"Areia Movediça" fala mais que sobre uma tragédia

21 janeiro

E se você estivesse na escola, presenciasse um atentado e acabasse presa por isso? Essa é a história dessa pequena minissérie. Maja é uma estudante que sempre tirou boas notas e era rodeada de bons amigos, mas não era popular. Então em um de seus verões ela começou a namorar o Sebastian, um relacionamento que já começou de forma estranha.

No primeiro momento somos apresentados ao atentado e a Maja sendo presa e confusa com tudo que possa ter acontecido. Ela é então levada à um centro de detenção para adultos, já que fazia algumas semanas que havia se tornado maior de idade, e começa seu interrogatório.

resenha areia movediça série netflix


Durante esse período somos apresentados em como eles se conheceram, começaram a namorar e como Sebastian foi adentrando sua vida de uma forma grotesca e perturbadora. Nessa minissérie eu percebi muitos elementos de Control X ou mesmo de outras séries adolescentes, porém tratados de forma mais séria e menos grotesca.

Nessa série não vemos redenção e somos levados à conhecer a claustrofobia que pode ser estar presa sem contato nem com seus pais ou mesmo saber sobre o mundo exterior. Durante os interrogatório Maja é levada ao extremo em suas lembranças e sentimentos, se tornando um misto de culpa e também de entender como ela se deixou levar aquilo.

Em todo o momento nos perguntamos se ela arquitetou juntamente ao então namorado tudo aquilo ou se estava lá por acaso. As perguntas vão aumentando, mas outras vão sendo respondidas. Como por exemplo: Maja estava em uma relacionamento abusivo, de controle e principalmente de tentativa de submissão.

Em muitos momentos percebemos que mesmo rodeada de pessoas incríveis ela se sente sozinha e se questiona se realmente alguém poderia a tratar diferente. E nos escancarando como funciona as festas de jovens em grande parte e o porquê eles são levados as drogas, bebidas e festas mesmo tendo tudo, inclusive oportunidades.

Nem  tudo é colorido e muitas vezes é preto no branco, a forma como a série aborda a narrativa me lembrou “Precisamos falar sobre o Kevin” em que em todo o momento a atmosfera é pesada, mesmo que o momento aparenta ser divertido. Pelo menos minha impressão foi estar à todo instante esperando o que o Sebastian ia aprontar e como a Maja iria lidar com isso.

Muitas vezes pensamos que relacionamentos abusivos ocorrem quando um dos dois é mais velho ou mesmo depois de certa idade e esquecemos que na adolescência há muito disso e que é quando formamos nosso caráter e é exatamente nesse ponto que a série bate. A Maja realmente desejava fazer isso? Não parecia, tendo em vista suas notas altas e sua expectativa de estudos que eram imensas.

Não é uma série leve e muito menos fácil em ser digerida, não indico para todos, pois pode conter gatilhos para quem assiste. Caso você não possua nenhum tipo de problema em relação à estupro, relacionamento abusivo e tóxico (ou mesmo violência) indico que assista, caso contrário é melhor passar longe.

 

You Might Also Like

1 comentários

  1. Parece ser uma série bem densa mesmo. Não conhecia a série. Grato por conhecê-la.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Popular Posts