KATHARSIS – “Merlí”, série original Netflix

05 fevereiro

Olá, pessoas! Como estão? Andei um pouco sumida por conta da minha vida acadêmica, mas estou de volta com tudo em 2018. Queria começar o texto de hoje com uma pergunta: vai passar o Carnaval com quem? Se você, como eu, não curte a folia na rua e vai passar o feriadão em casa no bloquinho da Netflix, essa dica é para você: Merlí, uma série catalã com duas temporadas disponíveis na nossa amada plataforma de streaming.
Katharsis
Merlí é um professor de filosofia que arruma um trabalho em um instituto (equivalente ao nosso Ensino Médio) em Barcelona. A partir daí, ele precisa lidar com os próprios problemas, a convivência com o filho adolescente, conflitos com os outros professores, e os dramas de seus alunos, carinhosamente apelidados de “peripatéticos” (como eram chamados os discípulos do filósofo grego Aristóteles).

Abordando o pensamento de um filósofo diferente em cada episódio, a trama trata de assuntos delicados para adolescentes e adultos, como sexualidade, abandono, separação, conflitos familiares, gravidez na adolescência, homofobia e bullying. Até a luta pela independência da Catalunha tem sua vez na série. Mas mesmo falando de coisas sérias, o clima é leve e divertido, como o de uma novela. As aulas de Merlí nos ensinam enquanto divertem e os alívios cômicos fogem do óbvio.

Katharsis
Francesc Orella dá vida a Merlí

O ponto forte da série, para mim, são as personagens. O protagonista é ácido, um pouco babaca, às vezes, mas absurdamente humano. As mulheres são fortes e os adolescentes não são infantilizados, muito pelo contrário. Há personagens gays que não seguem estereótipos e não se resumem a sua sexualidade. Não há “mocinhos” ou “vilões” em Merlí, apenas humanos, com seus defeitos e qualidades. A única ressalva que tenho ao elenco é a pouca diversidade étnica. Não há negros ou asiáticos no núcleo principal, apenas na figuração. De fato, não se vê muitos negros na Espanha, mas não custava nada diversificar um pouco o elenco, não é mesmo?

Então, se você estiver em busca de companhia para o feriado, fica a minha sugestão: dê uma chance para Merlí, quem sabe esse professor de filosofia diferentão não é quem você procura?

Katharsis
Merlí i els Peripatètics

Série: Merlí, original Netflix, produzida pela TV3 (televisão da Catalunha)

Onde? Duas temporadas disponíveis na Netflix Brasil, três temporadas disponíveis no site da TV3 (com legenda apenas em catalão)

Mais informações: http://www.ccma.cat/tv3/merli/


You Might Also Like

17 comentários

  1. Ainda não conhecia essa série e achei muito bacana essa ideia de que não existem vilões ou mocinhos, apenas seres humanos. Creio que a série como um todo seja uma ótima reflexão filosófica.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Realmente parece ser boa ♥ Adorei a dica
    Beijos
    No mundo da Lari ♥

    ResponderExcluir
  3. eu vi como destaque pelo netflix, mas ainda nao sabia direito do que se tratava a serie, curti essa resenha e fiquei com vontade de ver

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conheço essa série, parece muito boa.
    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa série, mas obrigada pela sugestão. Fica na minha listinha.
    Um beijinho*
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia a série e fiquei bem curiosa para ler.
    É gostoso tirar um final de semana e fazer maratona.
    Acho que farei com esse, depois da sua sugestão.
    Muito obrigada pela dica.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ótima indicação de série, Carla! Eu adorei conhecer e vou tentar assistir. Beijos
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito curiosa com a série, mas acho que não existe na nossa netflix portuguesa, pelo menos não me lembro de ver... Tenho de estar mais atenta :p

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um cabaz de novidades da Nyx!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia. Não costumo acompanhar séries.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  10. Catherine, já me indicaram essa série, mas ainda não consegui assisti-la.
    Agora fiquei com mais vontade ainda!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu nunca tinha ouvido falar, mas fiquei bem curiosa por conta disso que tu comentou dos personagens, achei muito interessante!!
    Obrigada pela dica <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  12. Diferente do que estou acostumada a assistir, achei interessante, gosto de sair da minha zona de conforto. Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pela dica. Já está adicionada para ver algum dia aqui.
    Boa semana!

    O blog está em 'Hiatus de verão' mas preparei um post sobre as principais estreias de séries de 2018. Não deixe de conferir!

    Voltamos em definitivo na próxima terça, 13 de fevereiro!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post, muito completinho <3
    Já vi muitas pessoas comentarem sobre a série, mas não tinha parado para pesquisar mais sobre. Já vi que terei mais uma na minha lista para assistir hahaha! Adoro o fato de séries que saem do núcleo americano-britânico estarem ganhando mais espaço estre as plataformas e os públicos.

    https://aquelamalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Com certeza sou do bloquinho da Netflix, e adorei a dica pq estou mesmo precisando rsrs. Não conhecia ainda acredita? Vou assistir!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, Catherine.
    Eu vou aproveitar o feriado para colocar algumas leituras em dia hehe. Mas se der um tempinho vou assistir porque achei interessante.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Ei, eu adorei. Me lembrou o livro O mundo de Sofia, que o autor mistura a vida da criança com os ensinamentos filosóficos dos filósofos. Eu vou procurar pra assistir, mas claro, depois que eu terminar HIMYM. kkk. Beijoss.
    thaisammaral.wordpress.com

    ResponderExcluir

Popular Posts