Exposição: Ron Mueck na Pinacoteca

02 fevereiro

Olá! Hoje trago para vocês mais uma exposição que fui nessas férias (na verdade, ano passado, bem no finalzinho de dezembro) demorei mais trouxe! Eu fui na esposição do hiper-realista Ron Mueck na Pinacoteca.
Ron Mueck fez o seu próprio rosto na obra Mask II, autorretrato de 2002 e uma de suas obras mais conhecidas.

Sabe aquela exposição que você vai meio sem querer? Comigo foi assim, eu tinha ido na Galeria do Rock e aproveitado e passado na exposição da Mafalda, como ainda era cedo eu e minha amiga resolvemos aproveitar e ir na Pinacoteca. Para nosso espanto passamos 23 minutos (cronometrados) na fila e entramos. A exposição é das esculturas hiper-realistas do australiano Ron Mueck, suas esculturas são daquelas que não conseguimos explicar. Ele sempre fez muitos bonecos e marionetes para televisão e cinema e com isso teve parâmetros para a criação de suas obras que beiram a perfeição humana.

A exposição conta com aproxidamente (pelo o que eu me lembro) 8 esculturas hiper-realistas. Cada uma com um significado escondido e normalmente expressões carregadas de emoção. Sua perfeição é evidente em cada traço, ele consegue até mesmo reproduzir os pelos do corpo humano e até mesmo os da orelha. Nessa acima, retratado um homem com bronzeado muito bem feito.

A maioria de suas obras são bem individualistas, o olhar é parado no tempo como se o mundo ao redor não existisse. Algumas com muita exceção o olhar varia de lugar, como é o caso da mulher nua carregando galhos em que ele utiliza da técnica que parece que ela te acompanha onde você está. O olhar de cada personagem é muito intenso, e como na primeira imagem que vimos muita gente passava e dizia "que bonitinhos" mas quando olhado de costas via-se que o garoto segurava fortemente o braço da menina.

Observação pessoal: Quando fui na exposição havia muitas crianças e os monitores tinham que pedir para que os pais ou responsáveis ficassem de olho, isso sem contar que por serem novas elas nem sabiam o que estava ocorrendo, o que torna a coisa chata para quem realmente quer ver a exposição (leve as crianças se elas estiverem interessadas, caso contrário fica chato). Outra coisa é que ao invés das pessoas apreciarem as obras, ficavam na frente tentando tirar a melhor foto, sem se importar em olhar atrás ou como eu vi, uma mulher querendo que o filho sorrisse ao lado de uma escultura de uma garoto jovem e negro baleado (crítica do artista), pois ela simplesmente nem se importou com o que estava acontecendo. Então, stop com as self galera e vamos aproveitar a exposição em si!

Obra Couple Under a Umbrella de 2013
Achei interessante cada detalhe das obras e pude apreciar bem cada obra. A Pinacoteca é um pouco rígida com algumas coisas como: saindo de uma sala você não pode voltar, não se pode atender celular dentro da exposição e caso o faça será convidado a se retirar e não terá o direito de voltar. Essa última obra muitos já devem ter visto na internet, que é desse casal de idosos, como a maioria das obras ela não é serena, se olhar direito verá que não são esculturas alegres. Outra coisa é que essa é a maior obra do artista em exposição o que a faz ainda mais rica em detalhes.

Além das obras é exibido também um vídeo intitulado  "Still Life: Ron Mueck At Work" (2011-2013), de Gautier Deblonde em que é nos mostrado como o artista faz cada obra e como ele é minucioso ao escolher certinho como fazer. Esse vídeo é legal pois ele dá um quebra na exposição e te faz perceber alguns detalhes que você acaba nem reparando.

Crítica: Minha crítica não se vai a horas na fila, nem as pessoas chatas que te empurram para tirar foto. Quero criticar o panfleto distribuído para você ir lendo sobre a exposição, ele estaria ok se não estivesse com ordem errada. É muito chato te darem isso para você acompanhar a exposição e ter que ir procurando já que o que está como primeira obra na verdade é segunda e depois volta, enfim uma bagunça. Não sei se mudaram, mas achei bem chato isso quando fui.

No mais, eu adorei a exposição. Achei cada detalhe maravilhoso e acho importante muita gente ir para ver como é tudo certinho. Fui durante a semana, no horário bem depois do almoço, então não enfrentei nenhum tipo de fila nem nada e o mais legal é que a Pinacoteca fica literalmente em frente a estação Luz, então é só sair e pronto você está no local. Quem é de São Paulo ou vai vir visitar a cidade, essa exposição merece sua atenção.

