12 passos para começar a organizar o casamento

03 fevereiro

Noivamos! E agora?

Muitos noivos sonham com o casamento, mas assim que decidem oficializar essa união se deparam com uma lista enorme de afazeres e se perguntam: - Por onde começar?


O casamento é mesmo um evento cheio de detalhes, como local, cardápio, decoração, música, roupas, doces... É comum os noivos se sentirem perdidos sem saber por onde começar. Vou dar algumas dicas e auxiliá-los a fazer um cronograma para iniciarem os preparativos dessa linda festa e aproveitarem cada segundo dessa preparação sem estresse.



Ficamos noivos, e agora? Por onde começar os preparativos do casamento. Com Checklist.


1 - Conversem
Antes de tudo, batam um bom papo sobre tudo, sobre o que gostariam de fazer, tamanho da festa, o que vocês imaginam de todo o evento e acertem quais são as prioridades.



2 - Decidam se querem mesmo uma festa de casamento
Nessa conversa decidam se querem mesmo uma festa, muitas casais optam por só casar no civil, fazer uma festa pequena, fazer uma viagem... Pensem juntos o que mais agrada vocês.

3 - Decidam um orçamento
Pronto, vocês decidiram que vão fazer a festa, mas qual o orçamento de vocês? Antes de começar os preparativos calculem até quanto podem gastar, para não passarem do limite ou se frustrarem. Com o orçamento fechado façam pesquisas, negociações, com calma e dedicação vocês conseguem organizar um casamento lindo único mesmo com um orçamento mais enxuto.

Eu gosto muito de organizar meu orçamento pelo site www.casamentos.com.br , ele também possui aplicativo, para você poder controlar a verba, listas e fornecedores pelo computador ou celular.

Lá você consegue colocar o quanto pretende gastar no total e ele divide por percentual em torno de quanto você deve gastar em cada item. Além de você poder adicionar os itens que for contratando, o valor, as parcelas... Excelente para controlar os pagamentos, ele me ajuda muito na organização e controle do orçamento e do casamento em geral.

Ficamos noivos, e agora? Por onde começar os preparativos do casamento. Com Checklist.
Estimativa de percentual de gastos no casamento


4- Escolham um data
Para você fechar a igreja, buffet ou chácara, primeiro é necessário saber a data que vocês tem preferência, para verificar disponibilidade e até o preço, que pode alterar de acordo com o período. Conversem se vocês tem uma data especial, ou alguma estação de preferência.
Eu e meu noivo por exemplo, optamos por casar no dia 01/11/2020, pois é o dia do nosso aniversário de 10 anos de namoro, é uma véspera de feriado e queríamos casar na primavera.

Ficamos noivos, e agora? Por onde começar os preparativos do casamento. Com Checklist.


5 - Faça a lista de convidados

A quantidade de convidados precisa ser previamente definida, pois irá influenciar em praticamente todos os contratos que você irá fechar. A lista vai nortear vocês, por exemplo, na escolha do local e no preço. É necessário verificar se o local comporta o número de convidados, não sendo pequeno ou grande demais para a quantidade de pessoas. E muitos itens da festa são cobrados por pessoa, como comida,  bebidas, doces e lembranças.


6 - Escolham um estilo / tema
É legal também antes de procurar e fechar fornecedores, escolher o estilo de casamento que vocês desejam. No campo, na cidade, em igreja, chácara, com muitas flores, clássico, rústico, romântico, moderno...


Definindo o estilo vocês terão um modelo a seguir, ajudando a escolher o local, como um sítio, uma igreja clássica, um galpão moderno, uma balada. E até mesmo pode influenciar no cardápio, nas roupas, na música. Todos os detalhes podem ser pensados de acordo com o estilo ou tema que for a carinha de vocês.
Ficamos noivos, e agora? Por onde começar os preparativos do casamento. Com Checklist.
Mesa do bolo de casamento com estilo rústico no campo

7- Salvem referências
Buscar na internet, Instagram e Pinterest, algumas referências pode te ajudar a ter ideias e decidir o que vocês mais gostam em um mundo de opções.

Ficamos noivos, e agora? Por onde começar os preparativos do casamento. Com Checklist.
Referências no Pinterest


8 - Escolham o local

Pronto, vocês já sabem o dia que gostariam de casar, quanto podem gastar e qual o estilo que querem pro grande dia de vocês, agora estão prontos para escolher o local para dizer o SIM!

Separe os lugares que mais te agradam e fazem o coração bater mais forte, entre em contato, pergunte valores, disponibilidade e negocie. Com a visita você poderá conversar melhor sobre os serviços e pagamento. Com certeza, quando você visitar o local dos sonhos irá saber que é ele.
Prontinho? Local fechado?
Agora você tem a data e endereço certinho para poder buscar os outros fornecedores.
Ficamos noivos, e agora? Por onde começar os preparativos do casamento. Com Checklist.
Villa Sansu - Espaço de Casamentos e Eventos



9 - Monte um checklist
Agora que já tem data e local estão prontos para buscar os outros fornecedores, então montem um check list com tudo que gostariam de ter, ou peguem um modelo na internet e acrescentem ou tirem o que acharem necessário para deixar dentro do que vocês imaginam e comecem a construir esse sonho.
Eu deixo aqui o check list que eu montei e estou usando para auxiliar vocês, ele é editável em Excel, então vocês podem baixar e já começar a usar.
Clique aqui para download do checklist


10 - Escolham uma paleta de cores

A paleta de cores também vai ser importante para dar personalidade ao seu casamento e para a definir itens que vão compor a identidade visual que querem dar a festa, como na decoração e papelaria.


Ficamos noivos, e agora? Por onde começar os preparativos do casamento. Com Checklist.



11- Busquem os fornecedores principais
Agora vocês já estão com a festa toda em mente, hora de colocar tudo em prática e começar a buscar os fornecedores principais, ou seja os mais importantes e que levarão a maior parte da sua verba. Esses fornecedores são:

  • Buffet (comida)
  • Bar
  • Decoração
  • Fotógrafo
  • Música (orquestra para cerimônia e banda ou Dj para a festa)
Ficamos noivos, e agora? Por onde começar os preparativos do casamento. Com Checklist.


12 - Sigam o check list buscando o restante dos fornecedores e CURTAM MUITO A CONSTRUÇÃO DESSE SONHO JUNTOS!

Seguindo todos os passo acima, sua festa já está bem encaminhada, mas ainda faltarão muitos fornecedores importantes e tarefas a fazer, como escolher os convites e toda a arte de papelaria, o celebrante, o bolo e docinhos, bem casados,
 o casamento civil, as lembrancinhas, as roupas e acessórios de noivos, padrinhos, daminhas e pajens, a lua de mel, etc.


Mas calma, segure seu check list em uma mão, a mão do seu amor em outra e curtam cada segundo destes preparativos.

A festa dura algumas horas, mas as lembranças de cada momento em que vocês construíram esse sonho juntos vai ficar pra sempre. Cada risada, cada plano, cada visita, o coração batendo mais forte, as anotações, as lágrimas quando se vê pela primeira vez no vestido de noiva... Vocês verão que durante todo o preparativo irão viver momentos únicos, aproveite-os!



You Might Also Like

1 comentários

  1. Gostei do blog e deste artigo em particular que me chamou a atenção, obrigado pela partilha, valeu!

    até já,

    joaoferrao.pt

    ResponderExcluir

Popular Posts