Sessão Pipoca #1

29 janeiro



Estava pensando sobre como contar dos últimos filmes que assisti e ao invés de trazer resenhas decidi abrir uma nova sessão aqui no blog a "Sessão pipoca", nada original eu sei. Mas eu resolvi que vou trazer dica de dois a três filmes sempre que puder por aqui, porque acho válido falar de filmes no geral. Os dois primeiros serão: Olmo e a Gaivota e As sufragistas.
Vamos começar por Olmo e a gaivota, mais uma produção de Petra Costa. Preciso dizer que o primeiro contato que tive com a diretora foi no filme sobre sua irmã Elena e me encantei pelo seu modo de fazer documentário. E claro que Olmo e a Gaivota é um documentário e não é naquele formato tradicional é algo que você pensa estar assistindo a um filme de romance e então você é lembrado que aquela história é real.

Para não ficar longo vou dar uma breve explicada: A personagem principal queria ter um filho, ela engravida, ela e seu marido vivem nos palcos, sua gravidez é de risco e ela se vê obrigada a ficar em casa e parar de trabalhar. Algo comum? Talvez, mas esse filme entra na discussão do que é o corpo da mulher e o quanto ela é responsável por ele. É uma verdadeira reflexão sobre o corpo da mulher  e todos deveriam assistir.
O que dizer desse filme? As Sufragistas pegou meu coração e esmagou. Fui assistir já imaginando o que iria encontrar, mas foi doloroso. Já pensaram o quanto as mulheres tiveram que lutar por seus direitos? Ou o quanto elas sofreram na mão dos homens? Logo nos primeiros segundos aparece um discurso dizendo que mulher não deve votar, se não elas irão querer serem superiores aos homens.

Mas porque esse medo? Porque quando as mulheres se juntam elas são mais fortes e mais fortes elas podem mostrar os homens podem ser abusivos em relação a nós. A verdade é que eu nunca tinha pensado em como conseguimos os votos ou quantas vidas haviam sido tiradas em prol de um ideal, a verdade é que essa história nunca havia sido contada. O filme é excelente, mistura história, ação, romance e amor em apenas um filme, além de nos proporcionar reflexões.

O filme de Petra Costa sofreu críticas e até uma tentativa de ser proibido em Campinas por nudez (uma cena em que a personagem está na banheira curtindo sua barriga de grávida), mas foi impedido porque em vários filmes a nudez é muito maior. Porque estou falando isso? Porque os dois filmes incomodam aqueles que são machistas e eu quero levar todos que leem aqui para uma reflexão.

Se tiverem tempo esse final de semana, assistam aos filmes.


You Might Also Like

24 comentários

  1. Nunca vi estes filmes, mas o primeiro chamou bastante a minha atenção!
    Vou arrumar um tempinho para vê-lo :)

    ResponderExcluir
  2. curti mt as indicações! sufragistas tbm vi semana passada e gostei mt!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Houve uma grande comoção com esse filme O Olmo e a Gaivota né? Alguns atores da globo fizeram um vídeo que parecem estar falando sobre aborto e como eles são a favor, muita gente ficou indignada com o vídeo. Mas sabe, não em relação ao aborto, mas estar grávida nem sempre é um mar de rosas como vemos de fora. Ainda quero assistir esse filme e tbm As Sufragistas.
    Achei ótimas suas indicações, os dois filmes trazem boas reflexões sociais.
    Beijo Carla, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Participe do Concurso Cultural!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fizeram sim, acho que vai muito além da questão do aborto, é sobre o corpo a mulher e quando se fala no que a mulher sente o incomodo aparece, afinal: Desde quando mulher pode falar/pensar não é verdade? Ainda mais se expressar. Acho que esses filmes vieram para quebrar paradigmas e mostrar que nós (mulheres) temos os mesmos anseios, desejos e direitos que os homens.

      Excluir
  4. Quero muito ver As Sufragistas.
    O Olmo e a Gaivota eu não conhecia, mas fiquei bem interessada.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Ual, adorei as duas dicas! Gosto de filmes fortes e que fazem refletir, principalmente quando se trata da figura feminina.

    - Entretanto -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tem que ter muito mais filme para tratar da figura feminina!

      Excluir
  6. Eu ainda não tinha conhecimento sobre esse primeiro documentário, fiquei fora do ar uns tempos e acabei perdendo o burburinho que ele deve ter gerado, sendo assim esse post foi um presente para mim, vou procurá-lo agora mesmo para assistir.

    ✶ Voando Sem Peter ✶

    ResponderExcluir
  7. Nunca assisti nenhum desses filmes, mas o primeiro me interessou!
    Beijos,
    http://decorouotalbolero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Quando vi o trailer do primeiro filme não dava nada por ele mas agora depois da tua resenha surgiu muita vontade de ver! Ótimas indicações!

    Beijão, seguindo aqui!
    http://valeumasnao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o primeiro filme, mas gostei da sua resenha sobre ele. O segundo eu já vi o trailer e fiquei com vontade de assistir.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segundo é realmente muito bom, assim como o primeiro! Assista aos dois rs

      Excluir
  10. Não vi nenhum...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  11. Desde que vi o trailer de As Sufragistas, eu estou morrendo de vontade de assistir, ainda mais depois de eu abrir os olhos sobre todo o machismo que nos cerca e passar a me envolver ainda mais com o feminismo. Já Olmo e a Gaivota não tinha me chamado tanta atenção, mas vou procurar mais sobre o filme! Ótimas sugestões!

    http://aquelamalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou bem envolvida com o feminismo faz um tempo, se quiser dicas de filmes assim posso te dar :3

      Excluir
  12. Vou tentar fazer ao menos 2x por mês, mas que bom que gostou :3

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante esse estilo do primeiro filme, Olmo e a Gaivota. Nunca tinha ouvido falar desta diretora, vou buscar estes filmes :)

    brilhodealuguel.com

    ResponderExcluir

Popular Posts