento conturbado pelo qual o mundo está passando. E fico muito feliz por essa homenagem, que resgata a trajetória do meu pai, da qual a Fenit, complementada posteriormente pela Fenatec, foi, com certeza, o principal marco. Planejado com o objetivo de promover a indústria têxtil nacional, o evento introduziu junto aos empresários brasileiros a cultura da participação em grandes feiras industriais de negócios, ao mesmo tempo em que abriu mercado para profissionais como modelos e fotógrafos e alavancou o surgimento de uma mídia especializada em moda e beleza. Minha gratidão ao Grupo FCEM, na pessoa de seu diretor-presidente Hélvio Roberto Pompeo Madeira, como promotor da mostra, aos apoiadores e a todos os profissionais que contribuíram para a realização desta Exposição que dá aos jovens profissionais do setor têxtil a oportunidade de conhecer um pouco sobre uma feira que chegou a reunir 2.000 expositores e a receber cerca de 200 mil visitantes e aos mais experientes, que viveram a Fenit|Fenatec no auge de sua grandeza, a oportunidade de fazer um viagem mágica a um evento que realizou mais de 50 edições e proporcionou a formação de uma geração pioneira no setor de eventos e nos departamentos de criação, marketing e vendas das empresas têxteis e de moda”, declara Caio de Alcântara Machado Jr., o Caito, que começou a trabalhar com o pai aos 13 anos e atuou no setor durante toda a sua vida profissional.
feira têxtil moda e negócios
Caio de Alcântara Machado Jr., o Caito// foto: divulgação

Hélvio Roberto Pompeo Madeira, diretor-presidente do FCEM|Febratex Group, declara: “Para nós, do Grupo FCEM, a Fenit/Fenatec sempre foi um exemplo de excelência a ser alcançada em nossos eventos, na sua grande maioria voltados à tecnologia para a indústria têxtil. Mais recentemente, com o projeto de resgatar para o Brasil a realização de uma feira com materiais têxteis, serviços e tecnologias voltadas para as confecções, varejo e profissionais de moda brasileiros, as Feiras do Dr. Caio passaram a ser uma inspiração preciosa para oferecermos ao mercado exatamente o que ele precisa e deseja, sempre à frente do momento atual”. “Por tudo isso, a iniciativa de uma homenagem a este empreendedor visionário que idealizou as feiras de negócios do segmento têxtil de maior prestígio já realizadas no país”, completa Pompeo.
diretor do fcem febratex group
Hélvio Roberto Pompeo Madeira, diretor-presidente do FCEM Febratex Group// foto: Dorival Zucatto

A abertura oficial da Exposição “Uma história pra contar acontece no dia 23 de outubro – primeiro dia de realização da FebraTêxtil -, com a presença de dezenas de empresários, dirigentes de entidades, profissionais de modajornalistas, que serão recebidos por Hélvio Roberto Pompeo Madeira e Caio de Alcântara Machado Jr.

FebraTêxtil

feira brasil têxtil moda e negóciosPromovida pelo FCEM|Febratex Group - com parceria do Grupo MJC|Textília na área comercial e na orientação mercadológica -, a FebraTêxtil funciona como uma plataforma de oportunidade para conferir as novidades de algumas das mais importantes empresas têxteis, nacionais e internacionais, suprindo uma lacuna de anos durante os quais o Brasil está ausente do calendário de feiras têxteis latino-americanas. A estratégia do evento é representar a cadeia de valor da moda, permitindo aos expositores e aos visitantes um ambiente de negócios e de troca de informações, inteligência de mercado e de relacionamento.
FebraTêxtil conta com o apoio das principais e mais representativas entidades da cadeia têxtil brasileira: Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, ABVTEX –  Associação Brasileira do Varejo Têxtil; ABRAFAS  – Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificias e Sintéticas; SIETEX  – Sindicato da Indústria de Especialidades Têxteis do Estado de São Paulo; SINDITEC  – Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré; SINDITÊXTIL CE - Sindicato das Indústrias de Fiação e SINDITÊXTIL SP - Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo; e Tecelagem do Estado do Ceará.



Sobre o FCEM|Febratex Group
 FCEM|Febratex Group é uma empresa 100% brasileira que está no mercado há mais de 25 anos, especializada na promoção e organização de feiras de negócios, principalmente nos segmentos de máquinas e insumos para o setor têxtil, de impressão digital e coureiro-calçadista.

O portfólio da empresa reúne as seguintes feiras de negócios: AgresteTex – Feira de Máquinas, Serviços e Tecnologia para a Indústria Têxtil; Febratex – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil; FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil; FEMICC – Feira de Máquinas para a indústria Coureiro-Calçadista; Maquintex - Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil; Signs Nordeste - Feira de Equipamentos e Serviços para a Indústria de Impressão Digital, Gráfica, Sinalização e Serigrafia; e Tecnotêxtil Brasil - Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil.


Serviço:
FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil 2018
Data: 23 a 25.10.2018
Horário: 13h00 às 20h00
Local: Anhembi Parque – São Paulo - SP

You Might Also Like

6 comentários

  1. Confesso que não conhecia essa feira não. Mas achei bem interessante essa exposição em homenagem ao Caio!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a feira ainda, eu adorei saber mais.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante está feira,gostei bastante de saber mais sobre a mesma.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir

Popular Posts