Festa combina com sapato baixo? A moda do social sem salto

03 fevereiro

O ano de 2017 mal chegou e eu já recebi um convite de formatura. Fiquei animadíssima, cheia de ideias sobre vestidos e maquiagem, e me deparei com um velho inimigo: o sapato de salto. Sim, eu acho salto alto uma coisa linda, mas detesto usar, machuca meus pés e eu não consigo me equilibrar, fora as terríveis dores nas costas que sinto depois de uma festa. Além disso, festas de formatura duram até o amanhecer e não existe coisa que mais me incomoda do que ficar carregando um sapato depois de ter dançado a noite toda descalça. Pensando nessa velha guerra, acionei minhas amigas maravilhosas e fomos à busca de inspirações de sapatos que não me deixassem na mão no meio da noite (Pinterest, eu te amo!).

Não é só em looks para o dia que sapatos baixos vão bem
Fotos: Via Pinterest

Longe de ser uma opção somente para mulheres altas (eu mesma não passo de 1,65), os sapatos sem salto ou com salto bem baixo têm se mostrado ideais para quem quer ter conforto, estilo e praticidade numa peça só. Antes de escolher esse tipo de calçado, porém, é preciso saber que não é qualquer um que se adequará a uma festa. Mas calma, eu tenho umas dicas.

Sapato baixo no Red Carpet? Pode sim!
Fotos: Via Pinterest

A primeira delas é: ficar atenta ao dress code (código de vestimenta) da festa. Na maioria dos convites de festas de formatura, casamento ou debutante está escrito que tipo de roupa as pessoas devem usar na ocasião. Essa “regra” existe para que os convidados não destoem entre si na vestimenta e saibam escolher as roupas adequadas para o ambiente. Os sapatos também precisam estar dentro desse acordo, mas é possível sim encontrar um que dispense o salto e que combine mesmo com as ocasiões mais formais. Sapatilhas ou sandálias com pedrarias se encaixam muito bem em ambientes sociais, enquanto sandálias mais leves são uma ótima pedida para casamentos na praia ou no campo.
É importante também pensar no look como um todo na hora de escolher o sapato. Em que estação será a festa? Se estiver frio e você for usar uma calça, sapatilhas de verniz ou do tipo Oxford caem bem (se você usar o calçado da mesma cor da calça pode até parecer mais alta). Festas no verão ou na primavera pedem um calçado mais leve para combinar com roupas mais leves, aposte nas sapatilhas ou sandálias em tons próximos ao da sua pele (o famoso nude), para dar aquele toque feminino ao look. Quer ousar? Use cores metalizadas! Dourado e prateado nunca saem de moda e vão bem a qualquer festa, você também pode abusar das pedrarias, que dão um ar de delicada sofisticação aos calçados. Mas cuidado, use sempre o bom senso, pedrarias e brilhos em excesso acabam pesando no look e te deixando com cara de exagerada, pense bem antes de escolher as bijuterias e observe se a sua roupa já não tem bordados.

Olha só, que lindeza!

Vai de longo? Que chique! Sandálias vão muito bem com esse tipo de vestido, principalmente as mais delicadas. Como os pés não aparecem muito nesse caso, talvez ninguém perceba que você não está usando salto. É super importante nesse caso experimentar o vestido com o sapato, para regular a barra, que deve estar na altura certa para evitar que você fique pisando na saia o tempo todo, o que, além de desagradável, é perigoso. Na verdade é sempre bom comprar o calçado já com a roupa em mente, e provar os dois juntos assim que possível para ver se a combinação fica realmente boa. Pode acontecer de você achar o vestido perfeito e o calçado maravilhoso, e os dois ficarem simplesmente horrorosos juntos, é raro, mas é possível.

Já escolhi o look do meu casamento, e você?

Quero <3












O mais importante quando o assunto é sapatos para festa, e roupas em geral, é a pessoa se sentir bem com o que quer que esteja usando, seja salto alto ou rasteirinha. O conforto e o bem estar devem estar acima de qualquer tendência, afinal aquela velha premissa de que “beleza e sofrimento andam de mãos dadas” é a coisa mais fora de moda que existe. Você tem que usar o que te faz sentir bonita, mas sem dor. Tem gente que se dá super bem com salto alto, outras se sentem melhor com sapato baixinho. Eu apostei na segunda opção, e você, entraria nessa moda? Deixe sua opinião nos comentários. 

You Might Also Like

9 comentários

  1. Eu prefiro mil vezes salto baixo, quase não uso salto alto. Mas acho que em uma festa formal, assim mais chique, o salto ainda é a melhor opção sim. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mayara
      A elegância de um bom salto é indiscutível, mas é sempre bom saber que temos opções, né?
      Beijos

      Excluir
  2. Amei o post e as inspirações!! Mas eu, prefiro muito mais os saltos altos, mas acho que minha opinião não conta muito nesse assunto kkkk, mas acho bem elegante um salto alto.
    http://vinipratez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sou de fases e tem umas em que eu simplesmente quero distância de salto. Mas eu normalmente assimilava ocasiões mais formais com saltão, esse post abriu os horizontes haha.

    www.cupidobrega.com.br
    Canal no YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline
      Eu também sou assim, e ultimamente quero ir descalça pra todos os lugares, hahahaha. Que bom que consegui abrir uma janelinha pra voxê ;)
      Beijos

      Excluir
  4. eu nao uso salto nem em eventos formais, tenho varias sapatinhas, rasteirinhas "mais arrumadinhas" que deixo para esse tipo de ocasião ;)

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Livia
      Esse é o meu sonho! Agora tenho uma só, mas um dia eu chego lá!
      Beijos

      Excluir
  5. Que ótimo isso, sou alta e pra mim usar salto é um pesadelo ,me sinto horrivel,nunca usei

    ResponderExcluir

Popular Posts