SOBRE DECISÕES: MATERNIDADE

09 fevereiro

Hoje estou aqui para falar sobre um assunto que a muito hesito em falar. Não por não ter confiança no que estou prestes a dizer, mas por ser um assunto muito sério para mim e por achar que não caberia no blog junto de outros posts tão legais e divertidos.

Mas vamos ao que interessa, maternidade. As pessoas costumam ficar muito surpresas quando descobrem que não vou ter filhos. Porém se você ficar surpreso, entendo, mas as reações, os comentários.. "Você é muito nova para decidir" "Você vai mudar de ideia" "Você vai acabar tendo" "Como assim não vai? Você não quer, mas não se sabe" "Quem vai cuidar de você quando estiver velha?" Esse tipo de comentário me incomoda muito.

Ninguém gosta quando duvidam da nossa capacidade de tomar decisões. Com que idade seria aceitável tomar essa decisão? Até quando vão me dizer que vou mudar de ideia? Na minha cabeça é tão natural quanto decidir TER filhos, casar ou não, trabalhar fora ou não, qualquer decisão sobre meu futuro e estilo de vida.

Estamos falando de criar outro ser humano e tem gente que torce para que eu tenha uma gravidez indesejada. Não estou aqui só torcendo e contando com a sorte. Se decidi assim, eu me cuido e tomo as providências necessárias para que não aconteça.Não estou aqui para falar sobre uma obrigatoriedade legal, literal, mas a pressão que a sociedade em geral exerce, pois nós mulheres "nascemos para ser mães". Eu nasci para ser o que eu quiser, fazer mil coisas maravilhosas, entre elas, ser mãe, ou não. Não me resumo a reprodução e criação. E o fato de sentir todas essas coisas entaladas na garganta me faz acreditar que é um assunto que vale a pena ser falado. Inclusive adoro quando a atriz Jennifer Aniston fala sobre o assunto. Pesquise o nome dela no Google, e entenderão o que quero dizer.

Detalhe que não abordarei aqui é a questão do aborto. Basta dizer que para mim é uma questão de saúde. E preciso dizer, sobre as pessoas que dizem "mas tantas mulheres querendo ter filhos sem poder, e você aí não quer". Lembrem-se, não é porque alguém não pode ter filhos que eu sou obrigada a ter, ou sou ingrata. Todos nós carregamos nossos fardos e fazemos o nosso melhor para lidar com os problemas. Sei que muitas mulheres anseiam pela experiência da gravidez, mas muitas crianças anseiam pela experiência de ter uma família. Devemos aceitar que uma mulher que decide não se casar, não ter filhos, não é uma mulher fracassada, infeliz ou menos mulher. Somos todas fortes, mais que suficientes, donas de si. 


Lembrando que esse texto reflete apenas a minha opinião e não a das outras colaboradoras. Elas podem concordar ou descordar de mim em certas coisas. Não estou aqui para desrespeitar ninguém. Pelo contrário, é um desabafo de alguém que também gostaria de ser plenamente respeitada em suas decisões.  

You Might Also Like

17 comentários

  1. OI Camilla eu concordo muito com suas opiniões expostas no texto, eu tb não quero ter filhos e vivo ouvindo comentários parecidos com os que vc escuta, só que eu já estou mais velha então as pessoas ainda acrescentam que está passando da hora de eu ter filhos. Enfim, eu nem ligo mais a vida é minha afinal. Tb admito que dou totalmente a favor do aborto, pois acho, assim como vc, que é uma questão de saúde. Adorei o texto e o desabafo! um beijo.

    www.decoturnoespikes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito feliz e animada com as respostas positivas do texto! Esse desabafo me fez sentir menos sozinha e mais compreendida. Obrigada!

      Excluir
  2. Nossa, não poderia concordar mais. Realmente, as decisões são suas e ponto final. Esse tipo de comentário julgando nossas atitudes me incomoda muito... principalmente porque são absurdamente egoístas (como por exemplo, "quem vai cuidar de você quando ficar velha?") e tratam os filhos como pertences sendo que ninguém faz filho pra si, as pessoas são do mundo. Achei ótimo seu desabafo e respeito muito sua decisão, só você pode saber de você mesma :)


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Sempre achei um absurdo! Muito obrigada pelo carinho!

      Excluir
  3. Sabe o que eu acho engraçado? Se uma mulher de 20 anos fala "quero ser mãe" todo mundo bate palmas porque ela já tem idade para tomar a decisão certa. Agora vai uma mulher de 20 anos dizer "não quero ter filhos" = já surgem os comentários que ela não tem idade para tomar decisões.

    É como eu, sou solteira por opção, vou ao cinema sozinha, viajo sozinha, curto bastante e sempre estou alegre. Uma vez falaram que isso é melancólico kkkk O pior que a pessoa que me disse tem marido, filhos e vive cheia de problemas. Engraçado, né?


    Palmas para seu post, amei de verdade!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! O discurso muda de acordo com a conveniência. Respeito é essencial. Cada um é responsável pela própria felicidade, isso sim é liberdade. Parabéns!

      Excluir
  4. ;)

    Também não quero ter filhos. E escuto os mesmos comentários! Mas eu nem ligo.

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  5. eu ja estou com 30 anos e sempre sou questionada sobre casamento e filhos, 2017 e ainda temos que dar satisfação sobre esse tipo de coisas, devemos sim decidir por nós mesmas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes dar pra satisfação pra gente que nem tem nada a ver. Haja paciência né?

      Excluir
  6. Oi Camila, super concordo com você! As pessoas tem a insuportável mania de querer que TODOS tenham a mesma opinião (e o mesmo projeto de vida) que elas. Surreal demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito interessante a reação das pessoas, indignadas. Vai entender haha

      Excluir
  7. Mana, que post! Eu tenho vontade sim de ter filhos, mas confesso que sempre fico repensando isso quando vejo a situação da nossa sociedade. Colocar um ser humano no mundo e criá-lo bem é um dos maiores desafios da vida, na minha opinião. Tá ficando tão complicado! E TÃO CARO!!!! Mas não é por que eu quero ter filhos que eu vou te obrigar a tê-los, né? Cada uma com sua cabeça, cada uma sabe o que faz com o seu corpo e com sua vida, penso assim. Casamento, filhos e todas essas coisas que jogam em cima da gente não deveriam ser obrigação pra ninguém. Só a gente sabe o que passa na vida e o que realmente quer, né?

    Muito bom o post!

    Um beijo!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querendo ou não, essa pressão toda acaba causando influência na vida das pessoas. São decisões muito importante que devemos pensar com muita cautela (na minha opinião) assim como você faz. São muitos fatores a se pesar mesmo, mas que no final vai ter um resultado diferente pra cada pessoa. Precisamos respeitar isso mesmo. Obrigada! Beijos.

      Excluir
  8. Bem interessante o seu desabafo!
    Eu completei 30 anos e até o ano passado nunca tinha namorado por opção. Imagina casar e ter filhos?
    Mas, eu quero sim casar e ter filhos, porém sofri com cobranças por ser tarde, estar ficando velha e tal.
    Mas de verdade... Nunca me incomodei! Eu sempre soube muito bem o que queria é o que vale.
    Acho que tudo tem o seu tempo assim como todos tem a sua opinião e direito de viver a vida como achar melhor.
    Amei seu texto! Parabéns!
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza tudo tem seu tempo, e quem dita esse tempo e você. Com certeza você vai construir uma família maravilhosa quando for a hora. Muito obrigada! Beijos.

      Excluir

Popular Posts