5 coisas que aprendi quando decidi costurar

26 outubro

Muitos dizem que ser costureira é um dom ou que está nos genes, não acredito que seja verdade. Uma vez assisti à um vídeo onde a Karina Belarmino (esse) basicamente dizia "Como passar a linha por uma buraco e fazer um movimento de cima para baixo pode ser um dom?" e preciso dizer que concordo com ela.

Costurar é tudo, menos um dom. Exige paciência, determinação e saber que se você errar o buraco do seu botão você vai machucar seu dedo. Mas é treino. Sim, não é dom é treino. Já falei que na moda existem muitos sabotadores, mas quando o assunto é costura isso vai além.

Como surgiu

A costura surgiu há anos atrás, desde o começo da civilização. Segundo o site da Magazine Luiza "Relatos afirmam que as agulhas mais antigas, feitas de osso e marfim, foram fabricadas há mais de 30 mil anos. A tecelagem demorou um pouco mais a aparecer: cinco mil anos atrás, as pessoas aprenderam a trançar e enredar fios feitos de pelos de animais."

Logo vamos pensar assim: Basicamente alguém pegou ossos e marfim e falou "vou colocar um fio aqui, passar uma linha por cima da outra e vamos ver como fica" então não, não é dom.

E agora vamos ao principal do texto que é o assunto do texto

O QUE EU APRENDI COSTURANDO

1) A ser mais paciente
Eu sou uma pessoa que sofre de ansiedade e costurar demanda tempo, cuidados e com o passar do tempo precisão. Sempre fui muito eufórica e bem ruim com trabalhos manuais e com a costura por estar fazendo algo e concentrada percebi que passei a ser assim com outros assuntos.

2) Trabalho manual é mais difícil que costurar
Sabe essas blogueiras que fazem DIY? As valorizem! Nunca fui boa com essas coisas e continua não sendo (melhorei, mas ainda sou ruim) e acho costurar muito mais fácil, tendo controle da máquina é só sucesso.

3) Os erros levam à perfeição
Sim, os erros realmente levem a perfeição. Esses dias olhei minhas primeiras costuras e quase chorei. Estava tudo sem acabamento, bainhas tortas.... Realmente, minhas costuras eram uma vergonha. Mas foi olhando esses erros, vendo o que precisava melhorar que cheguei à um bom trabalho e isso serve pra vida.

4) Fazer testes antes é sempre necessário
Recentemente fiz uma roupa com um molde meu de 2015 achando que estava tudo certo sem fazer uma peça piloto. Resultado? Ficou pequeno e foi perda de tecido! Hoje por trauma faço teste de cabelo, teste de escrita... To sempre testando tudo para saber se vai dar certo.

5) Ser elogiada por algo que você produziu é maravilhoso
Já fui elogiada por várias coisas ao longo da vida, mas nada me deixa mais realizada do que falarem que fiz algo que ficou realmente bom. Isso você não precisa aplicar apenas na costura, vale pra tudo.

E você o que aprendeu com sua profissão/hobbie?

You Might Also Like

38 comentários

  1. Que ótimo post, Carla! Costurar é um arte que precisa mesmo de muita prática e paciência. Eu não posso dizer que >sei costurar< mas desenrolo alguma coisa e nossa, é muita coisa dá errado antes de aprender a fazer certo, né? HAHAHAHA Mas é muito bom ver um resultado legal de uma costurinha sua, eu fico um orgulho só xD

    Um beijo grande!
    Hey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, na costura muita coisa dá super errado mesmo! Mas com o tempo pegamos o jeito e é só sucesso ♥

      Excluir
  2. Acho que o tópico de ser mais paciente se encaixa muito bem para mim também...Quando comecei a costurar quase jogava a máquina na parede..rsrs

    Dani Ramos
    https://donaengenhosa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou descobrindo exatamente essas coisas na faculdade. Ainda não tenho aula de costura valendo nota mas temos uns projetinhos de portfólio e acabamos sempre indo para a sala de costura. Eu que sou sem paciencia quase arranquei o dedo na primeira vez, hoje em dia estou mais cautelosa haha.
    Amei o post.
    Beijos

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quase arranquei meu dedo, na overlock no caso rs Mas é só ficar mais atenta e é sucesso!

