Harmonização de cerveja Madalena com petiscos do Cruzeiro's Bar

02 agosto

Você é amante de uma boa cerveja artesanal? Eu confesso não gostar muito dessas tradicionais que vendem no mercado, mas adorar as que são produzidas artesanalmente. A cerveja Madalena é aqui da região do ABC Paulista (mais especificamente, Santo André-SP) e leva esse nome feminino antigo como forma de mostrar a evolução da mulher.

O Grand Plaza Shopping está com uma promoção para o dia dos pais: A cada 300 reais em compra você ganha um kit com duas cervejas Madalena e um tour pela cervejaria para conseguir acompanhar o processo de produção.

Fui convidada a conhecer um pouco mais da cerveja e também os petiscos do Cruzeiro's Bar, que fica localizado na parte boulevard (ou para quem é da região "a parte nova") e fica bem ao lado da entrada principal.

harmonização cerveja madalena
A primeira cerveja que experimentamos foi a Bohemian Pilsner, que é uma cerveja refrescante, de baixa fermentação com coloração dourada, corpo mediano e amargor moderado. Possui aroma e sabor de lúpulos nobres, com espuma de boa duração.

Para acompanhamento sugerido pela beer somilière, Jéssica Freitas, foi uma coxinha tradicional sem catupiry. Sem comer a cerveja tem um amargor suave e com a coxinha ele praticamente sumiu. Acompanha bem: Pizza, frios, aves e peixes.

Teor alcoólico: 5% IBU: 25

o que tomar com cerveja

harmonização com cerveja
A segunda cerveja degustada foi a Amber Ale, com alta fermentação e coloração âmbar claro. Sabor equilibrado entre o caramelo e malte e o amargor do lúpulo, com perfil herbáceo e terroso.

Ela sozinha é bem leve e tem um amargor bem suave, mas quando comemos o croquete de carne com massa de abóbora, o amargor ficou evidência mas um não tirou o gosto do outro. Acompanha bem: queijos, aves e bois.

Teor alcoólico: 5% IBU: 29

cerveja madalena santo andré

cerveja madalena santo andré
E por último e não menos importante é a india pale ale, que possui uma coloração alaranjada e espuma cremosa. Seu aroma é cítrico e nos remete a maracujá e pinho. No sabor, encontramos mescla de dulçor, amargor e citricidade. Com teor alcoólico mais elevado, é uma cerveja refrescante e intensa.

Apesar  de ser a cerveja mais amarga e eu não gostar, se tornou a minha favorita. Achei ela com todos os ingredientes bem equilibrados e intenso. Quando comemos o bolo de carne, o sabor dela muda e realmente ela fica mais amarga, mas ainda sim na medida certa. Acompanha bem: Bois, massas  crocantes (como tacos) e pimenta.

Teor alcoólico: 7% IBU: 60
cerveja madalena santo andré
Eu já tinha experimentado uma das cervejas deles, mas nunca assim. Foi muito interessante aprender mais sobre sabor e ver na prática como essa bebida realmente muda a percepção de gosto.

E vocês, gostam de cerveja?

You Might Also Like

16 comentários

  1. Adorei saber mais.
    Não conhecia essa cerveja, gostei do nome.
    Adorei os petiscos também.
    Adoro ir a bares e curtir um pouco assim.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  2. Eu também adoro cerveja artesanal! Essa eu nunca experimentei, mas parece tão gostosa!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Ai que delícia!!!
    Adoro lugares assim. Adoro uma cerveja hahaa :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ai que lugar legal, e eu adoro cerveja e nunca tinha ouvido falar. SÉRIO adorei saber mais sobre esse lugar. bjs bjs
    https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito de cervejas, mas já esses petiscos... eheh

    ResponderExcluir
  6. Amei!!!

    Excelente artigo!

    Um dos melhores blog que acesso, sempre tem artigos novos e com bastante conteúdo de qualidade.

    Parabéns!


    Meu Blog : www.loterias.eco.br

    ResponderExcluir
  7. Oie Carla, eu sou super fã da cerveja artesanal, com uns petiscos então, vishi! Ainda não conhecia essas, fiquei com vontade de experimentar a primeira, Bohemian Pilsner, parece muito boa, combinada com coxinha ainda, yummmm, deve ser um verdadeiro paraíso para o paladar rsrs

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla, tudo bem?
    Acompanho seu blog a uns 6 anos e gosto muito do jeito que vc escreve. E tem um gostinho especial para mim pq moro em santo André tbm e reconheço muito os lugares. No cruzeiro tem uma caipirinha de banana que eh delicoosa, experimente qlqr dia desses :)

    Beijos

    Sou sua fã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane, tudo bem sim e você?
      Esse feedback me fez chorar, é maravilhoso saber que não estou falando com as paredes esse tempo todo rsrs Muito obrigada por me acompanhar, mesmo ♥
      AAh, e dica mais que anotada!

      Excluir

Popular Posts