Resenha: Garota, Interrompida de Susanna Kaysen

20 abril

Eu ando numa vibe meio diferente em relação aos livros, se antes eu adorava uma romance juvenil hoje ando preferindo algo mais com psicológico como já disse na resenha de O lado mais sombrio de A.G. Howard. E como ando me apaixonando muito por esse tipo de história, não poderia deixar de fazer a resenha de um livro que já li há um tempinho o Garota, Interrompida de Susanna Kaysen.
Uma realidade forte demais. Foi assim que consegui definir a leitura do livro, acontece que a personagem principal é ninguém menos que a própria Susanna, uma espécia de auto biografia, porém bem diferente daquelas que estamos acostumados. Ela sabe te envolver em seu mundo sem ser narcisista e isso já basta para que a leitura seja boa.

A personagem foi internada em uma clínica psiquiátrica por ter uma personalidade limítrofe, após tomar várias aspirinas com a intenção de se matar. O ano da história é 1967, um ano que a realidade para muitos podia parecer assustadora demais e talvez seja essa "causa" da loucura da personagem. "Às vezes o mundo do qual viemos parece vasto e ameaçador, trêmulo e instável como uma imensa gelatina; outras vezes, é uma miniatura fascinante, girando, reluzente em sua órbita." (pág 12)
Jogada nesse sanatório, de longe percebia-se que la era a mais sã de todas. Porém, confesso que eu me apaguei aos personagens e passei a desejar que todas tivessem um final feliz e que pudessem sair daquele local. Susanna estava ali, louca, tomando remédios e sem previsão de alta. Será que essa realmente a solução para uma garota cheia de angústias?

A verdade é que o livro te faz ter reflexões, ao longo dos capítulos foi sendo colocado fichas médicas sobre as melhoras e pioras da autora, como se uma simples conversa de algumas horas por dia fossem resolver os seus problemas, isso sem contar que conforme a leitura vai se desenrolando percebemos que algumas vezes ela mente sobre algo apenas para se divertir no meio caótico que está inserida.

"Em nosso mundo paralelo aconteciam coisas que ainda não tinham ocorrido no mundo de onde havíamos saído. Quando por fim elas aconteciam lá fora, era como se já soubéssemos, pois alguma versão daquilo já se desenrolara diante de nós. Éramos como uma plateia provinciana, uma New Haven em oposição à Nova York do mundo real: um lugando onde a história podia fazer a pré-estreia do seu próximo espetáculo." (pág. 35)
Foi uma leitura leve com capítulos curtos - terminei em um dia e meio. Susanna não se fez de vítima, longe disso mostrou a realidade de jovens de sua época que eram jogados em mundos diferentes e que sofrem por isso. Todos os personagens secundários me conquistaram e eu queria demais saber que fim levou cada um deles. "Um raciocínio perverso. Por trás dessa perversidade, porém, eu sabia que não estava louca e que eles não poderiam me manter trancafiada em um hospício." (pág. 53)

Tanto a diagramação quanto a história foram impecáveis, eu chorei junto e me assustei com todas as descobertas que ela teve jogada em um universo que não era seu e como construiu seu próprio mundo e ainda conseguia "se divertir". Foi uma história forte que todos deveriam conhecer, ainda não assisti o filme, mas logo logo eu assisto e dou um update aqui. Vale a pena ler e se emocionar, uma história curta e cheia de indagações e apresenta um novo olhar sobre o mundo.

E vocês já leram ou assistiram?




You Might Also Like

25 comentários

  1. Oi! Faz tanto tempo que quero ler esse livro... Parece ser muito bom! Esses dias achei o filme no Netflix e coloquei na minha lista, porém quero ler antes de assistir.
    Adorei a resenha e as fotos.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti o filme esses dias atrás, mas o livro, infelizmente, nunca li. :(
    Dá um pulo lá no meu cantinho, tá? ;)
    Beijooo!
    Instagram: tamiya343 e Twitter: @cat_343
    CLIQUE AQUI E VISITE O MAKE DA MOTOCICLISTA

    ResponderExcluir
  3. Esse livro deve ser muito legal, eu ja vi o filme
    gostei mas o livro é sempre melhor né!

