Chegou a hora de aprender a escolher o seu balcão de cozinha

27 janeiro


A decoração da cozinha costuma ser um dos pontos centrais na hora de tornar esse ambiente mais bonito, funcional e com a cara dos seus proprietários.

Mais do que um planejamento prévio do novo local, pensar em como cada móvel irá dialogar com a cozinha é de suma importância para que você aproveite cada canto do ambiente para preparar suas refeições com conforto e praticidade.
          dicas de como escolher seu balcão de cozinha
Nesse cenário de mudanças profundas, o balcão de cozinha acaba se sobressaindo como um móvel central na hora de cozinhar, lavar a louça e guardar utensílios domésticos. Com tantas funcionalidades, o balcão para pia de cozinha acaba chamando a atenção pela sua variedade de formatos e cores.

Mas aí surge a pergunta: como escolher um balcão para cozinha de forma que ele combine com a proposta da sua decoração e ainda consiga ser funcional para o dia a dia?

Para responder essa pergunta, nós resolvemos elaborar esse artigo com todas as informações que você precisa para comprar o móvel sem erro. Acompanhe!

Material

Mesmo que a madeira seja um dos materiais mais usados, é comum que surjam algumas dúvidas sobre o melhor tipo de madeira para o balcão para pia de cozinha.

Atualmente, os mais comuns são o MDF (Medium Density Fiberboard ou Fibra de Média Densidade) e MDP (Medium Density Particleboard ou Painel de Partículas de Média Densidade) sendo que cada um tem uma funcionalidade diferente. 

O MDF é feito a partir da aglutinação de fibras de madeira e conta com a vantagem de ser resistente à água, o que é interessante considerando o uso do balcão de cozinha para a lavagem de alimentos e limpeza da louça suja.

Já no MDP as camadas mais grossas ficam localizadas no meio e as mais finas em ambas as extremidades. Isso gera mais resistência e durabilidade para o seu balcão de pia para cozinha, que tem menos chances de empenar ou deformar. 

Como forma de aproveitar as características das duas madeiras, alguns fabricantes mesclam as duas variações tanto na parte superior do balcão quanto na região das portas e gavetas para tornar o móvel ainda mais funcional e personalizado.

Cor

Se por um lado a qualidade da madeira influencia na escolha do balcão da cozinha, a cor também desempenha um papel fundamental na decoração do ambiente e também no bem estar das pessoas que ali estão, sejam cozinhando ou comendo.

Um cozinha com proposta mais clean consegue se adaptar muito bem com um balcão de cozinha branco, preto ou bege. Agora se a sua intenção for planejar um espaço mais colorido e alegre, um móvel com detalhes em amarelo, laranja e vermelho é a melhor escolha, pois além de estimular o apetite, dá vida nova ao ambiente.

Mais uma vez tudo vai depender da sua criatividade para montar uma cozinha que facilite o preparo das suas receitas e seja um local gostoso para estar na companhia de pessoas queridas durante o café da manhã, um almoço ou jantar.

Acabamento

Outro detalhe importante diz respeito ao acabamento do balcão para pia de cozinha. É comum que muitos prefiram optar por um algo mais moderno que dialogue com a proposta da decoração, enquanto outros são mais adeptos à mistura de cores que conseguem proporcionar harmonia e equilíbrio para o ambiente.

Dependendo da intensidade de uso da cozinha, um acabamento ou revestimento acaba sendo mais eficaz.

Pegue, por exemplo, o melamínico de AOP, uma espécie de acabamento no qual várias folhas de papel kraft são sobrepostas com uma resina especial que protege o móvel contra umidade. Por lembrar bastante a textura da madeira, ele proporciona uma maior sensação de aconchego no ambiente.


Quantidade de gavetas e nichos

Dependendo da quantidade de utensílios de cozinha que você possui, logo é importante prestar atenção na quantidade de gavetas e nichos do balcão para pia de cozinha.

 Uma família de quatro pessoas, por exemplo, vai exigir um móvel grande com várias divisórias, de preferência armário triplo acompanhado por um conjunto de 4 gavetas.

Agora se for um casal sem filhos que está se mudando e deseja gastar pouco, um balcão para cozinha com duas gavetas e duas portas é mais do que suficiente.

Escolher o balcão de cozinha é uma tarefa que exige atenção em todos os detalhes. Agora que você já sabe o que é preciso fazer para comprar o móvel que mais atende às suas necessidades, continue navegando pelo nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades e tendências do universo da decoração.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts