Especial Intercâmbio – Choque cultural: 5 diferenças entre as culturas do Brasil e da Espanha

12 agosto

Olá, pessoas! Continuando a contar minhas aventuras por Salamanca, hoje vou falar um pouco sobre as diferenças culturais (além da língua, é claro!) que mais notei durante meu intercâmbio e que me renderam alguns micos. Porque quando se está em um país estrangeiro, com uma cultura diferente, todo cuidado é pouco na hora de lidar com as pessoas.

1. Higiene

Uma das coisas que mais chamam a atenção de quem vai para fora do Brasil são os hábitos de higiene dos estrangeiros. Na Espanha, por exemplo, eles têm o costume de jogar o papel higiênico no vaso sanitário após o uso. Para eles, é uma questão de higiene, para nós, uma questão sanitária. Os esgotos na Espanha são muito bons e o papel, mais fininho que o nosso, se dissolve mais facilmente sem deixar resíduos. Muitos estabelecimentos nem possuem lixeiras ao lado do vaso sanitário, e pedem para que os absorventes íntimos sejam jogados em um recipiente que fica do lado de fora do reservado. Para quem vem do Brasil, esse hábito é, no mínimo, estranho.

2. Comida
Os churros espanhóis são bem diferentes dos brasileiros

A culinária espanhola é rica em carboidratos. Quando digo carboidratos quero dizer batata. Provei batatas preparadas de várias formas, mas a principal delas foi a batata frita. Além disso, para quem está acostumado com a comida brasileira (a melhor do mundo, diga-se de passagem), a comida da Espanha pode parecer um pouco sem tempero. Sim, eles usam bem menos sal que a gente, e açúcar também. Não era raro ver alguém pedindo mais sal no almoço no alojamento para dar aquela temperadinha nas batatas. As frituras também me pareciam mais oleosas e o café, para uma paulista neta de mineira, era fraco. Mas os pratos com frutos do mar e os sorvetes tinham os seus encantos...

3. Horários

Os espanhóis são pessoas muito pontuais e fiéis a horários. Nenhum evento começava antes ou depois do previsto. As aulas? Sempre no horário marcado. Nós, estudantes brasileiros, estávamos sempre perdidos e, por isso, sempre atrasados. Os horários das refeições também são diferentes. “Um espanhol nunca almoça antes das 14h ou janta antes das 21h!”, foi o que Tico, meu professor de cultura espanhola, disse com orgulho. E é verdade, todas as lojas fecham entre 14h e 16h para o almoço e a famosa siesta, um cochilo depois da refeição. Mas como no verão o sol se põe bem tarde (por volta das 22h), não há problema em jantar mais para o fim do dia.

4. Trânsito

Meus amigos e eu tivemos dificuldade para entender o trânsito na Espanha. O problema é que lá as pessoas realmente respeitam a faixa de pedestres, e foi até um susto quando percebemos que poderíamos atravessar na faixa com o semáforo aberto para os carros, que parariam mesmo assim. Também recebemos muitas buzinadas por praticar um costume muito brasileiro: andar no meio da rua. Os espanhóis respeitam sim os pedestres, desde que estejam atravessando a rua no devido lugar.

5. Cordialidade

As pessoas na Espanha são cordiais, sim. Os brasileiros costumam achar os espanhóis grossos, mas eu digo, eles são só menos pacientes. Aqui no Brasil temos muitos filtros e fazemos de tudo para não magoar as pessoas com quem estamos lidando. Esses filtros são beeem menores na Espanha e as pessoas lá não medem muito o que falam, principalmente com desconhecidos. Mas, em geral, conheci pessoas muito simpáticas e me senti acolhida pelos professores e funcionários da universidade. Também fui bem tratada na rua e na maioria dos estabelecimentos comerciais.


As pessoas na Espanha se encantam com o nosso país, e nossas culturas são bem mais próximas do que parecem. Gostou do texto? Semana que vem tem mais!


Para ver algumas fotos da minha viagem, me segue lá no Instagram @cathebonesso e busque pela #SafoenSalamanca.