    É hora de se divertir, esfriar a cabeça
    e esquecer os problemas
    Bom feriado, aproveite bastante!!
    super beijo
    ...()""()
    .("('o')
    ,-(___)|'--.
    "=(o)==(o)='
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  4. Já assisti o filme e apesar de ser, como você disse, uma realidade forte demais para ser digerido eu gostei bastante.
    Xerim :)
    Visite o blog:http://www.trilouca.com/
    Meu canal http://www.youtube.com/user/blogtrilouca

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia e adorei! Fiquei muito interessada.. gosto de livros assim, que acrescentam! Esse parece ser maravilhoso! Anotada a dica <3
    Um beijo

    Dicas para todas

    ResponderExcluir
  6. o filme desse livro foi o filme da minha vida durante td minha adolescencia! eu simplesmente amava, nunca cheguei a ler o livro, mas me parece tao bom qt

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Adorei a forma como a autora desenvolve a história.
    Bom feriado!

    jj-jovemjornalista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Você arrasou na resenha, meus parabéns!!!
    Beijooos♥

    • Blog: http://ricknegreiros.blogspot.com.br/
    • Canal: https://www.youtube.com/channel/UCeptOGH6i0hrqT9VdP4Yn1g

    ResponderExcluir
  9. adorei a resenha, me deixou com uma vontade de ler *-*

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha!!! Esse livro parece ser muito bom, fiquei curioso uehuehuhe ^^

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho uma enorme curiosidade perante esse livro e o filme também, nunca assisti, mas pretendo em breve!

    http://gabsgiorgette.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu já assisti o filme e gosto bastante dessa história. Comprei o livro há um tempinho mas ainda não li. Agora fiquei com uma vontadezinha.
    Eu adoro esses livros que fazem a gente refletir sobre a vida e o mundo. Eles abrem os olhos da gente pra muita coisa que a gente nem chegaria a pensar se não fosse por aquela leitura. Por isso eu amo ler <3

    Beijos,
    http://estilodeaudrey.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi tanta gente falar desse livro/filme, parece ser muito bom!
    Gostei muito da resenha
    Beijos
    www.cachoscomsardas.com

    ResponderExcluir
  14. Parece um livro bem legal e de leitura rápida. Se é uma espécie de auto biografia é melhor ainda, já que gosto de livros assim. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  15. Acho que não vi e nem li. rs
    Parece ser bacana e uma leitura rápida.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  16. Tbm já li o livro e concordo que a leitura é rápida e leve, no entanto, não gostei do livro. Não consegui me simpatizar não. Sei lá, achei a narrativa um pouco forçada com alguns termos e muitas adolescentes leem, então acho que poderia ser diminuída a dose.
    Mas que é emocionante, isso é...

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que independente de você ser adolescente tem que saber que esses termos existem (apesar de eu ter lido com 18 anos), não achei forçada, na verdade é sincero ahha Pelo menos concordamos que é emocionante :D

      Excluir
  17. Oi Carla, bem legal a dica. Deve ser uma história bem legal, ainda mais contada pela própria Susanna de um jeito diferente né? rs.
    Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  18. Já li várias resenhas desse livro e nunca vi nenhuma reclamação, quero muito ler!

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
  19. Parece ser bem legal, amei.
    Tem postagem nova no meu blog, passa lá.
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Meu Instagram➥@simarapink
    Meu Canal no Youtube: ➥ Vídeos do Canal
    ./\___/\
    (=~_~=)
    .*•.¸¸.•*
    .¸.•**•.¸.•*¨) ¸.•*¨)
    .(")__(") (¸.•* (¸.•*¨*•►BeijosssssssssSimara Pink ♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  20. Oi Carla!
    Amei demais a resenha. Vi o filme e vou te contar, talvez não te emocione tanto quanto a leitura pois o livro tem o poder de nos levar pra dentro da história e isso é realmente mágico.
    O filme é bom demais e instigante! Fiquei um tanto aflita algumas vezes mas se lesse o livro com certeza seria diferente.
    Mas como as opiniões diferem de pessoa pra pessoa também, né? Aguardo o "update.

    Um beijo.

    http://momentosdelucidezenemtanto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Minha amiga disse que é bem fiel e tudo :( Ha mas nada se compara aos livros mesmo! Pode deixar que assim que eu fizer o update te falo!

      Excluir
  21. Já tinha ouvido falar bastante desse livro, mas nunca tinha parado para ler uma resenha e não sabia que tinha um filme. Quero muito ler ele agora, ainda mais sabendo que é da época de 67, quero ver os relatos dela sobre a internação e como é essa biografia dela.
    Beijos
    www.umdiarioqualquer.com

    ResponderExcluir
  22. Nossa, fiquei curiosa para ler agora, super me interessou.
    Já esta na minha listinha <3
    http://mundo-daisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Popular Posts