KATHARSIS – “O Diabo veste Prada”, de Lauren Weisberger e a adaptação para o cinema

22 agosto

           Olá, pessoas! Hoje vou falar um pouco de um livro que eu gostei muito e cuja adaptação para o cinema completa 10 anos agora em 2016. O Diabo veste Prada foi lançado em 2001 e ganhou o coração do público, principalmente depois da versão cinematográfica com Meryl Streep e Anne Hathaway. Eu li o livro pela primeira vez depois de já ter assistido ao filme algumas vezes, e essa foi uma experiência que me ajudou bastante a entender como funcionam as adaptações para o cinema. Como boa Potterhead que sou, amante e fã de Harry Potter, já estava acostumada a ver coisas diferentes nas páginas e na telona, mas descobrir as diferenças entre o livro de Lauren e o filme de 2006 deixou a leitura ainda mais interessante. Como minhas resenhas não têm spoilers, quem ficar curioso vai ter que ler (~risada maléfica~).

            O livro, assim como o filme, acompanha um ano na vida de Andrea Sachs, jornalista recém-formada e cheia de sonhos. Andy consegue “o emprego que toda garota gostaria de ter”, como assistente da editora Miranda Priestly, chefona da revista de moda Runway. O problema é que a chefe faz da vida da garota um inferno. Sempre pensando em seu próprio sucesso, Miranda não pensa duas vezes antes de humilhar, intimidar e até demitir um funcionário por causa de uma pequena falha. O emprego causa inúmeros problemas a Andy, que enfrenta aquilo tudo em busca de uma oportunidade maior no concorrido mercado editorial nova-iorquino.
            Sabe aquele chefe, ou até mesmo professor, super abusivo, que acha que só porque é superior a alguém pode fazer todo mundo de gato e sapato? Essa é Miranda. Acredito que todo mundo já teve (ou terá) uma experiência como a de Andy, eu mesma me identifiquei muito com ela. O final do livro é catártico (juro que não é um trocadilho com o nome da coluna) e foi uma grande surpresa para mim, pois não está no filme. Alguns detalhes da trama, naturalmente, são omitidos na hora da adaptação (o que nos decepciona às vezes), mas no caso de O Diabo veste Prada, o final foi bastante modificado. Isso não deixou o filme ruim, apenas diferente do livro. Além, disso, deixou a leitura muito mais gostosa para quem já tinha visto o filme várias vezes, como eu. Talvez esse final inviabilize uma adaptação do segundo livro, A vingança veste Prada, que se passa dez anos depois do primeiro, pois algumas coisas não fariam muito sentido e precisariam ser muito bem explicadas.


            Por que assistir? O Diabo veste Prada (filme) conta com Meryl Streep no papel de Miranda (na minha opinião, qualquer filme com Meryl Streep no elenco já merece ser assistido apenas por ter Meryl Streep no elenco) e Anne Hathaway como Andy (a nossa Gisele Bündchen faz uma pontinha no filme também). A atuação do elenco é ótima, o filme é leve e bem humorado, perfeito para uma tarde de domingo ou de férias, a trilha sonora é nostálgica (em 2006 ela era super moderna) e os figurinos são incríveis. 

Meryl vai te fazer amar a odiosa Miranda!

            Por que ler? Para quem já viu o filme, é uma oportunidade de revisitar a história com maiores detalhes e com um final um pouco diferente do que estava acostumada. Para quem não viu, é uma boa leitura de entretenimento, que vai te fazer sentir raiva e admiração ao mesmo tempo pela chefe tirana de Andy. Além de a leitura do primeiro livro ser quase essencial para quem ficou com vontade de ler o segundo, tendo visto o filme ou não. É bom lembrar que livros e filmes são coisas diferentes. Nem tudo que está nas páginas vai bem na telona, e o cinema não admite alguns buracos que a literatura deixa. Por isso é sempre importante assistir a uma adaptação com o coração aberto, procurando curtir a experiência.
            O filme: O Diabo veste Prada (2006), direção de David Frankel
            Quanto? Na faixa de 20 reais
            O livro: Weisberger, L. O Diabo veste Prada. Rio de Janeiro, Record, 2011.

            Quanto? Na faixa de 50 reais

You Might Also Like

12 comentários

  1. Eu não li o livro, só vi o filme... mas creio que passear por esta história escrita deve ser muito bom! Essa Diaba aí parece uma chefe que já tive, aprendi muito com ela depois de sofrer, é logico kk

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Pois é, eu também tive uma experiência assim. Aprendi muito, mas ninguém merece sofrer assim, né?
      Beijos

      Excluir
  2. Eu só assisti o filme, mas amo ler e acho que a leitura é bem mais aproveitadora, mais descritiva. Vou procurar um exemplar e fazer a leitura, deve ter bastante coisa que não se mostra no filme.

    Abraços, www.escritoraentre4paredes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna.
      Aproveita, aposto que você vai gostar ;)
      Beijos

      Excluir
  3. Eu ainda não li o livro, mas sou dessas que gosta de ver filme e livro como dois mundos diferentes. Embora uma história remeta a outra, nunca vai ser igual. Principalmente que lendo um livro, o diretor do negócio meio que acaba sendo a nós mesmos. Dai na tela a cena não se encaixa com o que a gente sonha e lá vem, né.
    Mas creio que o livro seja tão ótemo quanto o filme *-*

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Carla,

    O filme é ótimo! Adorei a resenha do livro.. :)

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse filme é demais, com certeza o livro é incrível.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Já assisti e confesso que gostei bastante!
    Amei a resenha!

    Um beijo.
    www.anneabreu.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro esse filme! Nunca li o livro, mas o filme assisto sempre que passa, rs. Acho que se um dia esbarrar com o livro na livraria, compro! Fiquei curiosa com esse final diferente, rs.

    Beijos,
    Malu

    ResponderExcluir
  8. Amei o filme, fiquei doida pra essa leitura! Deve ser ótimo <3
    bjuxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  9. Eu amo o filme, mas nunca li o livro!
    Tenho muitaaaaa curiosidade, vou colocar na minha listinha!!!

    um bigbeijo <3
    http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu curto muito esse filme! Principalmente por ter moda envolvida hahahhaa, o livro nunca li.

    Beijos
    http://orangelily.com.br

    ResponderExcluir

Popular Posts