5 Dicas de como melhorar seu blog

17 agosto

Atualmente estamos vivendo um dilema parecido com a história de “os jornais vão acabar com os livros” que Machado de Assis tanto falava ou “a internet vai acabar com o impresso” como a mídia tradicional sempre afirma. Participo de grupos onde pessoas juram de pé junto que ninguém mais lê e apenas se importa com o YouTube e Instagram, mas será que é verdade?

São hipóteses a serem consideradas, mas se avaliarmos que o jornal não acabou com os livros, nem a internet com o impresso (sério, ainda há muita gente que compra o físico) podemos concluir que não, ainda não é o fim do blog.
Foto: Pinterest // MADDI


Cada vez mais as empresas tem buscado influencers digitais que possuem blog e vocês sabem porque? Eu respondo: Porque é a única coisa sua de verdade. É onde você tem um domínio e paga por ele e também porque como aprendi: O Google só lê letras. Pois é, ficou em choque? Calma, vou te ajudar nessa.

Dica 1: Não trate seu blog como seu YouTube

No YouTube é normal fazermos um título de clickbait (quando se usa uma palavra pra chamar atenção) e é aceitável, mas com o blog é mais complicado. Calma, vou explicar: Pra você fazer isso é preciso entender muito de SEO, porque o Google precisa entender do que o assunto se trata e ele não vai saber que “o melhor matizador do mundo” será da marca x se você não conseguir falar isso bem claro no texto. Traduzindo: Sempre coloque sobre qual produto você está falando em seu título.

Dica 2: Tenha uma frequência e não pense em que dias é mais visitado

Seu blog é medido por analytics, porém você tem que pensar que seu público não vai enjoar de ver post todo dia, porque não é a mesma pessoa que o visita todos os dias. Se você hoje faz a resenha de um produto x e amanhã a pessoa procura e quando clicar no seu iniciar se deparar com três dias sem post ela perderá o interesse e não ficará interessada em mais. Se você não posta todos os dias, deixe isso claro na sidebar do blog. Ex: Eu acompanhava um blog que entrava todos os dias e às 10h havia post novo, um dia a pessoa cansou e começou a postar com menos frequência e adivinha? Perdi o interesse.

Dica 3: Não poste apenas seus vídeos do YouTube

“Ah Carla, mas eu atualizo só junto com o YouTube”, poxa legal você ter entendido que o tio Google só lê palavras, mas você acha que as pessoas vão te visitar se você só apresenta vídeos? Você precisa de conteúdos além do que apresenta em seus vídeos, porque se for só pra ter vídeo te vejo na outra rede.

Dica 4: Use imagens suas sempre que puder

Sei que é difícil por muita gente achar que não possui um equipamento bom. Sendo sincera eu também não tenho e muitas imagens aqui do blog no começo eram feitas somente com meu celular. Mas uma boa iluminação e aquela limpada na sua lente faz o problema ser resolvido. Ah, uma vez entrei num post sobre novidades de um lugar que a pessoa visitou e ao invés de ver fotos dos produtos e/ou dos estandes, encontrei um amontoado de imagens retiradas do Google (de produtos com fundo branco juntadas) que não me deixaram entender nada e com um copia e cola da empresa sobre o que é o produto. Se for para eventos, tente ao menos usar a câmera de um colega, se não rolar use fotos da internet mas coloque seus créditos como fiz lá em cima.

Dica 5: Saiba fazer um conteúdo

Não estou falando que da noite pro dia você vai aprender tudo sobre SEO, estou falando de algo mais específico. Pra você fazer um bom conteúdo tem duas coisas que você precisa fazer: Ler muito (revistas,blogs, sites e livros) para melhorar a forma como escreve e ter aprofundamento naquilo que escreve. Sério, nada pior do que ver erros absurdos, por exemplo ver uma saia  lápis ser chamada de saia evasê e assim por diante.

Dica bônus:
Nunca poste só fotos

É muito legal os posts de inspiração, mas se tiver duas linhas escritas e 500 imagens provavelmente a pessoa não olhará todas as imagens e também não vai entender porque você publicou aquilo.


Em tempo: Se você não gosta de ler, não tem paciência e só gosta de vídeos: Não tenha um blog. Porque você não irá ler de mais ninguém e fará de qualquer jeito.

You Might Also Like

11 comentários

  1. Que dicas maravilhosas e diretas, Carla! Muito boas mesmo. Tem gente que quer ter blog porque é moda mas não gosta nem de ler nem de escrever. Aí fica difícil.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu acho isso um absurdo rs Mas quem sabe as pessoas pegam o gosto né?

      Excluir
  2. ótimas dicas, e muito valiosas também. O blog não é sentar e escrever qualquer coisa, é preciso muito mais. Amei <3

    http://www.teoremademahlli.com.br

    ResponderExcluir
  3. As dicas são preciosíssimas! Realmente ainda tô na luta pessoal para manter mais frequência nos meus posts!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter miga, ainda mais você que tem um conteúdo tão legal ♥

      Excluir
  4. boas dicas, acho que fazer suas proprias fotos e tentar passar bastante informação é essencial pra um bom post

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Adorei as suas dicas ! Acho que blog nunca vai acabar . Redes sociais vem e vão e o blog continua firme e forte mesmo com tempos de baixa mas não largo não.
    Beijos

    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Popular Posts