Serra Gaúcha na Grande São Paulo: A vila Inglesa chamada Paranapiacaba

09 março

Às vezes na correria do dia-a-dia e até quando a grana está curta, fica difícil viajar e conhecer lugares novos. Então resolvi dar algumas dicas de lugares pertinho, na grande São Paulo, onde podemos fazer um bate e volta, gastar pouco e aproveitar o final de semana na natureza, ou apreciar uma gastronomia diferente.


A dica de hoje é Paranapiacaba, a vila inglesa de Santo André, no ABC paulista.


distrito de parapiacaba


A 50 quilômetros da capital o local atrai visitantes por seu passado histórico, festivais, trilhas, clima bucólico e sua arquitetura de herança inglesa.

A pequena vila, no meio da mata atlântica foi ocupada pelos ingleses no final do século XIX para a construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí. Até hoje a vila é cheia de ícones dessa época, como construções e maquinários. O lugar também abriga um roteiro de trilhas e a primeira reserva biológica da América Latina. 


arquitetura em paranapiacaba


O mais legal deste passeio é que é possível chegar de trem, através do Expresso Turístico. O trajeto é realizado aos domingos, o passageiro tem a opção de embarque às 8h30 na Estação da Luz em São Paulo ou às 9h na Estação Prefeito Celso Daniel em Santo André. O retorno ocorre às 16h30 em Paranapiacaba.


locomotiva da década de 50


A viagem é feita a bordo de uma locomotiva reformada, que foi fabricada no Brasil na década de 50. O percurso dura 1h30, corta a região do ABC e segue em direção à Serra do Mar, passando pela rota do café, proporcionando ao turista uma viagem no tempo. Durante a viagem um guia conta algumas curiosidades e fatos históricos sobre as paisagens e construções que vemos no caminho. 

interior locomotiva paranapiacaba

A passagem do Expresso Turístico pode ser adquirida nas bilheterias das estações Luz e Prefeito Celso Daniel, das 9h às 18h. Porém as passagens normalmente esgotam no mesmo dia em que começam as vendas, então é recomendado ficar de olho no site da CPTM (www.cptm.sp.gov.br/sua-viagem/ExpressoTuristico/Pages/Vagas-e-Calendario) e logo que a venda for liberada se dirija a estação para comprar antes que esgote.


passeio parapiacaba


Chegando na cidade já começam as atrações. De longe já vemos o Big Ben, relógio construído no final do século XIX. Inspirado no relógio londrino, para regular os horários de saída dos trens e para que os operários não perdessem o horário de trabalho.


passeio paranapiacaba

No topo de uma colina é possível avistar o Museu Castelo, um casarão que foi moradia do engenheiro chefe da vila. Sua localização foi pensada para controlar todo o funcionamento da ferrovia e o trabalho dos operários. Hoje, o lugar guarda móveis antigos, fotos, documentos e um pequeno acervo de equipamentos ferroviários.


museu do castelo parapiacaba

Infelizmente no dia que fui o museu estava fechado para manutenção, mas a subida até lá valeu a pena. A vista é muito bonita, de onde é possível até ver o mar. Não é à toa que a palavra "Paranapiacaba" veio do tupi, que significa "lugar de onde se vê o mar".


vila de paranapiacaba

A vila tem muita história para contar, então há outros museus como o Museu Funicular onde estão as oficinas, locomotivas, casa de máquinas antigas, ferramentas, fotos de ex-funcionários e vagões que foram usados no período imperial para transportar D. Pedro II. 


locomotiva de parapiacaba

paranapiacaba passeio turístico

Todas essas máquinas antigas compostas junto a natureza formam um cenário lindíssimo. O acesso ao museu é feito pela passarela que passa sobre os trilhos da ferrovia, de onde também se tem uma vista privilegiada. O acesso ao museu custa R$5.



Dentre as construções antigas também se destaca a igreja do Bom Jesus, uma capela bem simples onde se vê as marcas do tempo. Localizada no alto do morro, de lá conseguimos ver a estação ferroviária e o centrinho da Vila. 






Outra atração da cidade são as trilhas, com diferentes níveis de dificuldade, espalhadas pelo Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. Algumas tem acesso a piscinas naturais e com vista para o mar e o o polo industrial de Cubatão.



