O que é o tricoline - Tudo sobre esse tecido

01 setembro

Quando começamos a costurar um dos tecidos mais fáceis de encontrar nas lojas (principalmente em cidade pequenas) é o tricoline. E ele nada mais é do que um tecido de algodão – vídeo sobre em breve – com algumas características bem únicas.

O fato de ter em quase todos os lugares é bem simples: Pode ser utilizado tanto em decoração, artesanato e também roupas. Isso se dá pela forma como ele se desempenha nos mais diversos utilitários.

Para quem gosta mais de vídeo no final dessa postagem há um rapidinho contando sobre as características que aqui estarão escritas.

tecido 100% tricoline


Definição: O que é tricoline

É um tecido de 100% algodão, portanto é um tecido de fibras naturais. Pode ser que contenha outros para facilitar seu uso (como poliéster), sedoso, leve e possui sua trama bem fechada. Pode ser liso, estampado ou até mesmo xadrez.

Características do tecido:

Pontos positivos:

- Como comentado acima ele possui sua trama bem fechada (imagem abaixo da composição básica de qualquer tecido – exceto malha) e por isso, é ideal para tingimento. Grande parte dos tecidos com estampa digitais são de 100% poliéster, pois assim ela fica do jeito correto e não corre o risco de ficar manchada;

como um tecido é caracterizado


- É de fibra natural, em contato com a pele há pouquíssimas chances de haver qualquer irritação em contato com a pele;

- É bem fresco, o que evita que se passe calor em dias muito quentes;

- É um material que quando usado em sua forma íntegra não corre o risco de rasgar ou desfiar.

Ponto negativo:

- Amassa fácil: Para algumas pessoas pode não ser importante, mas sabe aquela peça que você acabou de passar, sentou e ela amassou? É basicamente isso que ocorre com o tricoline em seu uso puro.

Para evitar essa ocorrência negativa, muitas vezes sua fibra pode ser misturada com outra para obter uma maior maleabilidade e diminuir a sua característica de amassar fácil.

cropped em tricoline
Cropped em tricoline

Inclusive, há chances de muitos tecidos que você considera leves e fáceis mas quase não usa por essa razão, ser de tricoline. Isso pode ser um adendo importante para quem costuma comprar peças online: Verifique a composição, caso seja um vestido de 100% tricoline ou 100% algodão, saiba que há grandes chances de você precisar um ferro de passar roupa por perto.

calça em tricoline
Calça em tricoline

No mais, é uma fibra fácil de ser trabalhada e ideal para quase todos os itens que você desejar fazer e fica bom em diversos tipos de peças e suas maiores indicações são para saias e vestidos.

O que eu acho

Essa fibra eu gosto muito de utilizar quando está com elastano, passa assim conseguir dar um movimento maior as peças que costumo fazer. Adoro como ela fica em saia, mas por amassar fácil prefiro utilizar em peças da parte de cima, dessa maneira evita que amasse com tanta facilidade.

O vídeo onde conto sobre está abaixo:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Curti saber mais desse tecido.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O blog está de volta com novos posts. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Popular Posts