Sessão pipoca: O mínimo para viver

23 setembro

Muitas vezes nos deparamos com frases no cotidiano que passam batidas como “estou gorda”, “meu braço é largo demais” e se para nós é algo cotidiano para quem tem algum problema como anorexia pode ser um gatilho.

Anorexia é o tema central de O mínimo para viver, drama dirigido por Marti Noxon  e comprado pela Netflix. O título original é To the bone (na tradução livre, só o osso) e representa basicamente a personalidade de Ellen que sofre com anorexia.

O tema do filme em si, não é como evitar essa doença e sim os motivos que você precisa ter para se viver. Ellen é uma garota jovem, interpretada por Lily Collins -  que fez uma dieta intensa para poder interpretar o papel – que sofre com a doença e não vê nenhuma perspectiva em como viver bem.

No começo do filme a personagem é nos apresentada como uma pessoa rebelde que não possui respeito por ninguém, porém com o decorrer das cenas não é a realidade expressa. Ellen tem sim problemas, o motivo? Não sabemos, podem ser vários.

Após ser expulsa de mais uma clínica de reabilitação ela se vê perdida e sua madrasta a leva para uma última tentativa para um médico que possui um método de ajudar um pouco peculiar. É então que vai para uma casa, onde o choque do telespectador aumenta por ver pessoas que estão na mesma situação que a personagem.

Nessa casa têm os mais diversos auges dessa doença e temos também Luke, um britânico que se encanta por Ellen. Apesar do romance o filme não deixa de ser um drama e pra mim esse é um ponto bom.

Não espere assistir um filme que exista finais felizes, não esse filme é mais real. É além da doença um conflito interno da personagem que desde o começo se recusa a melhorar, ou melhor não consegue. Achei algumas relações superficiais e sem aprofundamento, mas não que seja algo horrível que é impossível de se conviver.


É um bom filme, não excelente, mas bom. As interpretações foram muito boas, mas já aviso: Não espere um conto de fadas da doença como temos em A culpa é das estrelas.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Gostei muito de saber, não tinha reparado nele ainda! E quero assistir, sim! Obrigada pela dica.

    Bom final de semana


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu acho esse filme incrível. Ele tem alguns pontos que poderiam sim ser melhorados, mas a forma como ele trata distúrbios alimentares, como o que são: doenças, achei isso digno de aplausos, porque muita gente busca romantizar tudo isso.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É então, eu não consegui me desfazer desses pontos, mas ele é ótimo pra tratar isso mesmo.

      Excluir
  3. Tema importante a ser tratado.
    Boa semana!

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir

Popular Posts