FESTIVAL DO CAMBUCI


Mas a atração principal que nos chamou atenção para irmos até Paranapiacaba no mês de abril foi o Festival do Cambuci. Cambuci é um fruto típico da Mata Atlântica, de sabor azedinho muito encontrado na região e sempre foi utilizado na culinária pelos moradores.

Durante o festival são montadas barracas de alimentação e artesanato no Antigo Mercado, lá, em restaurantes e por toda a cidade encontramos diversas iguarias feitas com o fruto como galinha caipira, costela, tapioca, pudim, geleias, sorvetes, sucos, licores e cachaça tudo preparado com cambuci.

É possível experimentar diversos sabores, o que mais gostar é só comprar se deliciar e até levar para casa.



Além das comidas feitas pelo fruto a vila oferece boas opções gastronômicas, com vários restaurantes que oferecem uma comida caseira deliciosa, com aquele saborzinho de interior.
Em julho a cidade também atrai milhares de turistas com o festival de inverno que oferece atrações musicais com estrelas da MPB, rock, música clássica e intervenções artísticas espalhadas pelas vielas transformando Paranapiacaba em um museu a céu aberto. 


As 16h30 voltamos para a estação ferroviária e pegamos o trem de volta, depois de um dia muito relaxante em família, com cheirinho de natureza, gostinho de comida caseira e vistas lindas de paisagens junto a construções históricas.



A Carla já foi para o local, mas enfrentou um clima bem diferente como é possível ver aqui..

Alguém tem vontade em ir?

You Might Also Like

39 comentários

  1. Oi Carla! Tudo bom?
    Não conhecia esse lugarzinho, mas me parece maravilhoso e me lembra Penedo aqui no RJ.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, aqui é a Bruna e não a Carla.
      Tenho uma coluna mensal aqui no blog, falo sobre lugares diferentes para conhecer. Fico feliz que você gostou!

      Beijos :*

      Excluir
  2. Que lugar mais bonitinho <3
    Sem dúvidas, rende boas fotos!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Que lugarzinho mais charmoso!
    Adorei :)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo sim, e você?

      É muito bonito mesmo, que bom que gostou.

      Beijos :*

      Excluir
  4. Que lugar incrível! Fiquei curioso de visitar e provar esse fruto.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a visita, a vila é muito bonita, tem muita história para contar e as receitas feitas de Cambuci são muito gostosas.
      Boa semana para você também.

      Beijos :*

      Excluir
  5. Adorei as fotos!
    Eu tenho muita vontade de conhecer lá, é bem fácil o acesso pra mim e confesso que não sei o motivo de ainda não ter ido haha
    Beijos

    Blog Lua Soares | Instagram Me segue lá <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse você iria quando tivesse alguma oportunidade! É muito bonito, tem história para contar... É um passeio bem legal. Se for me conta depois se gostou ;)

      Beijos :*

      Excluir
  6. Eu já fui visitar Paranapiacaba há algum tempo atrás e também foi pelo expresso. É uma viagem gostosa, o lugar é uma graça, as pessoas da cidade são super atenciosas e a comida é boa, foi uma pena que no dia em que fomos estava bem frio e com muita neblina, então, não deu para aproveitarmos tanto!

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br/2018/03/conheca-o-ski-mountain-park.html
    https://www.youtube.com/user/TPMBasica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, realmente a neblina é bem presente na vila. Dei sorte quando fui, estava frio mas estava Sol, um dia lindo!

      Beijos :*

      Excluir
  7. Eu já fui visitar Paranapiacaba há algum tempo atrás e também foi pelo expresso. É uma viagem gostosa, o lugar é uma graça, as pessoas da cidade são super atenciosas e a comida é boa, foi uma pena que no dia em que fomos estava bem frio e com muita neblina, então, não deu para aproveitarmos tanto!

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br/2018/03/conheca-o-ski-mountain-park.html
    https://www.youtube.com/user/TPMBasica

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bruna! Que legal que tu e a Carla já fizeram esse mesmo passeio. Parece muito interessante essa "viagem no tempo" e o passeio na locomotiva. Fiquei bem curiosa pra ver de perto e gostei muito das suas dicas.


    Beijos,
    brilhodealuguel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente você se sente em uma viagem no tempo. O lugar é muito bonito, é um ótimo passeio. Se um dia tiver oportunidade de ir me conte depois o que achou.

