Bullet Journal - Como fazer e se organizar

01 fevereiro

Esse ano estou 100% dedicada a conseguir me organizar, seja minha bagunça diária (olá geminiana com ascendente em libra -últimos graus de virgem) e confesso que diferente do que pensei eu não estou falhando miseravelmente. Minha amiga me apresentou ao método do bullet journal, criado por Ryder Carrol.

A ideia é que você crie um método de organização que seja fácil de ser entendido e também que você seguir sem se sentir na obrigação. Ano passado eu baixei um blog planner e me ajudou muito, mas esse ano eu queria um planner que desse para adicionar uma parte dedicada ao blog. Como descobri que iria sair muito caro, optei por fazer esse método, que confesso no começo ter odiado.

Para fazer você vai precisar de: •Um caderno - de preferência moleskine (usei um de espiral pois não gosto de brochura) e • uma caneta (ou várias, caso você queira).
Caderno de 120 folhas comprado por R$7 na Daiso

Materiais usados para o Bullet Journal
Detalhes da folha para elaboração do Bullet Journal


Uma coisa que vale dizer aqui é que normalmente o bullet journal é feito com folhas sem pauta (linhas), mas você pode perfeitamente fazer o seu com linhas. Eu queria com pontinhos dessa meneira, assim posso criar linhas e diferentes desenhos sem ter que me preocupar em deixar muito torto ou com linhas que cortam.


Uma das coisas que são necessárias é você começar criando um índice com tudo que vá no seu bullet journal, e adicionar o número de páginas. Eu preferi ter apenas ele como uma forma de eu saber o que vem, mas sem necessariamente segui-lo já que o legal do bullet journal é exatamente você fazer na maneira que desejar. Mas se você quiser seguir certinho, faça esse índice por último, assim você conseguirá saber onde está cada coisa.

Eu peguei esses símbolos do site oficial, mas não obedeci certinho. Eu quis inverter o símbolo de tarefa com nota, pensando no que eu uso como tarefa no dia a dia (que é o tracinho) e o que uso como nota, mas isso foi uma opção minha. Vale dizer que o método leva esse nome exatamente por conter esses bullets (símbolos) que vão te guiando sem que você tenha que escrever o que é nota e etc, basta você ir memorizando e utilizando. Quando terminar o mês você coloca um x em cima do que foi finalizado, um > no que foi migrado e um < para o que foi agendado (só lembrar do calendário o > foi colocado pra frente e o < foi novamente para o calendário).

Essa parte não estava no original, mas eu adicionei para poder colocar o número e endereço dos meus médicos (são muitos, fica mais fácil) e meu login e senha de alguns lugares que eu sempre esqueço.

Antes de você começar a fazer pra valer, deve-se criar um planejamento mensal para você ter uma ideia do que fazer naquele mês. Eu escolhi fazer o meu em calendários e colocar uma cor para cada evento e ir adicionando os bullets, assim consigo ter uma visão geral e ainda assim é uma forma de planejamento mensal.

Depois dos calendários eu adicionei as estatísticas do blog e as separei em 12 meses, para poder ter uma visão de como foi cada mês em relação à números, que querendo ou não é muito importante.

Coloquei também uma parte dedicada a monitorar minhas redes sociais e uma em relação ao meu peso. Eu não tenho nenhum problema com ele, mas como ano passado retirei uma vesícula por falta de cuidado optei por controlar meu peso e minhas medidas de forma saudável, apenas para que eu não ultrapasse o peso que estou atualmente.

Depois eu comecei o planejamento semanal, como já estava no final do mês de janeiro optei por começar em fevereiro. Então criei dessa maneira que achei que era o melhor pra mim e que assim eu conseguiria ver a semana inteira como um todo. Há muitas opções, alguns chegam até a desenhar, porém como minhas habilidades artísticas são limitadas resolvi por usar dessa maneira.
Para finalizar coloquei ao final do mês uma tabela com tudo que desejo manter organizado, assim vou pintando conforme eu vou fazendo e consigo ver o que fiz e o que não fiz durante o mês.
Esse é meu bullet journal, como não sou muito delicada nem nada, resolvi fazer dessa maneira e mesmo assim manter um foco. Há algumas páginas que não tirei foto, mas adicionei gastos e anúncios (esse referente ao blog) para que eu possa ter um controle sobre minhas finanças e não gastar com besteiras.
E vocês, como estão se organizando em 2017?

