Especial Intercâmbio – 5 comidas para provar em Salamanca

29 agosto

Olá, pessoas! Nesse quarto post sobre meu intercâmbio na Espanha vou falar de uma coisa que eu adoro: comida! Toda vez que viajo para um lugar novo, tento experimentar a culinária típica do local, afinal a comida está intimamente ligada com a cultura. Em Salamanca não foi diferente, provei vários pratos novos e outros já conhecidos, e trouxe nesse post as coisas que eu mais gostei.

1. Churros


Eu não fiquei a cara do Quico?













Não é possível ir à Espanha e não provar os churros espanhóis. Mas não se assuste quando não encontrar um doce coberto de açúcar e canela, já adianto que os churros são bem diferentes em sua terra natal. O sabor da massa não é tão doce, chega até a ser meio salgadinho, e os churros são consumidos com uma xícara de chocolate quente bem espesso, para mergulhar o doce. Por conta da temperatura, não é comum ver espanhóis comendo churros no verão, mas as churrerias abrem o ano todo. Churros com chocolate são muito apreciados no café da manhã.

2. Sorvetes

Olha a felicidade da criança!

Os helados fazem muito sucesso no verão salmantino. Também, com temperaturas encostando nos 40 graus, não há quem resista. Eu recomendo os sabores mais incomuns, como galletas de canela e turrón, que são deliciosos. Destaque também para os variados tipos de chocolate e o sabor de doce de leite argentino, também muito bons. Há diversas sorveterias pela cidade, desde a Plaza Mayor até as ruas mais afastadas.

3. Chocolates e guloseimas

Ir ao mercado em um país estrangeiro é uma descoberta. Além de treinar o idioma falando com as pessoas e lendo embalagens, a cada dia descobrimos uma coisa nova pelas prateleiras. Enquanto estive em Salamanca encontrei chocolates suíços que são caríssimos no Brasil por menos de 1 euro, vários tipos de doces diferentes, bolinhos, refrigerantes que não existem por aqui, e até um chiclete com sabor de Coca-cola! Se você, como eu, adora experimentar coisas diferentes, minha dica é: vá ao mercado quantas vezes seu coração mandar, a cada vez você terá uma surpresa diferente.

4. Tortillas de patatas


Essa dica é para ninguém reclamar que eu só falo de doces. As tortillas de patatas foram o prato salgado que eu mais gostei da Espanha. É uma espécie de omelete com batatas, bem temperado, que vai muito bem com um bom vinho, uma sangria ou uma cerveja. É o prato ideal para dar aquela segurada na fome entre o almoço e o jantar, o que nos leva ao último item dessa lista...

5. Tapas

As tapas são petiscos servidos com uma bebida, uma espécie de lanchinho para comer entre as refeições, depois da aula ou no happy hour. Podem ser acompanhadas de caña (uma espécie de chopp), vinho tinto ou branco, sangria ou café (isso apenas em Salamanca, nativos de outras partes da Espanha acham bem estranho tomar tapas com café). Existem vários tipos de tapas, desde pizzas, batatas fritas com molho de maionese (saudades </3), tortillas de patatas, cebolas, e muitos outros. As tapas são ótimas opções para quando bate aquela fome e são bem baratinhas.


E aí? Ficou com vontade? Quando estiver em Salamanca não perca tempo! Semana que vem eu volto com o último post da série e mais dicas para vocês.

You Might Also Like

8 comentários

  1. Os churros espanhóis devem ser deliciosos! Fiquei lombrigada agora kkkkkkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Eu sonho em comer aqueles churros gigantes com muito doce de leite bem quentinho! kkkkk

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  3. ai que delícia! eu tbm amo provar as comidas do lugar qd viajo! com certeza ia me fartar com tds essas delícias!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Olaa! Tudo bem?
    Nossa, fiquei cheia de vontade agora de comer uma comidinha espanhola agora no almoço.. adorava tapas!! Queria o tempo todo quando fui lá hehe
    Beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai, a Espanha é mesmo uma tentação quando se trata de comida. Engordei uns 5 quilos quando fui para Madri. Hahaha! Só comidas maravilhosas!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Catherine.
    Acho muito legal conhecer as comias de cada lugar. São bem diferentes mesmo. Assisto os masterchef da vida e tem tanta coisa que nem sei o que é hehe. O que maia me interessou foi o churros.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas gastronômicas Catherine. Depois desse post, deu vontade de comer a tela do computador.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir

Popular Posts