Praia de Iporanga: O paraíso (quase) secreto do Guarujá

13 julho

Praia de Iporanga tem mar e chahoeira

O Guarujá é uma das cidades mais conhecidas do litoral sul de São Paulo.
Com praias bonitas, uma cidade movimentada, cheia de barzinhos, restaurantes e conhecida também pela sua vida noturna.

Mas uma praia que poucas pessoas conhecem no Guarujá é a Praia de Iporanga.
O motivo por não ser tão famosa, é que esta praia reservada, dentro de um condomínio. Porém o acesso é livre a todos.

A praia fica dentro do condomínio de mesmo nome, Condomínio Iporanga, que abriga diversas mansões luxuosas.


Praia de Iporanga
Condomínio Iporanga (Foto: https://www.youtube.com/watch?v=ebCD0Noljw0)


O local é uma reserva de Mata Atlântica, por isso, mesmo o acesso ao público sendo liberado, é controlado. A lei limita o acesso de veículos na praia por questões de sustentabilidade, para que não haja desmatamento. Os turistas não precisam pagar nenhuma taxa para entrar no condomínio, mas só há 38 vagas para veículos visitantes.

Ao entrar, cada carro ganha um cartão com o número da vaga e ao sair devolve este cartão numerado. Quando o número chega no limite permitido, você só pode entrar se alguém sair. Por isso é recomendado chegar cedo, para garantir a entrada e evitar filas.

Eu fui na praia com a minha família, estávamos hospedados no centro do Guarujá, cerca de uns 25km de distância de Iporanga, então acordamos bem cedinho, tomamos aquele café da manhã reforçado e partimos.

Fomos em janeiro, período de férias, mas não havia filas o movimento estava tranquilo. Dizem que em feriados e vésperas é bom ir bem cedo pois o estacionamento enche rapidinho.

Reserva da Mata Atlântica

Após estacionar o carro, pegamos uma pequena trilha que passa por mansões e por um caminho cercado pelo verde da Mata Atlântica.


Outra recomendação é levar um lanchinho, guarda-Sol e tudo que você precisar, pois na praia não são permitidos vendedores ambulantes e não há comércio, como quiosques, lojas ou restaurantes.

Mesmo assim a estrutura da praia, oferecida pelo condomínio é bem completa, com segurança, banheiro e duchas. Há um bar na praia, porém, só pode ser frequentado pelos proprietários do condomínio.



Iporanga, mar e cachoeira


Chegando na areia você já se depara com uma praia diferenciada, bem limpa, não é cheia, completamente cercada pela natureza e você pode escolher entre tomar um banho de água salgada do mar, ou se refrescar nas águas doces e geladas de uma cachoeira, que com certeza é a maior atração da praia.


Chachoeirana Praia de Iporanga Guarujá

A cachoeira de Iporanga fica bem próxima ao Mar, e suas águas formas um pequeno rio, que se junta ao oceano.


Praia de Iporanga no Guarujá



O mar é calmo, gostoso para nadar e aproveitar um dia de calma. A beleza sem dúvida é um privilégio a ser admirado, tudo em conjunto, mar, cachoeira e natureza.



O passeio é indicado para ir com família, ou amigos, porém o ambiente não é o mais propício para muita bagunça, é um lugar paradisíaco e a maior parte dos turistas prefere apreciar a natureza do lugar, ouvir os pássaros e aproveitar um dia de Sol, mar e cachoeira.

Endereço: Estrada Guarujá-Bertioga, Km 18,5, s/n, Guarujá, SP


Iporanga, mar e cachoeira

You Might Also Like

1 comentários

Popular Posts