Moda Sustentável: Marcas brasileiras que usam tecidos ecológicos

17 março

Uma coisa que sempre pensei muito sobre a moda é como ela muitas vezes perde grande parte de material, eu com minha pouca experiência já desperdicei muito tecido somente comprando a mais. A verdade é que sempre penso que em meio à todo o desperdício existente poderíamos dar um jeito de salvar metade das coisas, apenas reutilizando ou criando tecidos sustentáveis.

Eu pensei ainda mais nesse assunto após ver esse link (antigo por acaso) em que mostra os tipos de tecidos diferentes sustentáveis que a moda tem desenvolvido, afinal: Quem não gosta de dar uma pausa no consumismo exagerado algumas vezes né? E também esse link, com um guia de lugares que fazem uma moda sustentável em São Paulo.

A verdade é que como sou muito ligada a causas nacionais dei uma googada aqui em projetos sociais ambientais envolvendo moda em São Paulo e me lembrei de ter visto o Ecoera que todo ano realiza um desfile só com roupas com materiais recicláveis e olhando o site encontrei algumas coisas:

Vencedora do Prêmio Ecoera 2015 ela cria roupas de forma sustentável, como é possível ver aqui. Além de usar em alguns casos tecidos com extratos vegetais, toda a tintura é feita com materiais naturais, como o café por exemplo, evitando assim a poluição do ambiente com produtos que o prejudicam. Percebi que obviamente por ser um trabalho praticamente 100% artesanal, as roupas possuem um preço um tanto salgado (pelo menos pra mim), mas acredito que seu trabalho deve ser valorizado.

Essa é uma marca que conheci e me encantei com seu trabalho sustentável. Seus tecidos são de PET reciclável e materiais vegetais. Eles unem a ideia de design e moda em suas coleções e buscam sempre a união entre o urbano e o meio ambiente, para assim garantirem uma nova forma de enxergar a moda. Assim como a marca da Flávia, os preços também são salgados como por exemplo a bermuda  reciclada que custa R$179.

A Malwee também tem um histórico de sustentabilidade incrível e quem não conhece a marca, vale a pena dar uma olhada.
Existem diversas marcas com esse intuito pelo Brasil e eu acho isso ótimo! Quem conhecer mais me avise.

E vocês? Gostam de uma mais mais ecológica e sustentável?

You Might Also Like

20 comentários

  1. Que mara!
    Acho que com o tempo essas questões estarão mais em destaque e importância, e as roupas, que são item super importante para nós, virá com essa pegada ecológica. Super apoio.
    Beijos
    www.garotasdiferenciadas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu não conhecia nenhuma delas. Lembro que fiz um trabalho pra uma disciplina uma vez e pegamos como case uma empresa que faz camisetas com fibra elaborada a partir da garrafa pet, achei interessantíssimo isso! Mas acredito que não era essa EMescla, mas não lembro o nome :/ Gostei muito de saber das propostas dessas duas marcar, muito bacana o trabalho pensando em todo ciclo de uso.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia as marcas, mas fiquei feliz em saber que elas estão se preocupando com isso. Gostei bastante da proposta.
    Beijo
    www.garotaestelar.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito legal! Que em breve mais marcas abracem isso né?!

    ResponderExcluir
  5. Acho essa proposta bem legal, uma vez comprei uma camiseta pro meu noivo que era feita de garrafa pet, mas não me lembro do nome da marca.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  6. Que propostas legais.
    Não fazia nem idéia que a Malwee também está mais o menos nessa linha.
    Adorei ficar por dentro do assunto e vou procurar saber mais.
    Beijos
    Kauany Santos - Matéria Feminina

    ResponderExcluir
  7. Adorei a proposta dessas marcas. Hoje em dia todos nós só saímos ganhando com iniciativas assim!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  8. Que post legal! Eu não fazia ideia de que marcas usam tecidos ecológicos ou não, e hoje em dia (mesmo que muitos não deem tanta importância) iniciativas como essa podem começar a mudar bastante coisa!

    Beijinhos,
    delicadacomoumcacto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que bacana saber que tem marcas já com essa iniciativa bacana. Não conhecia elas em especial e curti muito o estilo.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Me apaixonei pela bermuda. Espero que ela seja masculina haha
    Adorei essa causa de produtos recicláveis. Se todos pensassem assim né?

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Essa iniciativa é muito importante,sem falar que as roupas são bonitas :)

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir

Popular Posts