You Might Also Like

36 comentários

  1. Que delicia as fotos e adorei a comida kkkkk

    Beijos!♥
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  2. Fiz intercâmbio pra Argentina e pra Irlanda e nos dois países se joga papel no vaso, também. Pelo visto, nós que somos os estranhos kkk E eu normalmente acho os doces brasileiros muito doces e algumas comidas muito salgadas, por isso me adapto bem a culinárias de fora, porque acho que a gente exagera demais e acabamos perdendo o verdadeiro sabor das comidas por aqui, em alguns casos. E por isso mesmo, eu prefiro o churros espanhol do que o nosso recheado, acredita? Acho mais gostosinho comer assim, fininho... E essa história do trânsito é de chocar em alguns lugares, porque na verdade é como deveria ser: o pedestre é o mais frágil do trânsito e mesmo que nem todos dirijam ou tenham uma bike, em algum momento, todos são pedestres, então eles precisam ter preferência!! Acho incrível quando respeitam... Infelizmente, lembro que em Dublin, na Irlanda, não era assim. E o trânsito lá é bem louco/zoado haha

    Amei o post, ficou super legal *-* Adoro conteúdos de viagem, tô amando saber mais sobre a Espanha.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thay
      Fico muito feliz que você esteja gostando do especial. Realmente, os brasileiros têm uns costumes bem estranhos pros estrangeiros, e esse choque pode causar várias situações engraçadas e embaraçosas. Acho que o mais divertido é lembrar disso depois que voltamos e contar as histórias.
      Continue nos acompanhando ;)
      Beijos

      Excluir
  3. Higiene é algo que parece que só o Brasil é peculiar, kkk.
    Sobre os churros... gosto tanto que eu ficaria feliz em poder experimentar os churros espanhóis. Ahh. amei essa noticia de que o sol se põe quase ás 22h, seria legal se isso tbm acontecesse no Brasil, assim como a pontualidade.. por gostar de seguir a risca os horários, eu ficaria feliz se todo brasileiro tbm fosse assim. Já quero visitar a Espanha, só em saber que são pessoas impacientes, porém... Educadas.
    Amei o post.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leslie
      Que bom que você gostou, obrigada!
      O que mais enriquece numa viagem como essa são as diferenças culturais, é daí que vem o aprendizado. E a Espanha é um destino incrível, super recomendo!
      Beijos

      Excluir
  4. Acho o máximo ler esses relatos sobre choques culturais. cada lugar é de um jeito. O Brasil, por exemplo, é conhecido pela sua calorosa recepção, por sermos um povo alegre e que recebe bem. Não é regra, mas geralmente é assim, porque somos educados assim.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary
      Verdade, em cada país as pessoas se comportam de um jeito, e é tudo uma questão cultural. É muito interessante ter contato com uma cultura diferente!
      Beijos

      Excluir
  5. Ah, tenho tanta vontade de conhecer! Isso de papel no vaso pra mim é normal, aqui em casa todos os vasos são assim rs Já compramos os próprios pra isso, rs. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mayara
      Pena que nem todas as casas do Brasil possuem o encanamento tão bom, é muito mais higiênico fazer como lá fora :/
      Beijos

      Excluir
  6. É um país maravilhoso.
    Não conhecia alguns desses hábitos dos espanhóis.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi
      A Espanha é linda, e a cultura é muito rica. Vale a pena conhecer!
      Beijos

      Excluir
  7. Essa história da higiene é bem engraçada... tenho uma parte da família no México que fica inconformada com os banheiros daqui kkkk (lá é o mesmo esquema da espanha)

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie
      Pelo jeito somos nós que fazemos diferente aqui no Brasil, vai entender hahahaha
      Beijos

      Excluir
  8. Adorei conhecer um pouquinho da cultura!

    mariasabetudo

    ResponderExcluir
  9. É tão bom perceber estas diferenças culturais! :) Mas comida boa é vir a Portugal. ;)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inês
      Fui a Portugal num fim de semana durante meu intercâmbio e confesso que não foi só a comida que eu amei. O país é lindo, as pessoas são simpáticas, o clima é gostoso, me senti quase em casa.
      Beijos

