“Alita- Anjo de Combate” surpreende quem não gosta de filmes de ação

05 fevereiro


O filme retrata a humanidade que pode existir mesmo em quem não nasce humano

Antes da estreia o filme já está dividindo opiniões entre a crítica, há aqueles que dizem que será o primeiro fracasso de ficção científica de James Cameron e do diretor Robert Rodrigues. O que vemos no entanto na tela é uma adaptação de um mangá que tentou manter suas características.

Após “a queda”, como é chamado uma guerra que culminou em como o mundo está, começou-se a divisão entre a única cidade flutuante que sobrou, Zalen, e a Cidade de Ferro. Para assistir o filme deve-se ter uma mente aberta e pensar em mais uma distopia futurística, um gênero de filme que vem sendo explorado há anos.

Na Cidade de Ferro somos apresentados ao cybercirurgião Ivo (Christoph Walts), que em uma ida ao ferro velho encontra uma ciborgue ainda com vida (Rosa Salazar). Ele a entrega um corpo, já que as únicas partes que sobraram de si foram seu rosto e seu coração. Ao despertar, apesar de seu cérebro intacto, a ciborgue que recebe o nome de Alita, não se recorda de nada que aconteceu em seu passado.
crítica alita anjo de combate
Imagem: Divulgação


Apesar dos cuidados de Ivo, a ciborgue decide que precisa relembrar sua história. É quando suas características de combate começam a aparecer, fazendo com que a personagem entre em “confusões” e chame à atenção dos vilões do longa metragem.

Assisti em sala Imax e posso dizer que os efeitos e os cuidados para parecer real estão realmente maravilhosos, muitos acreditam que Rosa Salazar deixou a desejar ao não transparecer atuação, porém como foi dito pelos diretores em entrevista ao Fantástico (Rede Globo de Televisão) no último domingo essa era a intenção. Em muitos momentos eu esquecia que se tratava de uma ciborgue e poderia pensar facilmente que era apenas uma humana. Nessa reportagem foi dito que os olhos de Alita incomodaram por serem grandes, não os achei tão grande e  poderiam até mesmo serem maiores.

Apesar de uma bela elaboração,que a trama de personagens secundários foi pouco explorada, mas como não li o mangá não posso afirmar que isso foi um defeito do filme. Porém, realmente há personagens, como a enfermeira Nurse Gerhad (Idara Victor), foram poucos explorados, já que ela em si não obteve nenhuma fala.
crítica filme alita anjo de combate
Imagem: Divulgação

O vilão principal também não está em evidência, mas não chega a prejudicar a trama. O longa metragem traga a questão de “anti herói” já que Ido se mostra também corruptível, apesar de ser explicado seus motivos. O romance em si do filme, achei bom mas não senti que ocorre a química entre Hugo (Keean Johnson) e Alita, mas o jovem seria a personificação ideal de anti herói, apesar de também ter sido pouco explorado. Essa parte me lembrou um pouco de “O homem bicentenário” que lutou tanto para ser considerado humano e se apaixonou, mas por ser uma adolescente a forma como Alita reagiu à tudo foi bem diferente desse filme citado. A trama de haver uma cidade no alto e a parte debaixo, faz com que lembremos da série brasileira original da Netflix 3%, onde há a divisão de continente e Mar Alto e também se trata de uma distopia. Apesar de uma história bem única, o trama de Rodrigues e Cameron, consegue trazer as essências de distopias já criadas.
filme alita anjo de combate
Imagem: Divulgação

No geral, o filme foi surpreendente para alguém como eu que não é fã de filmes de ação, pois retrata a humanidade que pode existir até mesmo em cyborgues. A ideia do filme foi boa, paralelamente com a estreia também haverá o lançamento do livro, onde acredito que muitas das questões faltantes poderão serem respondidas.
O final foi ótimo e talvez tenha revelado que poderá haver uma continuação. Apesar das críticas negativas, espero que isso possa ocorrer.

Ficha técnica:Duração: 2h22minDireção: Robert RodriguezProdução: James CameronNacionalidade: Estados Unidos, Argentina e CanadáDistribuidora: Fox Filmes BrasilEstreia: 14 de fevereiro





You Might Also Like

4 comentários

  1. Não conhecia o filme ainda. Adorei a resenha.
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    O blog está em HIATUS DE VERÃO até o dia 23 de fevereiro, mas tem post novo. Comentarei nos blog amigos nesse período.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não viu o filme ainda, eu recomendo muito que veja! Alita é simplesmente fantástico!

      Excluir
    2. Se não viu o filme ainda, eu recomendo muito que veja! Alita é simplesmente fantástico!

      Excluir

Popular Posts