      Excluir
  9. Respostas
    1. É muito bonito mesmo, isso sem contar a história e a comida boa! haha

      Beijos :*

      Excluir
  10. Eu sou doooida para conhecer Paranapiacaba! Ainda irei!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver oportunidade vá sim, é muito legal e com o trem fica fácil de ir, então vale muito a pena. Quando for me conta como foi.

      Beijos :*

      Excluir
  11. Eu não conhecia esse lugar nem fazia ideia de que tinha um lugar tão lindo assim perto de mim. Obrigada pela dica Carla, eu amei demais esse post <3

    https://rafaellapaixaoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, aqui não é a Carla, é a Bruna, tenho uma coluna mensal aqui no blog, falo sobre lugares legais para conhecer. Fico muito feliz que você tenha gostado do post.

      Beijos :*

      Excluir
  12. Oie Bruna =)

    Adoro visitar essas cidadezinhas charmosas *-* Sempre falo que o Brasil tem muito lugar maravilhoso para a gente visitar. O problema é a grana e a falta de conhecimento mesmo.

    Adorei a dica!

    Beijos ;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o Brasil tem muitos cantinhos para serem explorados e muita coisa bonita para ver. Essa passeio é legal que você consegue fazer um bate volta, não gastar tanto e aproveitar um dia gostoso, além do fácil acesso de trem.

      Beijos :*

      Excluir
  13. Que bacana! Adoraria fazer uma visita :D

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um passeio bem legal, se um dia tiver oportunidade de conhecer vá e depois me conta o que achou ;)

      Beijos :*

      Excluir
  14. Hey Bruna, que diferença mesmo da sua ida e da ida da Carla, então eu mudei pra Sp tem pouco tempo e não fui em lugar nenhum, só aqui no interior mesmo onde moro, também penso assim que na falta de grana é bom dar valor ao nosso redor e conhecer coisas mais pertinhas. Adorei o post e juro fiquei com muita vontade desse passeio aí de trem... vou me procurar pra um feriadão da pra fazer bate e volta! Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter te ajudado a conhecer e explorar a grande São Paulo. Se você quer conhecer melhor a cidade fica de olho que todos mês dou dicas de lugares diferentes na região. Podem ser dicas legais pra você. E realmente, nem sempre temos dinheiro pra viajar, então é legal aproveitarmos o que temos pertinho. Espero ajudar.

      Beijos :*

      Excluir
  15. Esse passeio deve ser uma delícia! Nunca tinha ouvido falar desse fruto, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver oportunidade dá um pulinho lá em Paranapiacaba, o festival deste ano está para começar. O fruto é diferente e as receitas feitas com ele são muito gostosas.

      Beijos :*

      Excluir
  16. Minha irmã foi para lá, eu sei que não é difícil de ir porque moro no Ipiranga, mas nunca tive vontade. Obrigada por compartilhar a história e as fotos :)


    Zíper Chique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se mora no Ipiranga o acesso é fácil mesmo, há uma estação de trem no bairro, então o acesso é super rápido. É um passeio legal e diferente, se um dia for me conta se gostou.

      Beijos :*

      Excluir
  17. Que passeio delícia de se fazer, já quero conhecer. Encantada com esse passeio e cidade.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo muito bonito e a história do local é muito interessante. Se tiver oportunidade vá e me fale se gostou.

      Excluir
  18. OOOOOOOOIN MENINAS

    que lugar lindinho!
    imagino que passar o dia aí deve ser revigorante num dia de folga e passeio
    QUERO!

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito gostoso mesmo, relaxante, clima de interior, natureza...Quando tiver oportunidade vá e me fale o que achou.

      Beijos :*

      Excluir
  19. Nossa fiquei impressionada! Tudo muito, muito, muito lindo! Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo muito bonito mesmo, além do local ter muita história para contar.
      Fico feliz que tenha gostado do post.

      Beijos :*

      Excluir
  20. Quantas imagens lindas e que lugar bacana para conhecer..Vou anotar na minha lista de lugares para visitar. Perfeito para um bate e volta..

    Dani Ramos
    https://donaengenhosa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou. É muito legal mesmo fazer um bate e volta, aproveitar um dia gostoso e conhecer a história do local.

      Beijos :*

      Excluir

Popular Posts