Resenha: Entre quatro poderes - Grupo (SIC)

06 abril

Se tem algo que aproveitei para fazer nessas férias pré TCC foi ler, agora com o TCC tenho apenas lido livros que falem sobre moda, comunicação e modelagem adaptada, mas enfim... Recebi esse livro da Guta do blog Opinada. Esse foi de cara o livro que mais fiquei com vontade de ler, já que ele conta sobre jornalismo.

Preciso começar dizendo que o Grupo (Sic) é formado por quatro jornalistas: Anderson Fernandes, Débora Kaoru, Khadidja Campos e Rodrigo Dias.Em uma pequena cidade chamada Suares, em São Paulo, há uma crise política. O personagem principal é Churrasco, um homem que após muitos erros vê sua vida desabar com escândalos que podem custar tudo que lhe resta.

A narrativa começa pelo fim, isto é, o dia em que tudo desmoronou  Com uma arma em sua cabeça Churrasco aperta o gatilho e a partir de então a história passa a desenvolver. Com quatro pessoas escrevendo o livro ficou bom e fluído e a história é algo tão comum de acontecer (pelo menos, eu como jornalista, acredito que sim) que nos faz pensar no papel da mídia como quarto poder.

É além de apenas um livro que retrata o conhecido quarto poder, o enredo e a forma como desenvolve, mesmo já sabendo como irá acabar nos deixa com gosto de quero mais. Foi impressionante para mim ver como tudo aconteceu, ainda mais por já ter trabalhado em campanha política.

Ele tem apenas 247 páginas, sendo que o tamanho do livro é pequeno e as letras são grandes, em um dia você consegue ler tudo. Cada capítulo foi pensado de uma forma que toda frase que o abre é referente a algo que irá acontecer. 

Não apenas por ser uma jornalista em formação, mas por vivermos em um país que a mídia controla nossos interesses e nos faz ver apenas uma parte dessa história é que esse livro é interessante. A história de Churrasco, garantem os autores, é totalmente ficcional e mesmo tendo sido inspirada em determinadas coisas não há nada de real.
Sabe aquele livro que te surpreende positivamente? Foi esse! É um livro que vale muito a pena ler e se deliciar com as páginas, mesmo com o clima pesado. Acho que o livro vai de encontro com o que tem acontecido em nosso país nos últimos meses e assim as pessoas podem ter uma ideia do que acontece.

Eu indico essa leitura para todos, é aquele tipo de livro que vale a leitura independente de tudo, ele é pequeno e fluído, se você demora pra ler garanto que em uma semana você termina, se não faz como eu e lê em dois dias.

E vocês gostam de história assim?


You Might Also Like

4 comentários

  1. Adorei a história do livro e o nome do personagem principal. Bem propício para o dia de hoje, dia do Jornalista. Aliás, meus parabéns! Felicidades!
    Beijos!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome do personagem é super sugestivo HAHAHA Ai brigada e pra você também :3

      Excluir
  2. Venho procurando livros de diferentes temas e esse parece ser bem interessante. Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Popular Posts