KATHARSIS: [Exposição] AMAR – Coletânea de Livres Infantis

18 abril

        Olá, pessoas. Meu nome é Catherine e a partir de hoje vou escrever mensalmente para o Vestindo Ideias. Talvez vocês me conheçam, já apareci em posts da Carla: Tutorial - Como fazer bolo de caneca e [Fotografia] Reflexos de Vênus | Rapte-me, Camaleoa. . Katharsis, o título da minha coluna, é uma palavra grega que significa algo como “purificação através da arte”. Vou escrever sobre literatura e dicas culturais como saraus e exposições voltadas para a minha área (eu estudo Letras). Eu acredito que a literatura e a arte, assim como a moda, podem ser instrumentos de empoderamento.
            Comecemos, então, com uma resenha de uma exposição bem bonita. A exposição AMAR – Coletânea de Livres Infantis está em exibição na Casa das Rosas, em São Paulo. O projeto realizado por Thiago Minamisawa e Daniela Santos foi selecionado pelo edital ProAC LGBT 2014, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e apresenta quatro obras literárias sobre diversidade sexual e identidade de gênero. Delicadeza narrativa em traços de aquarelas e elementos naturais. Os trabalhos desenvolvem diálogos poéticos com Safo, Ovídio, João Guimarães Rosa e Frida Kahlo. A coleção interage com a beleza lúdica da infância para inspirar a construção de uma nova sociedade”. Essas obras estão em uma coleção de livros que foi lançada na terça-feira (12/04), e seus originais estão expostos em dois ambientes na Casa das Rosas até o dia 30 desse mês. O objetivo da coletânea é empoderar a comunidade LGBT e discutir sobre a diversidade sexual através do diálogo entre a literatura e as ilustrações. “Durante o período da mostra, serão realizadas atividades culturais relacionadas ao tema, como oficinas de arte, saraus, apresentações e mesas de debate sobre literatura, infância e diversidade. As ações são voltadas para crianças de todas as idades”.

            Por que ir? Estive no lançamento da exposição. Fui atraída principalmente pelos nomes de Safo e Ovídio, pois minha área de pesquisa na universidade é a dos Estudos Clássicos e, por coincidência, meu objeto de estudo é a poesia de Safo de Lesbos. Fiquei impressionada com o que vi. Os artistas captaram com delicadeza a beleza singular de cada obra literária, que foi escolhida para representar a diversidade da comunidade LGBT (a poesia de Safo representa as Lésbicas; as Metamorfoses de Ovídio representam os Gays; o Grande Sertão, Veredas de Guimarães Rosa representa os Bissexuais e as poesias de Frida Kahlo, Hilda Hilst e obras de Clarice Lispector representam xs Transexuais). Como heterossexual, não tenho como opinar sobre a representatividade dos LGBT’s, mas como estudiosa e amante da literatura posso dizer que os artistas fizeram um belo trabalho. Vale muito a pena conferir. 
Em dado momento da exposição, o público é convidado a participar, podendo montar sua própria versão de si mesmo com adesivos na parede. Essa sou eu na primeira foto :3 Emoticon colonthree

       
Quando? De 12 a 30 de abril
Onde? Na Casa das Rosas, Avenida Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo (próximo à estação Brigadeiro da Linha 2 – Verde do metrô)
Mais informações: Aqui




You Might Also Like

8 comentários

  1. OMG que amoooooor!
    Amei o projeto! queria muito visitar =(
    lindo lindo!
    <3

    ResponderExcluir
  2. Oi lindona!!!
    Showwww! Adorei o projeto, uma pena aqui na minha city não ter esses projetos tão bacanas :/ bom até tinha mas foi se acabando...
    Gostei muito, obrigada por compartilhar!

    Abração,

    Isa | http://isabellalessa.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei, Catherine, vou adorar ler suas postagens aqui. Achei super interessante o projeto e fiquei querendo visitar, pena que moramos tão longe. Sou da área de Ed. Física, mas pesquiso sobre gênero também e qualquer iniciativa nessa área é de extrema importância pra mim. Feliz de ver iniciativas assim.

    Um beijo grande!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ray.
      Comentários como o seu me fazem sentir acolhida por aqui, muito obrigada <3
      Fique ligada que mês que vem tem mais!
      Beijos

      Excluir
  4. Adorei, Catharine, adoro ficar por dentro desses assuntos culturais, pena que nçao tem aqui no RJ.

    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos Carol Peclat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol.
      Que bom que você gostou :)
      Continue acompanhando o Katharsis.
      Beijos

      Excluir

Popular Posts