      Excluir
  4. Que amor esse post.
    Minha mãe fez curso de costura e ela achou super difícil isso tem uns anos já, mas ela costura bem só ta um tempo parada.
    Eu to doida pra ela me ensinar. rs
    Adorei saber as coisas que você aprendeu.
    Beijos!
    Pam

    ResponderExcluir
  5. Que bacana, Carla! Admiro quem realmente saiba costurar!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Muita gente acredita mesmo que costurar seja um dom, mas concordo com você, não acho que costurar seja um talento. Assim como desenhar, costurar é questão de prática e treino.
    Eu tenho uma relação de amor e ódio tanto em relação à costura como modelagem. Justamente por causa da ansiedade geralmente eu quero tanto ver a peça pronta logo que me falta paciência, mas isso eu acho que é justamente por que eu costuro pouco. Já com trabalhos manuais e DIY eu me dou super bem!
    Amei o post Carla. Me deu até vtd de voltar a costurar frequentemente, haha.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, prática e treino é tudo de bom!
      Ai com isso não sou ansiosa acredita? Me dá ódio quando costuro alguma parte errada, mas de restante é bem tranquilo rs
      DIY pra mim é um problema sério rs

      Excluir
  7. Olá, Carla.
    Acho que tudo nessa vida tem que ter treino. A pessoa pode ter o dom, mas se não se esforçar já era. Eu não enxergo muito bem, por isso não me dou bem na costura. Minha mãe tem uma maquina e mal enxergo o buraco da agulha hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu enxergo bem mal, ensinei alguns truques pra isso no meu canal caso você queira ver!

      Excluir
  8. Também não acho que seja um dom, mas acho sim que algumas pessoas tem mais facilidade que outras, como em qualquer coisa né? E realmente a satisfação de fazer algo que fique legal e as pessoas elogiarem é demais!!!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Carlinha,
    Nunca tive aula de costura, mas alguns pontos que você abordou eu concordo como por exemplo: os erros levam à perfeição e ser elogiada por algo que produziu é maravilhoso.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  10. Eu queria tanto aprender a costurar querida! Ainda por cima fiquei tentada quando disseste que era mais f+ácil que DIY ahah :p

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderExcluir
  11. Oie Carla =)

    Quando eu era pequena gostava de costurar roupa para minhas bonecas e até crochê aprendi a fazer rs... Hoje mal chegou perto de uma agulha XDD

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  12. Oi Carla, amei sua postagem! Eu sempre achei que costurar fosse um dom e sempre pensei que não era pra mim, sou péssima em qualquer coisa que exige arte, mas agora eu acho que com muita persistência eu consiga alguma coisa hehehehe Animadora sua postagem, curti!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Oi Carla, te admiro muito por saber costurar realmente concordo com você que precisa de muito treino e paciência, eu ainda não sei nada de costura mais desejo muito aprender!!
    Beijosss
    http://www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  14. Que legal quanta coisa boa vc aprendeu, quero aprender também acho que vou começar a costurar hahaah
    Beijos

    http://www.estiilocarol.com/

    ResponderExcluir
  15. Costurar é muito bom.
    Ótimo poste é exatamente assim.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu não tenho jeito nenhum para a costura!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  17. Eu fiz modelista e me infelizmente não deu para emendar o cursinho e fazer aulas de costura. Mas nunca é tarde para aprender né? Só não pode ficar enrolando. Gostei muito do post ♥
    Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
  18. Não sei muito, ando as vezes indo aprender um pouco com a minha mãe, mas é muito gostoso né.

    Bjim...
    >>blog Usei Hoje<<
    > Instagram<

    ResponderExcluir
  19. Adorei o texto e o que você aprendeu com costura e principalmente gostei de saber que costura não é dom, ou seja, qualquer pessoa pode costurar se se dedicar.
    Bom final de semana!

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir

Popular Posts