[Estreia] “Custódia” revela o lado emblemático de uma separação

29 junho


O filme tem como premissa mostrar os dois lados de uma separação
filme custodia de xavier legrand

Um pai que afirma não ter direito em visitar os filhos, uma mãe que luta para manter seus filhos à salvo, uma filha que não quer ver o pai e um filho que não quer deixar a mãe sozinha. É sobre esse roteiro tão comum na sociedade que o Custódia, filme de Xavier Legrand, está inserido.
A trama começa com a audiência de custódia de Julien (Thomas Gioria), onde a mãe Miriam (Léa Drucker) tenta convencer a juíza que Antoine Besson (Denis Ménochet) é um homem perigoso para sua família.
custódia filme
Imagem Divulgação

A forma como tudo é narrado no começo é bem ambíguo, ainda mais com a frase que é dita pela juíza logo no começo do filme “um de vocês dois é o maior mentiroso”, e apesar de ser uma mulher e o filme se passar na França (um país que preza tanto pela liberdade sexual e das mulheres) a decisão é que a mãe não tem provas sobre o que afirma e, portanto a guarda será compartilhada entre ambos os personagens.
O pano de fundo da narrativa é o cotidiano mais que comum: Uma filha que deseja apenas estar ao lado do seu namorado e mata aula, uma mãe que luta por encontrar um local para morar com os filhos, um filho amedrontado pelo pai e um pai um tanto quanto misterioso em suas atitudes. A tensão é sentida do começo ao fim, ainda mais que pelas poucas palavras que são pronunciadas em algumas cenas, mas que você consegue entender perfeitamente o que está sendo dito apenas com o olhar.
custódia o filme
Imagem: Divulgação

Se no começo há certa ambiguidade sobre quem é certo, após 20min de filme já sabemos que se trata de uma história que é tão comum em partes do mundo, principalmente aqui no Brasil onde a cada 5 minutos uma mulher é agredida sendo que uma pesquisa de 2017 diz que 17% das agressões são pelos próprios conjugues e 61% são de homens que já conheciam.  Esse número é visto no filme, tendo em vista que Miriam não tinha provas das agressões por não ter registrado um boletim de ocorrência.
O filme tem um ritmo bem diferente dos filmes hollywoodianos e com isso, não há um nível de tensão antes do final: o filme inteiro é assim. Segundo Legrand, “o filme começa com a racionalidade das palavras e termina com um horror quase irreal. Foi uma decisão consciente. A quem não conhece de perto, essa violência parece incompreensível e inimaginável”.
Dessa forma a narrativa foi bem intensa e soube até mesmo deixar um suspense no ar com relação a filha mais velha do casal, que completou 18 anos na trama. A forma de narrar algo do cotidiano não é novidade, quem assistiu Que horas ela volta?, filme com Regina Casé, sabe que muitas vezes mesmo sem uma emoção muito grande a trama pode te prender do começo ao fim.
A forma da narrativa me prendeu do começo ao fim e até mesmo me causou uma indignação como telespectadora sobre uma realidade que sei que é bem comum para muitas mulheres. Não apenas isso, o jovem ator Thomas Gioras, que interpretou Julien, soube dar vida ao personagem de maneira muito intensa e mostrar como é a vida de uma criança ao meio à tudo isso. No geral, todas as interpretações foram muito bem feitas e souberam dar ritmo ao filme.
É um filme para ser digerido, discutido em uma roda de amigos e principalmente para repensar a realidade tão dura existente para mulheres ao redor do mundo. Se fui a cabine de imprensa esperando encontrar um filme clichê, me deparei com um longa metragem parisiense muito bem produzido.

Estreia dia 05 de julho em 36 salas e 16 cidades
Locais de exibição: 

SÃO PAULO : Cinearte Petrobras/Caixa Belas Artes/Cinesala/ RIO DE JANEIRO :Estação NET Rio/Estação NET Gávea/Estação NET Ipanema/Espaço Itaú de Cinema Botafogo/Espaço Rio Design/Kinoplex Roxy/Cine Star Laura Alvim/Cine Odeon/ NITERÓI :Cine Arte UFF/ BELO HORIZONTE :Cinema Belas Artes/Cineart Ponteio/ BRASILIA :Espaço Itaú de Cinema Brasília/Cine Cultura Liberty Mall/ PORTO ALEGRE :Espaço Itaú de Cinema Porto AlegreGuion CinemasGNC Moinhos CURITIBA :Espaço Itaú de Cinema Curitiba/Cineplex Novo Batel/ SALVADOR :Espaço Itaú de Cinema Salvador/Saladearte Paseo/Saladearte Museu/Saladearte UFBA/ Cinépolis Bela Vista/ 
RECIFE :Moviemax Rosa e Silva/Cinema da Fundação Derby/Cinema da Fundação Museu/ FORTALEZA :Cinema do Dragão/ SANTOS :Espaço Santos / VITÓRIA :Cine Jardins/ GOIÂNIA :Lumière Bougainville/ MACEIÓ :Cine Arte Pajuçara/ JOÃO PESSOA :Centerplex Mag Shopping / BÚZIOS :Gran Cine Bardot /



You Might Also Like

4 comentários

  1. Não conhecia esse filme, mas é um tema tão atual que merece ser visto.
    big beijos e bom fds.
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    Não conhecia o filme, mas achei a temática bem forte e interessante.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Popular Posts