Horários: Terça a domingo das 10h às 22h. (especial de janeiro). Em fevereiro o horário de funcionamento será de terça a domingo das 10h às 18h e de quinta das 10h às 22h. O valor da entrada é 6 reais (estudante paga meia). Toda quinta depois das 17h e aos sábados a entrada é gratuita. Para maiores informações clique aqui. A exposição irá até dia 22 de fevereiro!

E então gostaram?

You Might Also Like

44 comentários

  1. Nossa, realmente, essa coisa da selfie é meio sem noção, né? O pessoal batendo foto sorrindo em obras que tem um caráter introspectivo e de reflexão... Me incomoda um pouco essa falta de atenção das pessoas, elas parecem que não pensam no que estão fazendo :/ E que pena que o panfleto veio errado e que não se pode voltar em outras salas, depois de já ter passado... Mas, mesmo assim, tenho muita vontade de ir nessa exposição, pena que moro longe.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Carla, até achei que 23min foi pouco tempo... pelo que estavam falando as pessoas já chegaram a demorar mais de 3h na fila! Quanto a exposição em si, acho que o talento dele é inconfundível, e além disso, algumas estátuas tem críticas sociais, como a do garoto negro baleado que você falou.

    Tem sorteio rolando no blog!
    Beijão, www.opinada.com

    ResponderExcluir
  3. Achei o estilo dele super original e fiquei com vontade de ir mas, como só pdoeria ir aos fins de semana, bem capaz de ter que ficar umas 4h na fila, rs. Mesmo assim, achei legal você compartilhar sua visita à exposição. *-*
    Obrigada pelo comentário no blog ♥
    Beijos,
    Nalu
    http://coisasafiins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Puts, quero muito ir nessa exposição mas a fila é enorme, isso acaba me dando preguiça ):
    Mas só pelas fotos ja dá para saber que é incrível mesmo né?
    Beijos
    www.closetinamess.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito ir nessa exposição, mas confesso que essas imagens me deixara, um pouco com medo. kkk

    http://gabsgiorgette.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. To querendo ir há um tempão, essa exposição é muito interessante!

    ResponderExcluir
  7. Achei essa exposição muito interessante, e as obras são muito realistas mesmo! Concordo com o que você disse que os panfletos devem ficar na ordem para facilitar. Se eu fosse de SP com certeza eu iria. Mas pelo menos pude ter uma ideia de como é a exposição vendo esse post.

    Beijos, Larissa.
    http://www.vidaempixels.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estou doida pra ver, mas da última vez que passei a fila me desanimou muito.

    Bjos, amore.

    chuvadecamelias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Também visitei, muito bacana né *-*

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Achei bastante interessante! Queria ir :)
    Bisous,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  11. É uma pena saber que as pessoas esquecem de apreciar as obras, descobrir o que tem por trás delas, e ficar tirando foto. Mas enfim... a exposição parece bem legal, comecei a gostar mais dessas exposições. Sempre que tem alguma aqui perto de casa aproveita pra ir visitar.
    http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi falar sobre essa exposição e morro de vontade de vê-la de perto.

    Páginas em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. eu fui nessa expo tbm e adorei! impressionante o trabalho hiper super realista desse artista!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  14. gente, que perfeição! *-* to boba aqui
    realmente, quando eu tava no chile vi mt gente só querer saber de tirar
    fotos nos museus também, triste isso.
    poxa, queria mt ver essa exposição

    bjs
    http://gipsyyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Tem pessoas não tem limites com as Selfies. UHSUSHu Essas obras são maravilhosas, muito realistas. Gostaria de ver alguma coisa assim, mas é difícil de ter exposição por aqui.

    eieusouamah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. tô loca pra ir nesta exposição
    eu sempre marco e acaba dando errado ¬¬
    queria ir com meus amigos, mas pelo visto vou acabar indo forever alone.

    ResponderExcluir
  17. Eu visitei São Paulo nessas férias, mas não tive tempo de ver essa exposição que estava louca para ver! Acredito que essas esculturas devem ser ainda mais incríveis pessoalmente. Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Quanta gente sem noção né Carla! Queria tanto ter ido nesta exposição, como não fui mais para SP n~~ao rolou...

    Adorei!

    ResponderExcluir
  19. Eu não lembro se a exposição já veio ao Rio, mas caso vier eu quero muito ir. O trabalho do Ron é excelente, rico em detalhes e críticas.

    http://www.meucotidiano.com ,
    @priscilafrr / [Fan page]
    beijo.

