O dia em que o Correios não entregou minha encomenda

15 abril


O serviço de entrega dos Correios apresenta diversas falhas

O Correios é um serviço de entrega muito comum aqui no Brasil, tirando algumas transportadoras existentes eles possuem praticamente o monopólio. Acontece que devido à corrupção e falta de planejamento a empresa está a falir. E com isso, nossos pedidos de entregas tem se tornado uma tortura. Quem me acompanha nas redes sociais (Instagram e Twitter) deve ter visto que eu passei ao menos 5 dias reclamando desses serviços.

E como não é todo mundo daqui que me acompanha lá vamos resumir um pouco essa tour: Ano passado o blog fechou parceria com a Gamiss, uma loja internacional, e com isso vieram as encomendas. O pedido foi feito no final de novembro e enviado logo em seguida, apenas em janeiro foi constatado que o pacote chegou ao Brasil. Desde então, ele havia parado em Curitiba e ficado. Após um tempo até que rápido ele foi liberado sem imposto para chegar aqui em casa em 40 dias úteis. Contei os dias certinhos e daria que semana passada a encomenda deveria chegar em casa. Para diminuir a ansiedade dei uma parada de olhar, afinal: Se estressar para que? Pois bem, na segunda feira fui olhar e diziam que havia sido feitas duas tentativas de entrega.
 
dificuldade em obter encomenda pelo Correios
Print retirado do site do Correios sobre minha encomenda
Estranhei, liguei no Correios e informei que eu estava em casa e que nenhum carro havia passado aqui. Não adiantou e foram colocadas no sistema mais duas tentativas de entregas inexistentes. Feito isso aconteceu algo à mais: Ao invés do pacote ir para a central voltou para a central de distribuição e no site dizia que o pacote iria ser devolvido (no caso pra China, o que iria me causar muita dor de cabeça). Fui no CDD (central de distribuição) e em menos de meia hora consegui retirar minha encomenda.

Obs: Eu tentei abri uma reclamação por telefone, porém o sistema de reclamação estava fora do ar e foi pedido que eu retornasse em uma hora ou fizesse pelo computador. Tentei pelo computador e estava fora do ar, no final da tarde consegui fazer a reclamação até então sem reposta.

Nesse meio tempo até pesquisei se poderia processar o Correios, tendo em vista que era um calúnia falar que não havia ninguém em casa quando havia, mas pelas minhas pesquisas a resposta foi: Isso só é possível quando há um mal maior – Os exemplos dados foram: Comprou a aliança de casamento e não chegou na data ou o pedido por um remédio com urgência que foi entregue muito tarde.

Com uma pesquisa rápida com a palavra Correios e indo nas últimas no Twitter, descobri que muitas pessoas estavam passando pelo mesmo que eu. Cheguei até mesmo a ver uma garota que comprou algo da Coreia, pagou 50 reais de frete e o Correios alegando que não havia ninguém para receber devolveu a encomenda.
 
Reclamações sobre o Correios aumentam
Imagem retirada da pesquisa sobre a palavra Correios no Twitter em 15/04
Durante meus dias de reclamação encontrei muita gente passando pelo mesmo, dizendo para mim que estava com esse problema ou que esse serviço em si havia sumido com sua encomenda. E um detalhe importante para se falar aqui é que não foi apenas com encomendas internacionais (como foi meu caso) mas com nacionais também onde haviam pagado taxa extra para adquirir o produto em menos tempo.

Na televisão aqui, principalmente no SPTV 1, há sempre milhares de reclamações sobre o serviço e inclusive esses dias fizeram umareportagem onde mostrava que as encomendas não estavam indo para a agência central e sim para um lugar que normalmente era muito longe da casa da pessoa. Eu tive sorte da CDD ser perto da minha, mas sei que a maioria das pessoas não está tendo essa sorte.

É óbvio que isso poderia ser apenas uma reclamação de alguém classe média, mas até cartas normais estão demorando para serem entregues. Quem trabalha no Correios alega que é por corte de empregos muitos ficaram sobrecarregados mas o porta voz diz que não é bem assim. Óbvio que o trabalhador em si não tem culpa (ou no meu caso tem, já que não passaram aqui e nos horários e datas anotados eu estava em casa sim) e sim todos os que lucram nas costas de quem tem que carregar cartas o dia todo, principalmente porque o carteiro da minha região algumas vezes tem passado aqui às 19h de tanto o volume de entrega dele. Então como a empresa diz que os trabalhadores não estão sobrecarregados?

A verdade é que a empresa tem o monopólio aqui no Brasil e são poucas as empresas que enviam por transportadora ou tem a sua própria. Eu fiquei muito nervosa por conta de roupas e maquiagem (veja o post de recebidosaqui) mas fiquei pensando em quem compra itens realmente importantes.

Além de tudo, ainda estou esperando ao menos 6 encomendas de marcas aqui em casa e torcendo para que alguma delas me envie o código de rastreio para que eu possa buscar no CDD. Os serviços estão cada vez piores e espero  que minhas encomendas voltem à serem entregues e os trabalhadores dela não sejam mais sobrecarregados.

Se você tem alguma experiência ruim como a minha com os serviços dessa transportadora me comenta aqui embaixo seu relato.

You Might Also Like

14 comentários

  1. Eu também sempre passo por isso. Estou com encomenda parada em Curitiba desde janeiro, e nem sinal de sair! Não tem atualização no rastreio desde então! E o pior, são encomendas chinesas, que só quem postou, pode abrir reclamação!
    O serviço está indo de mal a pior!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, está muito difícil! Tenho uma que nem é por Correios e está "transfer of custons" desde 16 de dezembro!!

      Excluir
  2. Oie, tudo bem?
    Um livro meu ficou parado por 10 dias já no centro de distribuição da minha cidade. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. O serviço vai de mal a pior.
    Só compro online e quando não tem transportadora, já fico na sofrência.
    Infelizmente isso ficou comum.

    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    ResponderExcluir
  4. Ai, quem nunca teve um problema com os Correios, né? É MUITA desorganização, fico chocada. :/

    ResponderExcluir
  5. Perderam uma de minhas encomendas e eu tenho várias em atraso. Não está fácil, esse Monopólio precisa acabar, sério. Será que um abaixo assinado online resolve ?
    Charme-se

    ResponderExcluir
  6. Isso é muito chato mesmo. A maioria dos serviços brasileiros não estão funcionando como deveriam.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  7. MUITA RAIVA DEFINE OS CORREIOS
    eu tenho encomenda vindo da china desde NOVEMBRO, migs. Vi no rastreamento que a primeira chegou aqui na cidade depois de cinco meses de viagem.
    Fico com medo que com essa demora maluca e os ressarcimentos que as pessoas acabam pedindo pela demora (que na verdade nem é culpa do vendedor), acabe por acabar nossa conexão de compras com a china. TIpo que eles parem de enviar pro BR, sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho PAVOR que isso aconteça, porque na verdade eu vou continuar comprando mas vou sempre pedir roupa de verão no inverno e vice-versa porque né rs

      Excluir

Popular Posts