You Might Also Like

32 comentários

  1. Adorei ver um pouquinho do teu bullet journal, Carla! Eu adotei algumas coisinhas disso pra vida e tem me ajudando bastante na organização dos meus dias, coisa que eu preciso DEMAIS KKKKKASDJAKS Não fiz no caderninho assim, ganhei uma agenda 2017 e terminei usando ela mesma pra não desperdiçar o presente, mas tô usando alguns símbolos e anotando algumas coisas que não costumava anotar. A parte de finanças me ajudou baaaaastante ano passado e esse ano vou continuar anotando todos os gastos e entradas xD O meu "planner" do blog é quase um bullet journal, - esse eu fiz num caderninho mesmo - acho bem mais fácil de usar xD

    Um beijão!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria uma agenda da Imaginarium, mas como não ganhei adotei o caderninho mesmo HAHAHAH Sim, finanças vai me ajudar demais!! É bem mais fácil mesmo :3

      Excluir
  2. É mara! ;D

    Adorei essa ideia. Eu me organizo fazendo tabelas no Word! hahaha!

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, adorei, super organizadinho. Ultimamente eu ando super digital, mas acho tão foofoooo.É que no dia a dia, se eu fizer em papel, acabo esquecendo de olhar.

    Beijos
    Mari Dahrug
    http://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Finalmente encontrei um post sobre bullet Journal que mostra de fato como cada página dele é e funciona. Tinha mtas duvidas em relação a isso, mas pelas fotos do seu agora sei por onde começar o meu! ^^

    Sou a Ana da garimpomag.com.br e vim la do grupo Bloguices, beijo e sucesso Carla!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai eu também fiquei perdida pra começar, não fazia a mínima ideia!
      Ai sua linda, sucesso também ♥

      Excluir
  5. OI CAH

    eu achei esse método aparentemente eficaz e rola mesmo a organização desse jeito! Eu já pensei em ter um planner pra ver se consigo me organizar em relação a algumas coisas, mas esse bullet journal soa muito mais organizadinho. KERO KERO KERO!

    beeeeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai eu só fiz por não ter dinheiro pra Planner, mas não me arrependo!

      Excluir
  6. Nossa adorei vou me inspirar a última e colocar no meu planner, fiz um para ver no que dá esse ano também sou de uma organização incrível rsrs.

    http://comqb.blogspot.com.br/
    Beijúh Com Q

    ResponderExcluir
  7. Nossa, preciso dessa dica pra vida..srsr...organização não é meu forte, mas amei essa ideia, valeu. Bjoo
    www.blogdagabiprado.com.br

    ResponderExcluir
  8. O legal que achei pe o preço, pois além de ser bonitinho é muito mais em conta que um planner.

    https://blogincensurado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a parte das estatísticas, é realmente bem importante. Beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  10. Eu até acho legal essa história de bullet journal, mas eu nunca usei nem sequer agenda. Bullet não é o ideal pra mim HAHAHAHAH :/
    Mas eu achei o seu super fofo, boa sorte. Espero que consiga se organizar bem :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que interessante!
    Eu não conhecia o termo, mas gostei.
    Acho que no começo é meio complicado de fazer (refiro-me as informações a colocar). Mas depois, deve facilitar bastante a vida.

    bjOO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    ResponderExcluir
  12. Adorei o caderno que você escolheu, é super fofo! Eu já tentei usar agendas e planners, mas nunca consegui por muito tempo. Seu post me ajudou a entender melhor sobre como o bullet journal funciona, eu já tinha ouvido falar e pensava que era bem mais complicado.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achava que era super complicado, aí fui usando e percebendo que não :3

      Excluir
  13. Sabe uma coisa engraçada? Eu estava justamente procurando sobre Bullet Journal no youtube, e quando abri o blogger para ver o feed de posts vi o seu lá! Coincidência maluca 😱😃

    O seu BuJo ficou bem legal, direto ao ponto. Mas eu pretendo enfeitar muito o meu com flags, frames, ícones e desenhos simples. Acho desestressante.

    Vou comprar um caderninho para começar já!

    Beijoca! 💋
    Desenrola, Gabriola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai é que eu não tenho capacidade não HAHAH Mas que coincidência legal!

      Excluir
  14. Bujo é vida, né?
    Eu amo e não trocaria o meu por nenhum planner metido por ai

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Popular Posts