    ResponderExcluir
  20. Achei meio louca essa exposição, super diferente.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Que incrível, são super reais! http://iimagineunicorns.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. eu tinha visto algumas fotos dessa exposição e achei ela incrível!
    queria muito ir :/

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  23. Tive uma curiosidade imensa sobre essa exposição desde que passou no SPTV, eu fiquei tipo ''necessito ver''. É incrível a imensidão dos detalhes das obras, esse cara é foda. Não costumo tirar fotos de absolutamente nada, prefiro apreciar só com os olhos e guardar na memória e acho que o pessoal na frente tirando foto me daria nos nervos.

    heythay.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Eu estou morrendo de vontade de ir, mas seu post me desanimou um pouco haha
    Não gosto de lugares lotados e nem de crianças atrapalhando a exposiçao
    beijo
    www.tatices.com

    ResponderExcluir
  25. Essa exposição já esteve no Rio e eu perdi, queria ter ido :(
    Também tenho visto muita gente que só se preocupa em tirar fotos e nem quer saber nada sobre o lugar que está visitando, isso é muito chato!
    Beijos

    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  26. Essa exposição ficou bem conhecida aqui na minha cidade, não sabia que estava em SP também! Muito divertido, né?! =)

    NEW POST on http://whattostyle.blogspot.com/

    xoxo,
    Jessica

    ResponderExcluir
  27. Cara essa exposição é de mais já teve aqui no rio e eu fui super legal neh?
    Bjs
    www.carolinafaria.com.br
    facebook.com/blogcarolinafaria

    ResponderExcluir
  28. Ja tinha visto esta exposição em algum lugar!
    Não lembro se foi aqui em Recife.

    É realmente incrível.

    Beijo!

    Chá das 22 | Fanpage

    ResponderExcluir
  29. Nossa muito realista mesmo, incrivelmente lindo.
    beijos :*
    thamifigueiredo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Adorei! essas esculturas parecem tão reais! Gostei muito das fotos da exposição!

    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Nossa Carla, amei o post! Adorei as observações que você fez, as críticas e os detalhes que comentou das obras. Com toda a certeza, eu adoraria visitar! Pena que não moro por perto :(( Post maravilhoso, adorei e espero que faça mais desse estilo ^^

    Um beijo grandããão!!
    Cá do Aquela Princesa

    Sorteio de um domínio .com! Corre e participa!

    ResponderExcluir
  32. Teve aqui e eu não fui :c Deve ter sido incrível mesmo!
    Beijos
    www.cachoscomsardas.com

    ResponderExcluir
  33. Já ouvi falar dessa exposição e tenho vontade de ir, pena que aqui em Teresina é muito difícil ter esses eventos legais.
    Xerim :)
    www.trilouca.com
    www.youtube.com/user/blogtrilouca

    ResponderExcluir
  34. Eu já tinha visto fotos dessa e achei o máximo! Suas fotos ficaram ótimas :D

    Beijos!
    Blog Coisas de Vih | Fanpage | Instagram

    ResponderExcluir
  35. Uma exposição bem legal e que faz a gente refletir. Uma pena que hoje em dias, as pessoas só pensam no selfie e acabem nem vendo a melhor parte da exposição. Eu tenho medo de figuras que me acompanha através do olhar. É muito estranho. Gostei do casal na praia. Bjus!

    ResponderExcluir
  36. Adoro ir em exposição. Mas é bem cansativa. Beijos.Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
  37. Caramba, que demais a exposição! Só fui uma vez na pinacoteca mas fiquei encantada, e as esculturas realistas do artista são realmente uma obra de arte!

    Beijão
    http://perigosasgarotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Já tinha visto algumas fotos dessa exposição e achei muito bacana! Uma pena não morar em SP, adoraria visitar.
    Beijo, Bruna S. ♥
    Chanel Fake Blog

    ResponderExcluir
  39. Eu achei muito legal a exposição apesar de ter ficado com um pouco de gastura! hahahahaha mas adoraria demais visitar.

    Corre dar uma olhadinha no blog que já tem post novo!
    http://dentrodamochila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Também fui nessa exposição ano passado e amei, vale a pena o tempo perdido na fila. Concordo com o que você disse, as pessoas só querem tirar fotos nem analisam a escultura, no dia mesmo em que eu fui ninguém nem olhava as esculturas direito e já estava tirando foto.

    Beijos!
    http://blogheyfashion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Adorei
    É incrível e muito real
    Beijos
    http://niviacoelhomakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Olá Carla!
    Como vai?

    Gosto muito deste artista.
    Um tempo atrás escrevi uma poesia e postei uma foto do artista gerou muita polêmica na época. hahaha xD
    Pouco tempo irá ficar esta exposição em Sampa.. uma pena, pois estava pensando que seria um programa legal para se ver nas férias.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  43. Já tinha visto algumas fotos de peças da exposição e fiquei chocada com o grau de perfeição das obras.
    Ao vivo deve ser muito impressionante!
    Beijo

    ResponderExcluir

Popular Posts