      Excluir
  10. A questão dos horários, a higiene e cordialidade das pessoas é praticamente igual aqui no Canadá.
    E são aspectos que eu amo hehe.
    A comida aqui não tem tanto sal também, mas é mais apimentada do que estamos acostumados no Brasil e o café é bem chafé também rsrs

    Beijos e curta bastante seu intercâmbio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil
      Nossa, o Canadá é um dos próximos da minha lista. Minha meta é experimentar todas as comidas do mundo hahaha
      Beijos

      Excluir
  11. Olaa! Tudo bem? Ahh que legal!! Também fiz intercâmbio, mas foi na França.. percebi isso da higiene também! Isso sem falar nos banhos né, mas enfim.. hahah esse negócio da siesta também só tem na Espanha, mas bem que podia ter aqui no Brasil também, eu queria cochilar depois do almoço também heh cordialidade e trânsito também são muito diferentes!! :)
    Beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamara
      Confesso que senti falta da siesta quando voltei...
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Catherine! A Espanha é um país que tenho muita vontade de conhecer. Adorei esse post onde pude saber um pouco mais sobre o local.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cássia
      Se você curtiu esse, fique ligada que ainda tem mais especial esse mês todo, com dicas escolhidas a dedo ;)
      Beijos

      Excluir
  13. Olá Cathe,
    Acho super interessante mostrar essas diferenças culturais sabia Higiene e pontualidade para mim são primordiais
    big beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lulu
      Que bom que você está gostando do especial, obrigada! Fica ligada que semana que vem tem mais ;)
      Beijos

      Excluir
  14. Que post incrível, e quanto aos espanhóis jogarem papel higiênico no vaso, é um costume americano também. Me lembro de quando estive nos EUA, ia no banheiro procurando um lixinho hahahah Foi difícil me acostumar!


    Um beijo enorme sua linda!
    Carla Carrais | www.cahcarrais.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla
      Todos os brasileiros do meu grupo estranharam a ausência do lixinho no reservado, muitos só entenderam na última semana hahaha
      Beijos

      Excluir
  15. Catherine, que curiosidades interessantes, não as conhecia!
    Esse negócio de jogar papel direto no vaso, realmente é muito estranho kkkkkkk. Pelo menos o esgoto lá funciona! xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pathy
      Que bom que você curtiu, obrigada.
      Pelos comentários daqui, parece que o costume de jogar papel no vaso é de vários locais do mundo, eu não sabia!
      Beijos

      Excluir
  16. Que delícia, morro de vontade de ir para outro país e ficar em contato com uma nova cultura. Deu vontade conhecer a Espanha, e adorei saber um pouquinho mais de lá <3 Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone
      Eu fui parar na Espanha por acaso, não escolhi o local quando concorri à bolsa, e foi uma grata surpresa! Os estudos e o contato com a cultura foram muito enriquecedores :3
      Beijos

      Excluir
  17. Europa né migos!!
    Na Polônia jogar o papel higiênico no vaso sanitário após o uso é super normal, eu achei isso megaa estranho, não conseguia me acostumar.
    O trânsito por lá também é super certinho, ninguém atravessa do da faixa etc. Muito show!!
    O Brasil e os brasileiros estão muito atrasados.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie
      Acho que temos muito o que aprender com eles e eles têm muito o que aprender conosco. Muitos costumes brasileiros poderiam ser adotados por lá...
      Beijos

      Excluir
  18. Ai, que tudo! Estudo Letras, assim como você! kkk Meu sonho é fazer um intercâmbio, mas para um país de lingua inglesa, que é a que eu estudo (Qualquer um, menos EUA. Não me atrai kk). Também morro de vontade de conchecer a Espanhha e outros países da Europa. As pessoas que vão pra lá têm mesmo o costume de achar as pessoas mais fechadas e "grossas", mas é que a gente ta acostumado com o jeitinho brasileiro.

    http://www.ollyspoiler.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kezia
      Adoro encontrar colegas pela internet <3
      As pessoas lá são mais secas mesmo, mas são muito amáveis quando conseguimos quebrar aquela "carcaça". Aprendi muito e fiz muitos amigos nessa viagem.
      Beijos

      Excluir

Popular Posts