KATHARSIS – “Persépolis”, de Marjane Satrapi

25 maio

Olá, pessoas! Lembram de mim? Espero que sim. Andei sumida mesmo, coisas de faculdade, sabe como é, né? Mas então, finalmente consegui um tempo para escrever para vocês sobre um livro IN-CRÍ-VEL que eu li nas minhas últimas férias. É a graphic novel autobiográfica Persépolis, da ilustradora iraniana radicada na França Marjane Satrapi.


Eu gosto bastante de biografias e de HQ’s, então Persépolis foi um livro que me chamou atenção desde que tomei conhecimento de sua existência. Depois de muito vê-lo em prateleiras de bibliotecas e livrarias, acabei comprando numa promoção e simplesmente o engoli num final de semana de muitas viagens de metrô.


A graphic novel é uma autobiografia de Marjane e, além de escrita, foi também ilustrada pela autora, o que torna tudo muito mais legal. As lembranças começam na infância de “Marji” e sua história se confunde com a história de seu país de origem, o Irã. Ela era uma criança quando a revolução de 1979 derrubou o Xá, transformando o país de uma monarquia em uma república islâmica teocrática. A ilustradora acompanhou todas as transformações que essa revolução trouxe e sofreu suas consequências. Ela narra com suas ilustrações sombrias e, ao mesmo tempo, fofas, a guerra e a implantação do regime fundamentalista em seu país.


Marjane não passou sua vida toda no Irã. Ela viveu alguns anos na Áustria, e hoje vive na França. Seu livro, originalmente escrito em francês, conta como foi sua vida longe da família, seu primeiro casamento, seus anos na faculdade, até sua viagem definitiva para Paris. Rebelde desde cedo, ela se envolveu em muitos problemas dentro e fora de seu país de origem, e sua identidade foi se modificando ao longo do tempo.



Por que ler?
Persépolis, de Marjane Satrapi, é um livro envolvente, narrado num tom pessoal e bem humorado. A história da autora é instigante, Marji é uma mulher que superou muitas barreiras ao longo da vida e, apesar de tudo, conseguiu chegar a uma posição de destaque. Em tempos de intolerância religiosa, é um livro necessário para refletirmos mais sobre nossa sociedade e tentarmos ter um pouco mais de empatia pelo próximo. As ilustrações são ótimas, a leitura é deliciosa e, de quebra, ganhamos uma bela aula sobre política e história de um dos países herdeiros do império persa.
 O livro: SATRAPI, M. Persépolis (completo). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
Quanto? De 40 a 50 reais


You Might Also Like

10 comentários

  1. Respostas
    1. Oi, Cátia
      O livro foi publicado originalmente na França, acho que você encontra em Portugal sim!
      Beijos

      Excluir
  2. Nunca ouvi falar dele, mas já quero ler!! Vou procurar por ele nas livrarias aqui perto, se não vou ver se compro pela internet mesmo.

    http://www.teoremademahlli.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie
      Esse livro é super fácil de encontrar, e é uma leitura deliciosa! Recomendo demais
      Beijos

      Excluir
  3. Maravilhoso! Recomendo a animação também: http://www.imdb.com/title/tt0808417 :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila
      Confesso que estou só esperando minhas próximas férias começarem pra assistir a animação, hahahaha
      Beijos

      Excluir
  4. Não conhecia ainda, mas parece ser muito interessante. Normalmente não sou tão fã de biografias também, mas tem algumas que sabem cativar a gente né? Adorei as ilustrações!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari
      Essa história me pegou de jeito e me ganhou, espero que vc curta também!
      Beijos

      Excluir
  5. Não conhecia a autora e confesso nunca ter lido HQ, mas fiquei curiosa por ser um livro tão diferente e ela ter nascido no irã. Muito legal ler uma resenha de um livro tão diferente, adorei! :)
    http://www.corujasemasas.com.br
    Beijos. <33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris
      Que bom que vc gostou, obrigada! Continue acompanhando a gente que eu sempre trago uma dica de livro diferentão ;)
      Beijos

      Excluir

Popular Posts